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EMPREGO VERDE Prof.Mestre Estender

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Apresentação em tema: "EMPREGO VERDE Prof.Mestre Estender"— Transcrição da apresentação:

1 EMPREGO VERDE Prof.Mestre Estender

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3 ? Sustentabilidade Negócios Verdes Produtos Verdes Consciência Verde

4 ? A valorização de produtos naturais (processadores de fito produtos e agricultura orgânica), a necessidade de desenvolver uma estrutura de logística reversa (catadores, sucateiros e indústrias de reciclagem), a necessidade de um maior reaproveitamento de resíduos industriais (indústrias de reciclagem e materiais alternativos), a revalorização de materiais naturais para as construções, reduzindo no longo prazo o consumo de energia do local (construções verdes e materiais alternativos) etc. são algumas das razões para você saber mais sobre o assunto.

5 RECURSOS NATURAIS A Terra possui mais de 6 bilhões de habitantes portanto, usa uma área de 2,3 hectares. No caso da metrópole paulistana, o adensamento urbano (19 milhões de pessoas concentradas) consume 3,2 trilhões de litros d’água/ dia e descarta mais de 16 mil toneladas de lixo/ dia, poluindo rios, solo e ar de uma área física de km2 distribuídos em 39 municípios.

6 RECURSOS NATURAIS A humanidade usa atualmente 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. Assim, avança sobre os estoques naturais da Terra, comprometendo as gerações atuais e futuras; Segundo o Relatório Planeta Vivo 2002, elaborado pelo WWF e lançado em 2002 em Genebra, o planeta tem 11,4 bilhões de hectares de terra e espaço marinho produtivos (~ 1,9 hectares de área produtiva per capita); Entretanto, a humanidade usa o equivalente a 13,7 bilhões de hectares para produzir os grãos, peixes e crustáceos, carne e derivados, água e energia que Consome.

7 SITUAÇÃO ATUAL A atividade econômica mundial, baseada na produção de massa e no consumismo (mercado globalizado) define e impõe estilos e comportamentos que interferem diretamente na qualidade de vida da população; Esta situação se expressa através das tendências e preferências de consumo; No caso dos grandes centros urbanos a questão qualidade de vida (determinada por fatores sócio-ambientais) é considerada uma demanda urgente.

8 CICLO DE VIDA DO PRODUTO

9 AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO

10 Neste contexto, é fácil entender a importância de negócios que tomem o meio ambiente como uma variável fundamental para o seu sucesso. Os segmentos de mercado que reúnem produtos e serviços que solucionam problemas ambientais ou que utilizam métodos racionais de exploração dos recursos naturais, o Ecobusiness (ou Green Business) passa a ser, portanto, um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento econômico sustentável.

11 Empregos Verdes O relatório "Empregos verdes: rumo ao trabalho decente em um mundo sustentável e com baixo carbono", elaborado e patrocinado pelo programa ambiental da Organização das Nações Unidas afirmou que as energias alternativas devem criar 20 milhões de empregos até 2030. Somente a produção de biodiesel deve contratar 12 milhões de pessoas. De acordo com as nações unidas, a energia solar deverá contratar 6,3 milhões de pessoas nas próximas duas décadas. Nesse mesmo período as indústrias de energia eólica precisarão de mais dois milhões de empregados. Os outros contratados trabalharão no setor de construção, reciclagem e fabricação de veículos alternativos.

12 O mercado global de produtos e serviços ambientais deveria aumentar dos atuais 1,370 bilhão de dólares por ano a 2,740 bilhões de dólares em 2020, de acordo com um estudo citado no relatório. • A metade deste mercado se refere a eficiência energética e o resto a transporte sustentável, fornecimento de água, gestão de serviços sanitários e de dejetos. Na Alemanha, por exemplo, a tecnologia ambiental será quadruplicada até alcançar 16 por cento da produção industrial para 2030, e o emprego neste setor superará o da grande indústria automobilística e de máquinas ferramentas do país. • Os setores que terão especial importância em termos de impacto ambiental, econômico e no emprego são o fornecimento de energia, em particular a energia renovável, edifícios e construção, transporte, indústrias básicas, agrícola e florestal. • Nos Estados Unidos, as tecnologias limpas constituem o terceiro setor que capta mais capital de risco depois do setor de informação e de biotecnologia. Na China, o capital de risco verde duplicou até alcançar 19 por cento do total dos investimentos realizados nos últimos anos.

