A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Integração Professores Pais e Alunos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Integração Professores Pais e Alunos"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Integração Professores Pais e Alunos
PIPPA Programa de Integração Professores Pais e Alunos

2 Missão da empresa Prover soluções diferenciadas que automatizem e facilitem as relações pessoais e profissionais.

3 Roteiro Motivação Cenário Atual Concorrentes Nossa Solução
Nosso Cenário Matriz de Valores Plano de Negócios Tecnologias e Equipe

4 Motivação “Um país é feito de homens e livros.” (Monteiro Lobato) Acrescentamos que é feito, também, de oportunidades. O que poderíamos fazer para criar mais oportunidades para a vida de uma pessoa?

5 Incentivar o ensino colaborativo!

6 Ensino colaborativo O que é colaboração? (Friend e Cook, 1990): “Um estilo de interação entre, no mínimo, dois parceiros equivalentes, engajados num processo conjunto de tomada de decisão, trabalhando em direção a um objetivo comum.” interação entre parceiros equivalentes Dar um efeito de evidência ao que está de vermelho tomada de decisão objetivo comum

7 Ensino colaborativo Condições necessárias para que ocorra:
(Friend e Cook, 1990): Existência de um objetivo comum; Equivalência entre participantes; Participação de todos; Compartilhamento de responsabilidades; Compartilhamento de recursos; Voluntarismo. Dar um efeito de evidência ao que está de vermelho

8 Ensino colaborativo O que é? Esta colaboração
(Christenson, Rounds e Franklin, 1992): Esta colaboração “Esta colaboração, no entanto, é mais do que a mera participação dos pais nos eventos e atividades da escola. Esta se refere a um relacionamento horizontal e voluntário entre educadores e pais. Pais e educadores trabalhando juntos, com o objetivo comum de promover o desenvolvimento dos alunos.” refere a um relacionamento horizontal e voluntário entre educadores e pais Dar um efeito de evidência ao que está de vermelho

9 Ensino colaborativo (Comer, 1984): envolvimento dos pais na escola
Bom para a escola? (Comer, 1984): “o envolvimento dos pais na escola mostra aos alunos que o aprendizado formal e o bom desempenho escolar são importantes, resultando em um ambiente escolar positivo, conduzindo ao aprendizado.” “com o envolvimento dos pais na escola, os conflitos da escola com os familiares tendem a se reduzir, melhorando ainda mais o ambiente escolar.” envolvimento dos pais na escola resulta em um ambiente escolar positivo Dar um efeito de evidência ao que está de vermelho os conflitos tendem a se reduzir

10 Ensino colaborativo Bom para o aluno? (Fantini, 1983):
“demonstra que o aprendizado escolar é estimulado quando as experiências em casa e na escola são conectadas e coordenadas de forma a virem ao encontro das necessidades dos alunos.” “Os efeitos positivos nos alunos incluem melhora do rendimento escolar” “diminuição das faltas e repetências e redução dos problemas de comportamento.” (Walberg, Bole, & Waxman, 1980; Henderson,1987): Dar um efeito de evidência ao que está de vermelho (Comer, 1980):

11 Ensino colaborativo Bom para os pais? (Becher, 1984):
“pais que estão envolvidos na escolaridade dos filhos desenvolvem uma atitude mais positiva com relação a escola e com relação a si mesmos, se tornam mais ativos na sua comunidade e tendem a melhorar seu relacionamento com os filhos.” pais envolvidos na escolaridade desenvolvem atitude positiva escola si mesmos ativos comunidade melhorar seu relacionamento com os filhos

12 Como podemos atingir o ensino colaborativo?
Motivação Como podemos atingir o ensino colaborativo?

13 Ampliaremos o envolvimento familiar com a escola.
Motivação Ampliaremos o envolvimento familiar com a escola.

14 Cenário Atual ??? !!!

15 Cenário Atual ?

16 Cenário Atual

17 Cenário Atual Será que não existe algo como um sistema de
Gerenciamento Escolar Online?

18 Kindergarten Management System
Sistema web que possui quatro módulos (administração, alunos, professores e pais). Voltado para a administração de uma escola com algumas funções destinadas a pais e alunos. Características: Notificações Privacidade Informalidade Comunicação Custo Hierarquia Ver se o pessoal achou interessante essa transição. O “características” aumentando e o restante vindo em seguida, sequencialmente e de forma rápida. Gostando, fazer o mesmo nos outros 2 concorrentes.

19 Spiral Universe Management System
Sistema Web difundido em 50 países com foco em gerenciamentos estatísticos. Atende também museus e outras instituições que necessitam de gerenciamento de pessoas. Características: Notificações Privacidade Informalidade Comunicação Custo Hierarquia

20 Dreamschool Características: Notificações Privacidade Informalidade
Sistema web voltado para o gerenciamento financeiro (dos pais) e pedagógico. Contém Uma visão pro estudante onde ele e seus pais podem ver os afazeres. Características: Notificações Privacidade Informalidade Comunicação Custo Hierarquia

21 Constatações Necessidade de um acompanhamento mais próximo;
Pouca comunicação com os professores; Falta de inserção dos pais na comunidade escolar e de apoio ao ensino colaborativo;

22 Constatações Necessidade de discussão entre pais;
Necessidade de discussão entre professores; Dificuldade na comunicação PAIS  Professores

23

24

25

26

27 Como resolver esses problemas?
Baixo custo; Comunicação facilitada; Ensino colaborativo; Aproximação dos envolvidos.

28 Nossa Solução

29 Nossa Solução Notificações Privacidade Envio de e-mails; Envio de SMS;
Envio de mensagens pessoais. Privacidade Mensagens pessoais são privadas; Uma escola não vê as informações da outra.

