A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida"— Transcrição da apresentação:

1 Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida
Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Aula de hoje: Renovação Mental

2 Isso tem algum significado pra você?
Renovação mental Isso tem algum significado pra você?

3

4 O que pensar a respeito desse assunto!?...
Renovação mental O que pensar a respeito desse assunto!?...

5 (Carlos Toledo Rizzini, em Evolução para o terceiro milênio)
Renovação mental "Sem a observância da necessidade de re-novar-se intimamente, durante a existência terrena, os caminhos da evolução espiritual tornam-se complicados e difíceis de percor-rer: o ser humano tropeçará em muitos obs-táculos doutro modo removiveis...” (Carlos Toledo Rizzini, em Evolução para o terceiro milênio)

6 Renovação mental Naturalmente, que os obstáculos são muitos, e se traduzem popularmente como as “pedras do caminho”...

7 FRAQUEZAS TENTAÇÕES "pedras do caminho..." Como defini-las:

8 FRAQUEZAS TENTAÇÕES Impulsos que o espírito tem dificuldade em resistir SE ALIMENTAM RECIPROCAMENTE Situações que estimulam a FRAQUEZA (ou impulsos inferiores) EXEMPLOS: Bebida, jogo, furto, etc. Mostra o que somos de acordo com nossas tendências

9 FRAQUEZAS TENTAÇÕES “ pedras do caminho..."

10 Como tratar isso???

11 “renovação mental...”

12 Esses são os pilares que dão sustentação à evolução do espírito
RENOVAÇÃO MENTAL Por renovação mental entendemos a aquisição de novos valores intelectuais e morais que impulsio-ne o Espírito a sair da rotina estagnante. “A Evolução é o princípio central da Lei de Deus. O Espírito não pode parar numa posição sem graves danos” Esses são os pilares que dão sustentação à evolução do espírito

13 (através do processo reencarnatório)
Aquisições Necessárias (através do processo reencarnatório) INTELECTUAL AFETIVA / MORAL Assimilar conhecimento Superior por meio do estudo Desenvolver sen-timentos: amor, bondade, abnega-ção, mansuetude O trabalho desen- volve a inteligên-cia. O estudo de-senvolve a razão. Prática das virtudes: CARIDADE e HUMILDADE.

14 Prática das virtudes: CARIDADE e HUMILDADE.
São virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho, principais chaga da humanidade. Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. XV - 3

15 (Livro: Pensamento e Vida – Emmanuel )
Sabedoria e amor (intelectual ) (afetiva) “Duas asas conduzirão o Espírito humano à presença de Deus. Uma chama-se amor; a outra, sa-bedoria. Através da amor valorizamo-nos para a vida. Através da sabedoria somos pela vida valorizados”. (Livro: Pensamento e Vida – Emmanuel )

16 Livro: Os Mensageiros: Fala de Otávio
Muito Importante: Progresso: Intelectual e Moral Livro: Os Mensageiros: Fala de Otávio Não possuía títulos oficializados de com-petência; entretanto, dispunha de conside-rável cultura evangélica, coisa que, para a vida eterna, é de maior importância que a cultura intelectual, simplesmente conside-rada. (Livro: Os Mensageiros. Cap. 8 – A Queda de Otávio. André Luiz - Chico Xavier)

17 O Livro dos Espíritos. Q. 898 P. Desde que a vida corpórea é apenas uma efêmera passagem por este mundo, e que o nosso futuro deve ser a nossa principal preocupação, é útil esforçar-nos por adqui-rir conhecimentos científicos que se refe-rem somente às coisas e necessidades ma-teriais? – Sem dúvida. Primeiro, isso vos torna ca-pazes de auxiliar os vossos irmãos; depois, vosso Espírito se elevará mais depressa se houver progredido intelectualmente.

18 No intervalo das encarnações aprendereis em uma hora aquilo que na Terra demanda-ria anos. Nenhum conhecimento é inútil; to-dos contribuem mais ou menos para o adi-antamento, porque o Espírito perfeito deve saber tudo e devendo o progresso realizar-se em todos os sentidos, todas as ideias ad-quiridas ajudam o desenvolvimento do Es-pírito. (O Livro dos Espíritos. Q. 898)

19 As situações a seguir mostram claramente quem necessita de “renovação mental”...

20 & Fraquezas Tentações 01 - Cabeça e mãos desocupadas.
02 - A palavra irreverente. 03 - A boca maledicente. 04 - A conversa inútil, fútil. 05 - A atitude hipócrita. 06 - O gesto impaciente. 07 - A inclinação pessimista. 08 - A conduta agressiva.

