A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMPREENDEDORISMO O termo empreendedorismo é originário da palavra francesa entrepeneur que significa fazer algo ou empreender. No século XIII foi absorvido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMPREENDEDORISMO O termo empreendedorismo é originário da palavra francesa entrepeneur que significa fazer algo ou empreender. No século XIII foi absorvido."— Transcrição da apresentação:

1 EMPREENDEDORISMO O termo empreendedorismo é originário da palavra francesa entrepeneur que significa fazer algo ou empreender. No século XIII foi absorvido pelo inglês que foi usado para designar uma pessoa que trabalhava por conta própria e tolerava o risco com o objetivo de promover seu próprio bem-estar econômico.

2 Conceito e Definições de Empreendedorismo
Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou novo empreendimento, como por exemplo uma atividade autônoma, uma nova empresa, ou a expansão de um empreendimento existente, por um indivíduo, grupos de indivíduos ou por empresas já existentes.(GEM, 2003, p. 5)

3 Conceito e Definições de Empreendedorismo
Empreendedorismo: Empreendedorismo é prática; visão de mercado; evolução. O trabalho específico do empreendedor numa empresa de negócios é fazer os negócios de hoje serem capazes de fazer o presente e o futuro, transformando-se em um negócio diferente e bem sucedido, portanto, empreendedorismo não é nem ciência, nem arte, mas uma prática que está em constante movimento para atualização da organização. (Drucker,1974).

4 Conceito e Definições de Empreendedorismo
Empreendedor “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”. (Schumpeter, 1949)

5 EMPREENDEDORISMO Histórico
O mundo do trabalho tem passado por varias transformações, principalmente no século XX, quando foi criada a maioria das invenções que revolucionaram o estilo de vida das pessoas. Geralmente essas invenções são frutos de inovação, de algo inédito ou de uma nova visão de como utilizar coisas já existentes, mas que ninguém anteriormente ousou olhar de outra maneira. (DORNELAS, 2001).

6 EMPREENDEDORISMO Histórico
Por traz dessas invenções existem pessoas ou equipes com características especiais, que são visionarias, que questionam, que arriscam, que querem algo diferente, que fazem acontecer, que empreendem. Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais uma na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas. (DORNELAS, 2001)

7 Características do Empreendedor
Comprometimento: Faz sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa; colabora com os subordinados e até mesmo assume o lugar deles para terminar um trabalho; se esmera para manter os clientes satisfeitos e coloca a manutenção do cliente, a longo prazo, acima do lucro a curto prazo.

8 Características do Empreendedor
Busca de informações: Busca pessoalmente obter informações sobre os clientes, fornecedores ou concorrentes; investiga pessoalmente como fabricar um produto ou prestar um serviço; consulta especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.

9 Características do Empreendedor
Estabelecimento de metas: Assume metas que representem desafios e tenham significado pessoal; define com clareza e objetividade as metas de longo prazo; estabelece metas mensuráveis de curto prazo. Não basta, porém, apenas possuir as características empreendedoras, apesar de serem importantes.

10 Características do Empreendedor
É preciso tomar decisão! Estudo realizado a respeito do processo de tomada de decisão conclui que os empreendedores decidem com base em expectativas, mais do que com base em fatos reais. Esse fator explica o motivo pelo qual o empreendedor decide criar uma empresa ou mesmo introduzir uma inovação tecnológica em que, muitas vezes, é difícil definir o mercado e efetuar estimativas razoáveis de vendas.

11 Características do Empreendedor
Busca de oportunidade e iniciativa: Esta característica refere-se à capacidade de se antecipar aos fatos e criar novas oportunidades de negócios, desenvolver novos produtos e serviços e propor soluções inovadoras.

12 Características do Empreendedor
Persistência: Enfrentar os obstáculos decididamente, buscando o sucesso a todo custo, mantendo ou mudando as estratégias de acordo com as situações.

13 Características do Empreendedor
Correr riscos calculados: Disposição de assumir desafios ou riscos moderados e responder pessoalmente por eles, ou seja, ter coragem para enfrentar desafios, ousar a execução de um empreendimento novo e escolher as melhores alternativas, baseando-se no seu conhecimento e em sua determinação.

