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Desconstruindo o Cinema Verdade Projeto - PUIC Orientador(a):. Jorge H. Wolff Bolsista: Daniel Costa Pompeu Grande Florianópolis / Pedra Branca Introdução.

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1 Desconstruindo o Cinema Verdade Projeto - PUIC Orientador(a):. Jorge H. Wolff Bolsista: Daniel Costa Pompeu Grande Florianópolis / Pedra Branca Introdução Diante destas questões, o presente projeto pretende investigar as formas de representação da “realidade” no gênero cinema documental nacional e regional, através de suas produções mais recentes e significativas. No contexto teórico do gênero documentário, serão analisadas e postas em confronto suas diferentes tendências, tendo como base o chamado cinema- verdade francês (cinéma-verité) dos anos 1960, ao qual os diretores incluídos no projeto de uma forma ou de outra estão ligados. São eles: José Rafael Mamigoniam (SC), Evaldo Mocarzel (SP), João Moreira Salles (RJ), Kátia Lund (RJ), MV Bill (RJ), Celso Athayde (RJ) e Eduardo Coutinho (SP). Tendo em vista que o cinema-verdade apresenta-se como autoconsciente, ou seja, reconhece que sua verdade é ficcional ao, por exemplo, colocar a equipe de filmagem em cena, propõe-se questionar o mito da objetividade (DI TELLA, 2005) e analisar os processos de comunicação e significação das coisas através do imaginário audiovisual contemporâneo brasileiro, que tende a transformar a história em “natureza” e representá-la sob a forma de simulacros do real (BARTHES, 1993). Objetivos Objetivo Geral -Analisar o mito documentário como retrato da “realidade”. Objetivos Específicos -Estudar a estrutura do gênero documentário: história, técnica (linguagem); -Analisar os documentários selecionados para a pesquisa, assim como suas formas de representar a “realidade”; -Analisar as significações do gênero documentário na sociedade atual; -Esquadrinhar um contraponto com o documentário convencional da televisão comercial (regional e nacional); -Acentuar a presença da análise da realidade local através do documentário: “SEO CHICO – UM RETRATO”. Metodologia Os filmes que serão analisados nesse projeto são visões diversas da realidade brasileira e formam um panorama atualizado da produção nacional de documentários, incluindo a produção catarinense (ver Filmes abaixo). O método consiste na aplicação dos conceitos de mito moderno e de realidade do semiólogo Roland Barthes, a fim de realizar análises críticas do gênero documentário nacional em sua história, sua estrutura, sua linguagem, além de distinguir suas significações e seus usos no cinema e na televisão atuais. Para tanto, temos como pressuposto o pensamento do documentarista e teórico do cinema Jean-Louis Comolli (2001), para quem a distinção mais importante a ser feita hoje não é entre cinema de ficção ou documental, mas entre jornalismo e cinema (visto como resistência ao imaginário audiovisual hegemônico), a grande mídia e a produção cultural independente. Para abordar estes imaginários audiovisuais, serão propostas as seguintes questões: de que modos os mass media formatam a “realidade” nacional? Quais as diferenças fundamentais em relação ao cinema documental? Qual os conceitos de realidade postos em funcionamento pelo senso comum e pelo seu discurso crítico (na teoria e na prática)? Qual a relevância desses documentos do aqui e agora no jornalismo e no cinema? Filmes utilizados na pesquisa: SEO CHICO – UM RETRATO (2004), José Rafael Mamigoniam À MARGEM DA IMAGEM (2001), Evaldo Mocarzel À MARGEM DO CONCRETO (2005), Evaldo Mocarzel NOTÍCIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR (1999), J. Moreira Salles e Kátia Lund FALCÃO: MENINOS DO TRÁFICO (2006), MV Bill e Celso Athayde PEÕES (2004), Eduardo Coutinho ENTREATOS (2004), João Moreira Salles Resultados Conclusões Bibliografia BARTHES, Roland. Mitologias. São Paulo: Difel, 1981. _______. Elementos de semiologia. São Paulo: Cultrix, 1987. BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. COMOLLI, Jean-Louis. “Reality-show é o contrário do cinema”. Folha de S.Paulo, Ilustrada, 12 nov. 2001. DI TELLA, Andrés. “O documentário e eu”. In: LABAKI, A. e MOURÃO, M. D. O cinema do real. São Paulo: CosacNaify, 2005. ESCOREL, Eduardo. Adivinhadores de água. Pensando no cinema brasileiro. São Paulo: CosacNaify, 2006. LABAKI, Amir. Introdução ao documentário brasileiro. São Paulo: Francis, 2006. LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão e vídeo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. RAMOS, Fernão P. Cinema Verdade no Brasil. Tradição e transformação. São Paulo: Summus, 2004. _______ e MIRANDA, Luiz Felipe. Enciclopédia do Cinema Brasileiro. São Paulo: SENAC SP, 2000. YAKHNI, Sarah. “O Eu e o Outro no filme documentário: uma possibilidade de encontro”. Universidade Estadual de Campinas. Dissertação disponível no site: www.bocc.ubi.pt. Visitado em 20 de agosto de 2006. www.bocc.ubi.pt Apoio Financeiro: Unisul


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