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Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:

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1 Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:
retomar o contexto europeu do expansionismo marítimo iniciado no século XIV; destacar as principais características do mercantilismo; relacionar a chegada dos europeus à América como o processo de centralização política na Europa, ao mercantilismo e, especialmente, ao metalismo; compreender os diferentes tipos de colonização estabelecidos por ingleses, portugueses e espanhóis na América.

2 Os alunos deverão responder: espanhol, português, inglês, francês, holandês, algumas línguas indígenas, e o papiamento em algumas ilhas do Caribe O professor poderá trabalhar as duas perguntas para pensar como forma de introduzir o estudo da colonização da América.

3 Os alunos deverão responder que é o espanhol.
Essa resposta já fornece um elemento essencial para verificação de qual reino europeu estabeleceu o maior número de colônias na América.

4 Trabalhar a conjuntura europeia dos séculos XV e XVI, estabelecendo relações com a conquista e a colonização da América.

5 Trabalhar com os alunos as relações entre o expansionismo marítimo europeu ocorrido entre os séculos XIV, XV e XVI com a descoberta da América e a consequente conquista e colonização do continente. É importante relembrar as principais características do mercantilismo.

6 Relacionar a necessidade das metrópoles europeias de buscar novas fontes de matérias-primas e de metais preciosos.

7 Utilizar a obra de Oscar Pereira da Silva para trabalhar os primeiros contatos entre os europeus e os povos da América. Relembrar que tais povos foram denominados de “índios” em função do equívoco de Colombo, que acreditava ter chegado às Índias. Destacar as expressões de espanto e curiosidade de ambos os grupos.

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11 No mapa da América, localizar as colônias espanholas
No mapa da América, localizar as colônias espanholas. Destacar o grande número de colônias e localizar os países da atualidade que formavam cada uma das colônias.

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13 Trabalhar o sistema de encomienda.

14 Explorar os grupos que formavam a sociedade colonial, destacando que os crioulos eram brancos nascidos na América.

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16 Analisar, com os alunos, as possessões coloniais e a rota da pimenta.

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19 Retomar a primeira forma de administração portuguesa no Brasil.

20 Trabalhar as hierarquias de poder que caracterizam a administração portuguesa.

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25 Com os alunos, localizar as regiões de extração do pau-brasil
Com os alunos, localizar as regiões de extração do pau-brasil. Destacar também a localização da linha demarcatória das terras portuguesas e das espanholas de acordo com o Tratado de Tordesilhas.

26 Trabalhar, com os alunos, as imagens que mostram a árvore, as folhas e flores, as sementes e a madeira do pau-brasil.

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30 2 - UNIÃO IBÉRICA E INVASÕES HOLANDESAS
Período em que POR e ESP foram governados pelos mesmos reis. POR foi dominada pela ESP. D. Sebastião (POR) morre em 1578 sem deixar sucessores. D. Henrique, seu tio já idoso assume o trono e falece em 1580, também sem sucessores. Felipe II, rei da ESP invade o país e impõe governo conjunto. Possessões portuguesas passam a ser da ESP. D. SEBASTIÃO FELIPE II

31 A UNIÃO IBÉRICA

32 Acordo com nobreza portuguesa determina manutenção de órgãos administrativos portugueses nas colônias, portanto, internamente não houve alterações no Brasil. Tratado de Tordesilhas começa a ser ultrapassado. Inimigos da ESP na Europa invadem o BRA em represália ao governo espanhol. HOL, um dos inimigos da ESP é impedida de fazer comércio em qualquer possessão espanhola. Comércio do açúcar no BRA que tinha participação holandesa é atingido. Holandeses invadem o BRA tentando romper o bloqueio espanhol ao comércio de açúcar.

33 As invasões holandesas (1624 – 1654):
Tentativa de romper o bloqueio econômico imposto pelo governo espanhol ao comércio do açúcar. 1624 – Invasão da BA (fracasso). Criação da Companhia das Índias Ocidentais – empresa holandesa responsável por viabilizar recursos para invadir novamente o Brasil. – Invasão de PE (maior centro mundial de produção açucareira).