14 Características do Comportamento Empreendedor
É um sonhador realista; Cultiva a imaginação e sabe definir visões do que quer; É orientado para resultados, para o futuro; Tem a percepção e a capacidade para descobrir nichos; Tem perseverança e tenacidade para vencer obstáculos; Tem iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo, necessidade de realização; Considera o fracasso um resultado normal, aprende com os próprios erros; Traduz seus pensamentos em ações; Sabe fixar metas e alcançá-las; Tem forte intuição; Dedica-se intensamente ao trabalho e concentra seus esforços para alcançar resultados; Sabe buscar, utilizar e controlar recursos; Aceita o dinheiro como uma medida de seu desempenho; Estabelece e cultiva redes de relações internas e externa.

15 Iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz.
Em qualquer definição de empreendedorismo encontra-se os seguintes aspectos referentes ao empreendedor: Iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz. Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando ambiente social e econômico onde vive. Aceita assumir riscos e a possibilidade de fracassar. (Dornelas, 2001)

16 Grandes Debates Clássicos
• Empreendedor Nasce Feito? • A educação para ser Empreendedor começa desde pequeno? • As Oportunidades ou Necessidades econômicas é que fazem o Empreendedor surgir? • As Experiências de vida é que formam o empreendedor? • Afinal, pode-se desenvolver o espírito empreendedor?

17 Empreendedor Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade. Um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade. (Winston Churchill)

18 O que são oportunidades?
É uma idéia que está vinculada a um produto ou serviço que agrega valor ao seu consumidor, seja através da inovação ou da diferenciação. Ela tem potencial para gerar lucro, surge em um momento adequado em relação a quem irá aproveitá-la, baseia-se em necessidades insatisfeitas.

19 Características das oportunidades
Surgem em função da identificação de desejos e necessidades insatisfeitos, de identificação de recursos potencialmente aproveitáveis ou sub- aproveitáveis, ou quando se procuram aplicações (problemas) para novas descobertas (soluções); provêm da experiência pessoal; estão em qualquer lugar; devem se ajustar ao empreendedor;

20 Características das oportunidades
Um empreendedor habilidoso dá forma a uma oportunidade onde os outros nada vêem ou vêem muito cedo ou tarde demais; são as fagulhas que detonam a explosão do empreendedorismo; boas oportunidades de negócios são ,menos numerosas que as idéias; identificá-las representa um desafio (não são tão visíveis)

21 Identificação de oportunidades
Brainstorming (tempestade de idéias) Estudos de áreas geográficas Indústrias específicas Estudo de setores Análise pautas importações/exportações Análise transformações e tendências de mercado Mercados emergentes Análise movimentos demográficos

22 Por que os empreendedores são importantes para a sociedade?
O empreendedor contribui para a criação de emprego e crescimento: Cada vez mais são as empresas novas e pequenas, e não as grandes, as maiores criadoras de novos postos de trabalho. (60 a 70% da mão de obra) A iniciativa empreendedora estimula o desenvolvimento do potencial pessoal: Uma ocupação não constitui apenas um modo de ganhar dinheiro; as pessoas utilizam outros critérios nas suas escolhas relativas à carreira, tais como a segurança, o nível de independência, a variedade de funções e o interesse pelo trabalho. A capacidade empreendedora e os interesses da sociedade: Os empreendedores são os condutores da economia de mercado cujos resultados permitem que a sociedade disponha de riquezas, postos de trabalho e variedade de escolha para seus consumidores.

23 Empreendedores decidem com base em expectativas
Os empreendedores decidem com base em Criatividade: desejo de aproveitar talentos, ter um emprego interessante e criar alguma coisa para a realização de um sonho; Os empreendedores decidem com base em Autonomia: desejo de trabalhar no local e horário de sua escolha e ser o seu próprio patrão; Os empreendedores decidem com base em Status: seguir o exemplo de outra pessoa ou a tradição familiar, e desejo de reconhecimento social; Os empreendedores decidem com base em Oportunidade: desejo de aproveitar uma oportunidade de mercado identificada, ou mesmo, antecipar um cenário futuro positivo; Os empreendedores decidem com base em Dinheiro: manter rendimento e ampliar seus ganhos.

24 Expectativas É necessário que o empreendedor, tenha em mente quais são as suas expectativas futuras para poder tirar o máximo de suas competências, capacidades e rede de relacionamentos. Quando uma pessoa tem capacidade empreendedora, ou seja, tem potencial, competência e vontade, pode transformar uma simples oportunidade em um grande negócio.

25 Provérbio Existe um provérbio árabe que diz:
“É o oásis que move a caravana.” No caso do empreendedor, podemos dizer que são as suas expectativas que o fazem ser o que é – grande realizador.


Carregar ppt "EMPREENDEDORISMO O termo empreendedorismo é originário da palavra francesa entrepeneur que significa fazer algo ou empreender. No século XIII foi absorvido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google