13 • 2,3 milhões de pessoas obtiveram novos empregos no setor da energia renovável nos últimos anos e o potencial de crescimento do emprego neste setor é enorme. O emprego em energias alternativas poderia crescer até 2,1 milhões em energia eólica e 6,3 milhões na solar. • A energia renovável gera mais trabalhos que os combustíveis fósseis. Estão previstos investimentos de 630 bilhões de dólares até 2030, que se traduziriam em pelo menos 20 milhões de novos empregos neste setor. • 12 milhões de pessoas poderiam trabalhar em biomassa para a produção de energia e outras indústrias relacionadas. Na Venezuela, uma mistura de etanol de 10 % nos combustíveis poderá gerar um milhão de empregos na indústria da cana-de-açúcar até 2012.

14 SAIBA MAIS...

15 Da consciência à prática

16 - ECO 92 - Protocolo de Kyoto NBR-ISO 14.001 SAIBA MAIS...
LEIS PROTECIONISTAS Leis determinadas pela sociedade segundo suas necessidades e valores. - ECO 92 - Protocolo de Kyoto NBR-ISO

17 O que é, e quem são os participantes deste mercado

18 Produtos, cadeia produtiva e vantagem competitiva dos setores que fazem parte deste mercado

19 Onde estão os empregos?

20 ENERGIAS ALTERNATIVAS

21 Energias Alternativas – entender para?
Estudo publicado pelo World Watch Institute mostra a atenção sem precendentes aos chamados “empregos verdes”, sobretudo no setor de energia renovável. Cerca de 2,3 milhões de pessoas ao redor do mundo estão direta ou indiretamente ligadas às indústrias de renováveis. Só a indústria de energia eólica emprega 300 mil pessoas, enquanto a solar fotovoltaica estima que já esteja em 170 mil empregos e a solar térmica, com 624 mil. Mais de um milhão de empregos foram criados nos setores de biomassa e biocombustíveis. Em escala menor estão os empregos ligados à energia geotérmica e hidrelétrica. As energias renováveis tendem a ser uma das mais promissoras fontes de trabalho em energia, já que  os combustíveis fósseis ainda dominantes resultam nos preços muito altos na produção . A transição para as renováveis promete empregos lucrativos. O Brasil é um dos quatro países líderes em biomassa, junto com Estados Unidos, China e Alemanha. Só a indústria para o etanol emprega cerca de 300 mil trabalhadores. E a indústria da energia solar desponta com as maiores perspectivas. ( cerca de 6,3 milhões de empregos diretos, até 2002).

22 Energias Alternativas - tipos
- Biodiesel - Eólica - BioGás - Hidrogênio - Célula de Combustível - Álcool Combustível - Etanol Se prepare para entender as diferenças entre eles

23 Energias Alternativas – campo de trabalho
fabricantes de equipamentos e componentes; empresas de: geração, transporte e distribuição de energia; engenharia e consultorias do setor energético; de serviços e gestores de projetos energéticos; entidades oficiais e associações; empresas de tratamento de águas; empresas de manutenção, entre outros.

24 SAIBA MAIS... Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto Sustentabilidade Feira e Congresso Internacional de Energias Alternativas, Renováveis, Limpas e Co-geração – Feira de Biocombustíveis, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, de 12 a 14 de novembro de 2008. Para discutir alternativas energéticas e o desenvolvimento sustentável social, econômico, ambiental e energético no País.

25 GERECIAMENTO DE RESÍDUOS

26 Gerenciamento de resíduos
programas da limpeza urbana, enfocando meios para que sejam obtidos a máxima redução da produção de lixo, máximo reaproveitamento e reciclagem de materiais e, ainda, a disposição dos resíduos de forma mais sanitária e ambientalmente adequada, abrangendo toda a população e a universalidade dos serviços. redução dos custos do sistema, além de proteger e melhorar o ambiente. busca contínua de parceiros, lideranças da sociedade e das entidades da comunidade, para comporem o sistema.