30 Nossa Solução Informalidade Comunicação
Redes sociais tornam as relações mais estreitas; Ambiente usual e amigável, incentivando a participação de todos; Rede de amigos. Comunicação Fóruns para cada tipo de usuário; Fórum geral; Mensagens privativas; SMS, e chats.

31 Nossa Solução Custo Hierarquia Zero;
Sem necessidade de mudanças de sistema. Hierarquia Todos os usuários têm acesso as mesmas funcionalidades, exceto as funcionalidades específicas do tipo do usuário.

32

33

34 Nossa Solução Custo Hierarquia Zero;
Sem necessidade de mudanças de sistema. Hierarquia Todos os usuários têm acesso as mesmas funcionalidades, exceto as funcionalidades específicas do tipo do usuário.

35 Nossa Solução Características:
Rede social escolar na web, com equivalência entre participantes (professores, pais e alunos). Com o objetivo final de estimular o ensino colaborativo, além das ferramentas tradicionais, fornecemos a inédita comunicação entre pais. Características: Notificações Privacidade Informalidade Comunicação Custo Hierarquia

36 Nosso Cenário ! www

37 Temos embasamento? Como realizá-lo: Informalidade nas relações:
“Informações mandadas freqüentemente e de maneira informal são normalmente bastante efetivas no sentido de estabelecerem um bom relacionamento entre os pais e a escola.” (Swap, 1992) Incentivo por parte da escola: “A escola, portanto, deve ter o cuidado de não mandar mensagens subliminares que desencorajem a participação dos pais, mas em contrapartida, esforçar-se para envolvê-los (Krasnow, 1990). Informações mandadas frequentemente informal efetivas estabelecerem relacionamento escola cuidado desencorajem pais envolvê-los

38 Fonte: 61 pais entrevistados com filhos matriculados em escolas

39 Fonte: 61 pais entrevistados com filhos matriculados em escolas

40

41 a

42 Modelo de Negócio A idéia base é a de um sistema GRATUITO.
Propaganda gerando renda. Planos futuros: vender alterações customizadas a cada cliente, oferecer suporte pago, oferecer funcionalidades extras pagas. A monetarização será baseada em um princípio abordado nos livros de Chris Anderson (A Cauda Longa e FREE):

43 Arquitetura Camada de Visão JavaServer Faces Flex Struts
Camada de Controle Fachada Java Negócio Java Hibernate Camada de Dados Oracle

44 Treinamento da Equipe

45 Desafios Tecnológicos
WEB 2.0

46 Desafio Geral Provar a alguns stakeholders o quão é satisfatório o nosso projeto, mesmo frente à cultura pouco voltada ao uso dos sistemas no meio educacional.

47 Cronograma

48 Processo Metodologia ágil com características adquiridas do modelo iterativo e incremental Certa experiência dos membros da equipe com o modelo iterativo e incremental; Escolha devido ao nosso tipo de projeto; Cada parte das iterações com membros específicos alocados (equipe parcialmente dividida por aptidões); Acompanhamento por relatórios diários informais; A chegada das próximas etapas será acompanhada no site da empresa, na área de Cronograma, com envio de avisos pessoais. As pessoas alocadas em cada tarefa e seu gerenciamento fica à cargo do gerente de projetos.

49 Processo Plano de Projeto; Documento de Requisitos;
Documentos a serem disponibilizados: Plano de Projeto; Documento de Requisitos; Documento de relatório da iteração com plano de testes utilizado.

50 Processo Usabilidade/Negócio Arte Arquitetura/Tecnologia
Desenvolvimento

51 Entregas Release 1 Release 2 Rede social sem hierarquia
Hierarquia da rede Compartilhamento de Arquivos Calendário Envio de Ocorrências Gráficos Comparativos de Rendimento Boletim Fórums Obs.: Se houver disponibilidade da equipe, também entregaremos no release 2 a ferramenta de Gerenciamento Financeiro dos Pais e/ou a ferramenta de chat entre usuários.

52 Papéis André Pimentel – Gerente de Usabilidade/Arte e Testador
Dennis Silveira – Gerente de Testes/Treinamento e Arquiteto Gabriel Moreira – Designer Marcello Valença – Gerente de Tecnologia e Arquiteto Marcelo Machado – Designer Rubem Salzano – Gerente de Projetos e Testador Desenvolvedores: Arthur Lima Diogo Medeiros Leonardo Batista Osman Torres Rodrigo Costa Wagner Barros

53 Gerente de Usabilidade/Arte
Gerente de Projetos Gerente de Testes/Treinamento Gerente de Tecnologia Gerente de Usabilidade/Arte Designers Desenvolvedores Gerente de Usabilidade/Arte Testadores Gerente de Projetos

54 ? Dúvidas


Carregar ppt "Programa de Integração Professores Pais e Alunos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google