A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VALOR JUSTO E FLUXO DE CAIXA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VALOR JUSTO E FLUXO DE CAIXA"— Transcrição da apresentação:

1 VALOR JUSTO E FLUXO DE CAIXA
PROF. ALESSANDRO

2 INTRODUÇÃO Quando ficar constatado que um ativo sofreu desvalorização deve-se fazer o lançamento de ajuste para reduzir o valor contábil de um ativo ao seu valor de mercado ou seu valor justo. Quando não houve evidências de um valor de mercado para um determinado ativo, deverá ser feito um estudo de projeção de fluxo de caixa gerado pelo ativo. O valor obtido por este método também é denominado de valor em uso.

3 VALOR JUSTO Basicamente, todos os bens tem dois tipos de valor justo:
Valor de mercado; Valor em uso. O valor de mercado representa o valor do bem hoje e o valor em uso representa o valor do bem decorrente de sua utilização futura.

4 PROVISÃO A norma brasileira prevê que a provisão deverá ser feita considerando como valor justo para o cálculo o maior valor dos dois valores justos, o valor de mercado ou valor em uso. Só haverá a provisão redutora se o valor contábil for superior ao valor justo. Caso o valor justo (qualquer um dos dois, em uso ou de mercado) seja superior ao valor contábil, não será feita a provisão de desvalorização.

5 LANÇAMENTO CONTÁBIL O lançamento referente a redução do ativo imobilizado ao seu valor recuperável é o seguinte: D – Perda por Desvalorização (Despesa do Período) C – Perdas Estimadas por Valor não Recuperável (Conta Redutora do Ativo Imobilizado)

6 FLUXOS DE CAIXA Para obter o valor do bem em razão de sua utilização futura, é necessário fazer uma estimativa dos fluxos de caixa gerados por esse bem, ou conjuntos de bens. Todo fluxo de caixa a ser gerado no futuro tem dois fluxos: Fluxo das entradas de caixas; Fluxos das saídas de caixa.

7 FLUXO DAS ENTRADAS DE CAIXA
O fluxo das entradas de caixa de um bem (máquina, conjunto de máquinas, linha de produção etc) basicamente inicia-se com o valor das receitas que decorre da utilização desse bem. Exemplos: Um caminhão de transporte: sua receita é quantidade de fretes; Uma máquina: sua receita será quantidade de produtos que pode processar no período.

8 FLUXO DAS SAÍDAS DE CAIXA
O fluxo das saídas de caixa corresponde custos variáveis dos produtos e serviços fabricados, bem como os custos operacionais necessários à operação e manutenção do bem ou conjunto de bens. Exemplos: Matérias-primas, componentes, embalagens; Manutenção de equipamentos; Mão de obra direta e encargos sociais; Consumo de água, energia elétrica, impostos.

9 EXEMPLO FOLHA EM ANEXO ENVIADA POR .


Carregar ppt "VALOR JUSTO E FLUXO DE CAIXA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google