27 Gerenciamento de resíduos
identificar as alternativas tecnológicas necessárias a reduzir os impactos ambientais decorrentes da geração de resíduos. tratar de forma específica os resíduos recicláveis, tais como o papel, metais, vidros e plásticos; resíduos orgânicos, passíveis de serem transformados em composto orgânico, para enriquecer o solo agrícola; entulho de obras, decorrentes de sobra de materiais de construção e demolição, e finalmente os resíduos provenientes de estabelecimentos que tratam da saúde. Separação dos materiais na fonte de produção pelos respectivos geradores, e daí seguir passos específicos para remoção, coleta, transporte, tratamento e destino correto.

28 CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

29 Construções sustentáveis
As edificações consomem em média 12% da água doce, 70% da eletricidade, emitem 40% dos gases estufa e geram 65% dos resíduos. Para minimizar estes problemas nasceu o conceito de construção “verde”Alguns fatores que podem tornar um edifício ''verde'' são: Escolha do terreno: convém respeitar possíveis áreas de preservação ambiental, criar condições para a manutenção da vida da biodiversidade local, recuperar áreas e compensar os passivos ambientais. 2) Uso racional da água: tanto no processo de construção quanto o produto final. Itens como economia de água no canteiro de obras (projetos de reuso e captação pluvial), construção de estações de tratamento de esgotos e tecnologias para racionalizar o consumo durante a vida útil do prédio (temporizadores nas torneiras e válvulas da descarga com dois fluxos, para líquidos e sólidos). 3) Uso racional de energia e emissões atmosféricas: racionalização de ar-condicionado e iluminação, adoção de equipamentos de alto desempenho energético, medição individualizada, uso de energias renovável, eólica e solar.

30 Construções sustentáveis
4) Consumo de materiais e geração de resíduos: preferir tintas que não emitam compostos orgânicos voláteis e materiais com componentes reciclados. Usar madeira certificada e verificar se os fornecedores têm práticas de responsabilidade social. Além disso, reaproveitar os resíduos da obra e orientar os moradores a reciclarem o lixo.   5) Responsabilidade social no canteiro: ações de inclusão social, educação ambiental e programas de capacitação. 6) Sistemas de comunicação visual e alerta para que as pessoas liguem e desliguem os aparelhos corretamente; sistemas informatizados de monitoramento que indiquem regularmente os períodos de manutenção, locais de grande consumo ou de desperdícios dos sistemas elétrico e hidráulico; sensores que desligam automaticamente equipamentos em locais sem uso; 7)O uso de materiais naturais e não-tóxicos, inserindo no sistema o conceito de reciclagem da matéria- prima e recursos por exemplo.

31 SAIBA MAIS...

32 PRODUTOS VERDES

33 Produtos verdes O potencial de mercado dos produtos 'verdes‘ - fabricados com menor impacto ambiental e ligados a causas sociais são reunidos em quatro grupos: Bons para o planeta; Bons para as pessoas; Amigos dos animais Apoiadores de causas.

34 Produtos verdes Os produtos verdes são os que recebem um selo depois de atenderem quesitos de sustentabilidade, como menor consumo de energia, redução da quantidade de metais pesados utilizados na fabricação dos itens, reciclagem e descarte, entre outros. Exemplos: No segmento de iluminação, as vendas de produtos verdes cresceram 17%. No segmento de saúde, as vendas dos itens com o selo verde crescem 35%, com estaque para a linha de equipamento de ressonância magnética e monitores de pacientes. No chamado segmento estilo de vida, alguns modelos de TVs em LCD em que alguns modelos consomem 36% menos energia que concorrentes próximos.

35 Alimentos Orgânicos O mercado mundial de orgânicos movimenta cerca de US$ 23,5 bilhões de dólares por ano, e há uma expectativa de crescimento da ordem de 20% ao ano. Deste mercado incluem-se produtos frescos, processados, industrializados e até artigos de cuidados pessoais, produzidos com matérias primas obtidas sob o sistema orgânico.

