A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AIDS – SINDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AIDS – SINDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA"— Transcrição da apresentação:

1 AIDS – SINDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA

2 que as levem ao conhecimento necessário,
Insistimos em falar nesse assunto porque não podemos mudar o comportamento das pessoas, porém tentamos sensibilizá-las, oportunizando-as com informações que as levem ao conhecimento necessário, quanto a percepção de risco e opções de atitudes saudáveis relacionadas à sua sexualidade. Insistimos em falar neste assunto porque não podemos mudar os comportamentos das pessoas, porém tentamos sensibilizá-las, oportunizando-as com informações que as levem ao conhecimento necessário, quanto a percepção de risco e opções de atitudes saudáveis relacionadas à sua sexualidade.

3 HISTÓRICO *A Aids foi reconhecida em meados de 1981,
nos EUA, a partir da identificação de um número Elevado de pacientes adultos do sexo masculino homossexuais e moradores de San Francisco ou New York. *No Brasil primeiros registros foram em 1982. *Em 1983, o vírus foi isolado.

4 ORIGEM: A teoria mais aceita é que em algum lugar na África Central, provavelmente entre 1910 e 1950, um caçador contraiu o vírus ao se ferir enquanto esquartejava uma carcaça de macaco. A seguir o vírus sofreu mutação transformando-se no HIV espalhando-se entre os humanos. A teoria mais aceita é que em algum lugar na África Central, provavelmente entre 1910 e 1950, um caçador contraiu o vírus ao se ferir enquanto esquartejava uma carcaça de macaco. A seguir o vírus sofreu mutação transformando-se no HIV espalhando-se entre os humanos.

5

6 - É o período que o vírus demora os quais serão detectados pelo exame.
Fique por dentro! Janela Imunológica Após a infecção, o organismo leva de 2 a 12 semanas para produzir uma certa quantidade de anticorpos que possam ser detectados pelo exame. Ou seja: - É o período que o vírus demora para se manifestar em nosso organismo criando anticorpos, os quais serão detectados pelo exame.

7 Ação do Vírus no Organismo
*Glóbulos brancos (células de defesa) *Linfócitos T – T4 (CD4) são responsáveis no processo de defesa do nosso organismo, por alertar o sistema imunológico. *Linfócitos T8 ( Também chamados CD8) destroem as células já infectadas ou doentes. *O HIV infecta os linfócitos T4 e os macrófagos. *Os macrófagos são grandes células imunitárias.São consideradas como “lixeiras” do organismo: digerem os resíduos saídos das células mortas e os micróbios. *Glóbulos brancos (células de defesa) *Linfócitos T – T4 (CD4) são responsáveis no processo de defesa do nosso organismo, por alertar o sistema imunológico. *Linfócitos T8 ( Também chamados CD8) destroem as células já infectadas ou doentes. *O HIV infecta os linfócitos T4 e os macrofágos. *Os macrófagos são grandes células imunitárias.São consideradas como “lixeiras” do organismo: digerem os resíduos saídos das células mortas e os micróbios.

8 Quanto mais o HIV se multiplica no organismo, mais aumenta a carga viral.
Níveis altos indicam um risco de evolução da infecção pelo HIV e baixa do CD4. A carga viral é chamada “indetectavel” quando está tão baixa que os testes utilizados atualmente não a podem medir. Porém, estar coma a carga viral indetectavel não significa que o HIV não esteja mais presente no organismo. Quanto mais o HIV se multiplica no organismo, mais aumenta a carga viral.Níveis altos indicam um risco de evolução da infecção pelo HIV e baixa do CD4. A carga viral é chamada “indetectavel” quando está tão baixa que os testes utilizados atualmente não a podem medir.Porém, estar coma a carga viral indetectavel não significa que o HIV não esteja mais presente no organismo.

9

10

11

12

13

14

15

16 Assim Pega o Vírus do HIV! -Sexo anal desprotegido,
-Sexo vaginal desprotegido, -Sexo oral desprotegido, -Da mãe infectada para o bebê: - Durante a gestação, no parto e através do aleitamento materno, -Transfusão de sangue não testado, -Compartilhando agulhas,

17 Assim Não Pega o Vírus do HIV! -Aperto de mão, -Suor,saliva e lágrima,
-Abraço, -Talheres,copos, -Piscina, - Banheiros, -Trabalhar ou conviver com Pessoas soro positivas (HIV+), -Usando o preservativo.