21 ----------------------------------------
Fraquezas & Tentações 09 - O apego demasiado a coisas ou pessoas. 10 - O comodismo exagerado. 11 - A solidariedade ausente. 12 - Tomar os outros por ingratos ou maus. 13 - Considerar o trabalho excessivo. 14 - O impulso de exigir mais dos outros que de si mesmo. 16 - Fugir para o álcool e ou drogas.

22 Fraquezas + Tentações = Obsessões
outras “ pedras do caminho..."

23 Livro: Ideal Espírita – Sheilla – Chico Xavier
10 - SINAIS DE OBSESSÃO Livro: Ideal Espírita – Sheilla – Chico Xavier 01. Quando entramos na faixa da impaci-ência. – Imbecil! O sinal abriu e ele não mo-vimenta o automóvel! Está sonhando!... 02. Quando acreditamos que a nossa dor é a maior. – Oh! Meu Deus! Por que só acon-tece essas coisas comigo?! 03. Quando passamos a ver ingratidão nos amigos. – Fiz tanto por ele e é assim que o infeliz me paga –, Deus é grande!

24 Livro: Ideal Espírita – Sheilla – Chico Xavier
10 - SINAIS DE OBSESSÃO Livro: Ideal Espírita – Sheilla – Chico Xavier 04. Quando imaginamos maldade na atitu-de dos companheiros. – Foi de propósito, só para me humilhar! 05. Quando comentamos o lado menos fe-liz dessa ou daquela pessoa. – Nem te con- to! A fulana... 06. Quando reclamamos apreço e reconhe-cimento. – Ninguém me entende!..

25 Livro: Ideal Espírita – Sheilla – Chico Xavier
10 - SINAIS DE OBSESSÃO Livro: Ideal Espírita – Sheilla – Chico Xavier 07. Quando supomos que nosso trabalho está sendo excessivo. – Estou farto! 08. Quando passamos o dia a exigir esfor-ço, sem prestar o mais leve serviço. – Estou aqui só para orientar.

26 Livro: Ideal Espírita – Sheilla – Chico Xavier
10 - SINAIS DE OBSESSÃO Livro: Ideal Espírita – Sheilla – Chico Xavier 09. Quando pretendemos fugir de nós mes- mos, através da gota de álcool ou da pitada de entorpecente. –  Só mais um... 10. Quando julgamos que o dever é apenas dos outros. – Meu caso é diferente. Há mo-tivos relevantes.

27 O Livro dos Espíritos 459. Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas ações? – Nesse sentido a sua influência é maior do que supondes, porque muito frequente-mente são eles que vos dirigem. 464. Como distinguir se um pensamento su-gerido vem de um bom ou de um mau Es-pírito? – Examinai-o: os bons Espíritos não aconse-lham senão o bem: cabe a vós distinguir.

28 469. Por que meio se pode neutralizar a in-fluência dos maus Espíritos?
– Fazendo o bem e colocando toda a vossa confiança em Deus, repelis a influência dos Espíritos inferiores e anulareis o império que desejam ter sobre vós. 472. Os Espíritos que desejam incitar-nos ao mal limitam-se a aproveitar as circunstân-cias? – Eles aproveitam a circunstância, mas fre-quentemente a provocam, empurrando-vos

29 sem o perceberdes para o objeto da vossa ambição.

30 Observe a magnitude dessas frases, de Bezerra de Menezes...
“Não são fáceis as batalhas travadas no ín-timo, mas Jesus não nos prometeu facilidades. Referiu-se mesmo à espada que deveria se-parar o bem do mal, destruir a iniquidade pa-ra salvar o iníquo...”

31 Primeira frase... “Não são fáceis as batalhas travadas no ín-timo, mas Jesus não nos prometeu facili-dades. Os principais motivos dessa não fa-cilidade, segundo os Espíritos Superiores, são: “O Orgulho e o Egoísmo” (Q. 785 – LE). – Verdadeiras chagas da humanidade... (Temos que, individualmente, extirpá-las!)