36 Alimentos Orgânicos O demanda no Brasil cresce cerca de 10% ao ano.
Segundo uma pesquisa do Instituto Gallup, 7 em cada 10 brasileiros consumiriam produtos orgânicos se houvesse mais ofertas nos supermercados. (VIGLIO, 1996). As exportações absorvem 70% do volume total certificado de soja, café, castanha, óleo de dendê, suco de laranja, cacau, erva-mate, banana, guaraná, etc. O maior estímulo às exportações são os preços que se obtém pelo produto diferenciado, podendo atingir ágios de 30 a 60% de acordo com o produto. O mercado interno abastece-se principalmente de produtos frescos, hortaliças, legumes e frutas. O número de produtores envolvidos com a agricultura orgânica no Brasil mais que dobrou nos últimos dois anos organizados em cooperativas ou trabalhando individualmente.

37 MARKETING VERDE

38 produtos ecologicamente corretos;
POTENCIAL Dentro deste cenário surgiu o chamado marketing verde referente a produtos e serviços direcionados a um segmento específico que valoriza e consome produtos ecologicamente corretos;

39 MARKETING VERDE Também conhecido por Marketing Ambiental, Marketing Ecológico e Ecomarketing; É representado pelos esforços das organizações em satisfazer as expectativas dos consumidores de produtos que determinem menores impactos ambientais ao longo do seu ciclo de vida (produção, embalagem, consumo, descarte, etc); “o estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de marketing em relação à poluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis.” (AMA)

40 O QUE MOTIVA AS EMPRESAS A OPTAREM PELO MARKETING VERDE?

41 RECICLAGEM

42 DESCARTE DIRETO O descarte direto, mais comum, ocorre quando o produto ou as sobras deste são simplesmente abandonadas na natureza, indo parar nos lixões ou aterros sanitários.

43 RECICLAGEM A reciclagem ocorre quando os produtos ou parte deles são reutilizados ou reaproveitados em um novo processo produtivo, aumentando sua vida útil e reduzindo a extração de produtos naturais;

44 Não são só as grandes empresas que se beneficiam dessa mudança cultural. As micro e pequenas empresas brasileiras são talvez os grandes beneficiados. Além do efeito multiplicador em toda a cadeia de valor da adoção de medidas verdes pelas grandes empresas, as micro e pequenas empresas se favorecem por razões que se associam a negócios tipicamente de menor porte e, no caso do Brasil, pelo estágio de desenvolvimento dessas atividades frente ao seu potencial.

45 DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS VERDES

46 Este mercado precisa de administradores...
Devido à necessidade de um maior reaproveitamento de resíduos industriais e urbanos via reciclagem e utilização de materiais alternativos, a revalorização de materiais naturais para as construções, construções verdes e materiais alternativos, ONGs e poder público passaram a elaborar medidas para subsidiar o mercado para os oriundos da atividade de catadores, sucateiros e indústrias de reciclagem etc. Este mercado precisa de administradores...

47 No cerne do segmento estão as empresas cuja atividade fim representam soluções para problemas ambientais existentes como, por exemplo, gestão e tratamento de água e efluentes, gestão e reciclagem de resíduos sólidos e descontaminação do solo e do ar. Este mercado precisa de administradores...

48 Em um segundo nível está o conjunto de empresas que desenvolvem tecnologias que reduzem o impacto ambiental de seus respectivos setores, criando materiais biodegradáveis, provendo soluções para geração de energia através de recursos limpos e renováveis e cultivando alimentos sem a utilização de insumos químicos. Este mercado precisa de administradores...

49 você... Este mercado precisa de...
Existe ainda um terceiro grupo de empresas que fazem parte de segmentos tradicionais, como as indústrias de base, automobilística, prestadores de serviços, que se diferenciam dos demais pela adoção de processos ou oferta de produtos geradores de um menor impacto ambiental da atividade econômica, passando a carregar a imagem de empresa ecologicamente correta. Este mercado precisa de... você...

50 MUITO OBRIGADO. SUCESSO!


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