34 Modernização e urbanização.
Maurício de Nassau – governante holandês responsável pelo controle de PE e estabelecer um clima amistoso com os brasileiros. Modernização e urbanização. Embelezamento de cidades (com a vinda de artistas holandeses). Financiamento para donos de engenho. Liberdade de culto. Demitido em 1644 pela CIA. das Índias Ocidentais. MAURÍCIO DE NASSAU

35 Insurreição Pernambucana ( ): movimento luso-brasileiro que expulsou os holandeses do BRASIL. Conseqüência da expulsão dos holandeses: início da crise do ciclo do açúcar pois os holandeses ao saírem do BRASIL instalam-se nas Antilhas (América Central), produzindo lá um açúcar mais barato e de melhor qualidade que o nosso. AS ANTILHAS

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39 Formação da América Inglesa
As 13 Colônias

40 Fatores Fatores da Colonização: # Crise do Absolutismo Inglês
# Cercamento dos Campos (marginalidade) # Conflitos religiosos (Pilgrim Fathers) # Revolução Industrial: Mercados Consumidores Matéria-Prima # Espanha em Decadência (México) Giovanni Caboto Mapa Mundi séc XVI

41 Ocupação Colonização:
# Cias de Comércio (Londres, Plymouth, Corporate Colonies) # Iniciativa Privada América do Norte: # Giovanni Caboto (1497) # Terra Nova # Entre Atlântico e Montes Apalaches # 13 colônias # Jamestown (1607) Virgínia Dificuldades: # Inverno Pesado # Fome # Indígenas

42 Colônias As Colônias da Nova Inglaterra
Província de New Hampshire mais tarde o estado de New Hampshire Província da Baía de Massachusetts mais tarde os estados de Massachusett e Maine Colônia de Rhode Island mais tarde o estado de Rhode Island Colônia de Connecticut mais tarde o estado de Connecticut As Colônias Centrais Província de Nova Iorque mais tarde os estados de Nova Iorque e Vermont Província de Nova Jérsei mais tarde o estado de Nova Jérsei Província de Pensilvânia mais tarde o estado de Pensilvânia Colônia de Delaware mais tarde o estado de Delaware As Colônias do Sul Província de Maryland mais tarde o estado de Maryland Colônia e Domínio da Virgínia mais tarde os estados de Virgínia, Kentucky e Virgínia do Oeste Província da Carolina do Norte mais tarde os estados de Carolina do Norte e Tennessee Província da Carolina do Sul mais tarde o estado de Carolina do Sul Província da Geórgia mais tarde o estado de Geórgia

43 Colonização: Povoamento
Norte: # Mesmo clima da Metrópole # Menor interesse da Inglaterra # Grupos religiosos: Puritanos # Pequenas e Médias propriedades # Agricultura # Comércio Interno # Produtos: Pesca, Peles, Madeira # Trabalho Livre / Idented Servant # Atividade industrial: manufaturas # Comércio nas Antilhas (Comércio Triangular) # Mercado interno

44 Colonização: Povoamento
Centro: # Poder Real Inglês (separação: Norte e Sul) # Posterior ocupação # Necessidade de Explorar # Parecido com o Norte # Povoamento heterogêneo # Willian Penn: Santa Experiência Quakers William Penn

45 Colonização: Exploração
Sul: # Clima diferente da Metrópole # Mercado Externo (e Interno) # Agricultura de Plantation (algodão, tabaco, anil, índigo) # Trabalho Escravo (negros) # Sociedade Aristocrática (terras) # Pouca vida urbana # Inexistência da classe média

46 Administração Governador: # Coroa # Cia. de Comércio # Proprietário
Conselho Casa de representantes (colonos) Crescimento populacional: Ano População

47 Trabalhar a divisão das colônias inglesas na América do Norte.

48 OBJETIVO DO COMÉRCIO TRIANGULAR
Aquisição Transporte Venda de escravos negros africanos, utilizados nas minas e plantações americanas

49 COMÉRCIO TRIANGULAR O Comércio Triangular foi o principal instrumento do tráfico negreiro. Tinha como palco o Oceano Atlântico e interligava três Continentes: Europa, África e América, com algumas ramificações englobando os produtos asiáticos.

50 COMÉRCIO TRIANGULAR Europa (armas, panos, quinquilharia) África( escravos, utilizados nas minas e plantações) América(ouro, prata, diamantes, açúcar, café, tabaco e algodão)

51 IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS COLONIAIS
Para as potências europeias, as colónias forneciam-lhes : Americanas- metais preciosos , como ouro e prata, açúcar, tabaco, café e algodão Africanas- abundante mão de obra negra escravizada para minas e plantações Asiáticas- especiarias , como pimenta e canela, perfumes, sedas, porcelanas

52 IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS COLONIAIS
Mas também eram um mercado para as metrópoles europeias, pois as colónias adquiriam … alimentos e produtos manufaturados

53 RESUMO Os produtos manufaturados europeus eram trocados por escravos na África, embarcados para a América e para as Antilhas – nestes trajetos muitos escravos, submetidos a condições cruéis durante a viagem, não sobreviviam , onde eram trocados pelos produtos coloniais que interessavam às metrópoles.


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