18 Elisa-I Elisa-II Imunoflorecence Wertern-bloot Testes
O teste é feito para a detecção de anticorpos. Elisa-I Elisa-II Confirmatório Confirmátorio Imunoflorecence Wertern-bloot

19 Aids vem da denominação em inglês da doença.
O que é AIDS Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, que destrói as defesas do corpo humanos, provocando a perda da imunidade natural e permitindo o aparecimento de várias outras doenças,chamadas doenças oportunistas. Aids vem da denominação em inglês da doença. Nos países de língua latina (Portugal, Espanha, França) costuma-se usar a sigla SIDA.No Brasil, é conhecida com AIDS! O que é AIDS Aids é uma doença do corpo humanos, provocando a perda da imunidade natural e permitindo o aparecimento de va´rias outras doenças,chamadas doenças oportunistas. Aids vem da denominação em inglês da doença. Nos países de língua latina(Portugal, Espanha, França) costuma-se usar a sigla SIDA.No Brasil, é conhecida com AIDS!

20 AIDS: Significa Síndrome da Imudeficiência Adquirida.
Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se desenvolveram conjuntamente e que indicam a existência de uma doença. Imunodeficiência:Trata-se de uma deficiência do sistema imunológico. Adquirida:Existem formas de deficiências hereditárias. No caso da Aids, a imunodeficiência ocorrer por contágio. AIDS: Significa Síndrome da Imudeficiência Adquirida. Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se desenvolveram conjuntamente e que indicam a existência de uma doença. Imunodeficiência:Trata-se de uma deficiência do sistema imunológico. Adquirida:Existem formas de deficiências hereditárias. No caso da Aids, a imunodeficiência ocorrer por contágio.

21 AIDS e HIV: qual a diferença?
O que se pode contrair é o vírus do HIV. Ele destrói as células do sistema de defesa natural do corpo humano e faz com que a pessoa desenvolva a Aids-fase em que se instalam as doenças oportunistas, que são doenças que se desenvolvem em decorrência de alterações no sistema imunológico. O que se pode contrair é o vírus do HIV. Ele destrói as células do sistema de defesa natural do corpo humano e faz com que a pessoa desenvolva a Aids-fase em que se instalam as doenças oportunistas, que são doenças que se desenvolvem em decorrência de alterações no sistema imunológico.

22 Doenças Oportunistas *Doenças, um conjunto de sintomas que se desenvolveram em virtude da baixa imunidade. *Infecções por fungos que atingem a pele, as unhas, a boca. *Infecção virais, como herpes-zoster *Infecções por bactérias como a tuberculose, pneumonias *Certos tumores, como sarcoma de Kaposi *Órgãos como:-Pulmão -Sistema nervoso -Cérebro -Tubo digestivo *Doenças, um conjunto de sintomas que se desenvolveram em virtude da baixa imunidade. *Infecções por fungos que atingem a pele, as unhas, a boca. *Infecção virais, como herpes-zoster *Infecções por bactérias como a tuberculose, pneumonias *Certos tumores, como sarcoma de Kaposi *Órgãos como:-Pulmão -Sistema nervoso -Cérebro -Tubo digestivo

23

24 Linfomas Linfomas

25 Paciente com o vírus do HIV tem um envelhecimento precoce
e alopécia total. Paciente com o vírus do HIV tem um envelhecimento precoce e alopecia total.

26 Sarcoma de Kaposi: Lesões disseminadas em pacientes com Aids.

27 O Sarcoma de Kaposi, associado a AIDS apresenta-se geralmente como manchas que formam desenhos associados à árvore de Natal. Uma forma de apresentação do Sarcoma de Kaposi, associada a Aids é suas lesões em formas de manchas geralmente formando um desenho associado a arvore de natal.

28

29

30 Isso significa morrer de Aids!

31 Você acha que BEIJO NA BOCA pega o vírus do HIV?

32

33

34

35

36 Mulher soropositivo amamenta seu filho enquanto o marido,
também portador do HIV, repousa numa cama. Tanto o marido quanto a criança morreram no dia seguinte que a foto foi tirada. Os três recebiam tratamento em casa, por não terem condições de ir até o hospital.

37


Carregar ppt "AIDS – SINDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google