32 785. Qual o maior obstáculo ao progresso? – O orgulho e o egoísmo.
Quero referir-me ao progresso moral, por-que o intelectual avança sempre. (O Livro dos Espíritos. Q. 785)

33 Segunda frase... Referiu-se mesmo à espada que deveria se-parar o bem do mal, destruir a iniquidade para salvar o iníquo... Jesus, trouxe como missão ensinar-nos a quebrar as cadeias do mal. Introduziu nas relações humanas, uma nova ética: “amai vossos inimigos, fazei o bem aos que vos tem ódio e orai pelos que vos perseguem e caluniam”, exemplifican-do Ele mesmo, até as últimas consequên-cias.

34 Não foram os pregos que o prenderam a cruz...

35 “Não são fáceis as ba-talhas travadas no ín-timo, mas Jesus não nos prometeu facilida-des...”
Então... A REFORMA ÍNTIMA é um processo de transformação da nossa alma. Essa transformação, que o ser humano se propõe a si mesmo, é uma TRANSFORMA ÇÃO MORAL. Trata-se de promover mudan-ças éticas no caráter, na conduta, nos pensamentos, palavras e atos.

36 considere também...

37 Transição Início Destinação Lei (compulsória) do Progresso...
Totalmente livre da influência da matéria, tornam-se os futuros men- sageiros e os ministros de Deus. Transição Progredir, compulsoriamente em conhecimento e moral. Evolução espiritual Criado, por Deus, simples e ignoran- te... Início Lei (compulsória) do Progresso...

38 “Conheceis a verdade e a verdade vos libertará” Jesus
SEM DÚVIDAS: A fé cega fanatiza, enquanto a fé raciocinada eleva e liberta. “Conheceis a verdade e a verdade vos libertará” Jesus

39 “Conheceis a verdade e a verdade vos libertará” Jesus
A fé cega nos torna Pusilânime A fé raciocina- da nos torna Resiliente.

40 Pusilânime: Não perseverante, que desiste ou acovarda-se diante das vicissitudes. Mudança ou diversidade de coisas que se sucedem; Eventualidade; Revés; Alteração; Instabilidade das coisas; Dificuldade.

41 Resiliente: Perseverante, não desiste, por mais difícil seja a circunstân-cia que o aflija. Por força da LEI DE CAUSA E EFEITO, o espírito vê-se diante de provas e expiações, até atingir um grau de elevação que o libere. Enquanto imperfeito, o espírito tem como opções ser Pusilânime ou Resiliente Assim, diante das circunstâncias, faz a escolha através do seu livre-arbítrio.

42 Joanna de Angelis – Divaldo Franco
Programa Evolutivo Joanna de Angelis – Divaldo Franco O delinquente primário, diante das leis humanas, não raro, tem o direito de res-ponder ao processo em clima de liber-dade e, mesmo quando condenado, faz jus a vários recursos que lhe amenizam a pena. O criminoso renitente, pela circunstância da conduta, encontra-se incurso nas pena-lidades severas e experimentará o isola-

43 mento em educandários de segurança, não
fruindo de maior consideração... Assim também ocorre com o Espírito. Quando os seus erros e delitos são de pequena monta, reencarna-se sob provações reparadoras, enfrentando as disciplinas que o reeducarão, para de-pois fluir de paz e de liberdade.

44 Significado de Calceta
Os calcetas e empedernidos, os refratários ao amor e os que se arrojaram aos despe-nhadeiros do suicídio, do homicídio, reco-meçam, na Terra, encarcerados nas expia-ções lenificadoras... A provação é oportunidade para o Espírito renovar-se. A expiação constitui-lhe corretivo severo. Significado de Calceta Argola colocada no tornozelo de um pri-sioneiro que se une à sua cintura atra-vés de uma corrente de ferro, ligando-o, por sua vez, a um outro prisioneiro. (Dicionário Aurélio) Os calcetas e empedernidos, os refratários ao amor e os que se arrojaram aos despe-nhadeiros do suicídio, do homicídio, reco-meçam, na Terra, encarcerados nas expia-ções lenificadoras... A provação é oportunidade para o Espírito renovar-se. A expiação constitui-lhe corretivo severo.

45 A provação é solicitada.
Provado, o Espírito se sente estimulado a conquistas novas, enquanto resgata os dé-bitos anteriores. Expiando, recupera-se e aprende, sem ou-tra alternativa, enjaulado no processo de de-puração. A provação é solicitada. A expiação é imposta.

46 “Fé no Futuro”! O ESPIRITISMO
Afirma aos incrédulos sobre à continuidade da vida, e dá aos crédulos ideias mais justas sobre o futuro.

47 Seara Espírita Seara Espírita
Caminho, Verdade e Vida. Caminho, Verdade e Vida.


Carregar ppt "Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google