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Jogos/atividades educativas no processo de ensino-aprendizagem

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Apresentação em tema: "Jogos/atividades educativas no processo de ensino-aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Jogos/atividades educativas no processo de ensino-aprendizagem
ATLETISMO Provas de Pista Atletismo na escola Velocidade Corrida Jogos/atividades educativas no processo de ensino-aprendizagem

2 CLASSIFICAÇÕES DAS CORRIDAS
PROVAS DE PISTA CLASSIFICAÇÕES DAS CORRIDAS CORRIDAS RASAS (velocidade) 100 metros 200 metros 400 metros CORRIDAS DE MEIO FUNDO 800 metros 1.500 metros CORRIDAS DE FUNDO 5.000 metros metros Maratonas

3 CORRIDAS RASAS (velocidade)
100 m rasos: É a prova mais nobre do atletismo, que premia o homem e a mulher mais rápido(a) do mundo. Nela, oito competidores correm 100 m em linha reta e vence quem chegar primeiro.

4 Segue a mesma linha dos 100 m, mas com o dobro da distância.
200 m rasos: Segue a mesma linha dos 100 m, mas com o dobro da distância. A largada acontece na curva da pista, com os atletas posicionados em marcas que não ficam exatamente umas ao lado das outras, para que o competidor que largue na parte interna da pista não saia com vantagem. 400 m rasos: Corresponde a uma volta inteira na pista de atletismo. A largada se dá no mesmo estilo dos 200 m rasos.

5 CORRIDAS DE MEIO FUNDO 800 m: 1500 m:
É uma prova de meia-distância, na qual os competidores devem percorrer toda a extensão da pista de atletismo duas vezes. Vence aquele que cruzar primeiro a linha de chegada. 1500 m: Outra prova de meia-distância. Segue a mesma linha das outras provas de velocidade, consagrando aquele que primeiro cruzar a linha de chegada.

6 CORRIDAS DE FUNDO 5000 m: Maratona:
É conhecida como uma prova de fundo, por não se tratar apenas de uma competição de velocidade. Vence aquele que cruzar primeiro a linha de chegada. m: É a prova do atletismo mais longa disputada dentro de um estádio. Assim como em todas as outras de velocidade, vence quem cruzar primeiro a linha de chegada. Maratona: Uma das provas mais tradicionais das Olimpíadas. Nela, competidores percorrem uma distância de 42,195 km, normalmente em ruas abertas, sendo que os 400 m finais da prova geralmente são realizados dentro do estádio. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada.

7 Função da escola ATLETISMO NA ESCOLA
Colocar os alunos diante desse patrimônio da humanidade “cultura física” (BETTI, 1991) “cultura de movimento (BRACHT, 1989) “cultura corporal” (BRACHT et al., 1992) Ou “cultura corporal de movimento” (DARIDO; RANGEL, 2005)

8 Simplicidade e naturalidade dos seus gestos técnicos
a marcha, as corridas, os saltos e os lançamentos Considerado uma modalidade estrutural na formação desportivo-motora das crianças e jovens. Faz parte dos programas de EF escolar. Ainda muito pouco difundido nas escolas brasileiras.

9 Conhecimento veiculado pelo atletismo
Foco principal grandes nomes, marcas e recordes que, com o apoio da mídia, transformam os atletas em verdadeiros super-homens. Mas, será apenas esse o conhecimento a ser veiculado pelo atletismo?

10 Aplicações pedagógicas
Outras possibilidades de conhecimento dessa modalidade Trabalho com crianças (campo escolar) bom começo para o ensino desta modalidade envolve habilidades motoras por elas utilizadas cotidianamente.

11 Aplicações pedagógicas
Jogos pré-desportivos habilidades motoras básicas de marchar, correr, saltar, lançar e arremessar. Procura traduzir, numa linguagem corporal, o significado do atletismo. Sem, contudo, perder a dimensão de sua especificidade técnica e normativa que faz do atletismo a modalidade esportiva que é.

12 Aplicações pedagógicas
Profissional de Educação Física por meio de atividades recreativas Mesclar conhecimento geral sobre as habilidades motoras conhecimento específico acerca das provas oficiais, Aproximar os alunos ao universo do atletismo Conceitual, Procedimental e Atitudinal

13 ADAPTAÇÃO E CRIAÇÃO DE MATERIAIS
Realidade das escolas 1) condições aceitáveis para o desenvolvimento das corridas planas; 2) condições insuficientes para abordar os saltos horizontais e verticais; 3) ausência de condições ou condições insuficientes para se abordar os lançamentos; ADAPTAÇÃO E CRIAÇÃO DE MATERIAIS

14 Possibilidade de Aplicações
Desmistificar: idéia de que apenas algumas provas podem ser ensinadas no campo escolar; e de que é estritamente necessária a utilização de materiais específicos.

15 Velocidade Ensino / Aprendizagem
Trabalhar a alfabetização motora: coordenação, equilíbrio, velocidade, ... Aquisição da noção de freqüência. Aquisição da noção de velocidade, através de jogos. Aquisição da noção de velocidade de reação – estímulo visual, táctil e sonoro. Aquisição da noção de partida alta.

16 Velocidade Aperfeiçoamento da Técnica de Corrida
Atitude de corrida alta Alinhamento dos segmentos Qualidade dos apoios (ativos e pelo terço anterior do pé) Noção de Amplitude e Freqüência de Movimentos Movimento Circular dos Membros Inferiores Aquisição da Noção de Ação em “Griffee” do pé de apoio Aquisição da noção da Ação Dinâmica/Descontraída dos Membros Superiores

17 Partida Alta - Aquisição da noção da entrada em ação → aceleração
- Aquisição da noção de progressão da elevação do tronco até à posição ereta - Aquisição da noção de extensão das articulações – tornozelo, joelho e quadril, no momento da impulsão

18 Velocidade Corrida Aperfeiçoamento da agilidade e capacidade de impulsão Aperfeiçoamento da Técnica de Corrida: Aperfeiçoamento da técnica de execução das fases da corrida: Apoio à frente, impulsão, recuperação e balanço. Aperfeiçoamento da colocação do tronco ao longo da corrida Ligação das várias fases da corrida – partida, aceleração, manutenção da velocidade e desaceleração

19 Saída Baixa - com blocos
Aperfeiçoamento da saída nas suas várias fases: - Nos blocos: Aos seus lugares - Na posição de: Prontos - Na Saída

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22 Ensino / Aprendizagem Velocidade, Coordenação e Freqüência
Jogo “Estafeta Bola nos Círculos” Levar cada uma das bolas A para B. Cada atleta só pode levar uma bola. Registrar o tempo por equipe. O jogo termina para qualquer equipe, quando o seu último elemento passar a linha de chegada. É vencedora a equipe que realizar o percurso em menos tempo.

23 Ensino / Aprendizagem Velocidade, Coordenação e Freqüência
Jogo “Equipe mais Rápida” Coloca-se um arco num dos extremos do percurso. Os atletas correm até ao arco, passam por dentro dele e batem palmas para dar a partida ao próximo atleta da sua equipe.

24 Ensino / Aprendizagem Velocidade, Coordenação e Freqüência
Jogo “Quem Corre mais Longe”

25 Ensino / Aprendizagem Velocidade, Coordenação e Freqüência
Jogo “Quem Chega mais Longe” Atletas dispostos em círculo. A um sinal do treinador, os atletas correm para o exterior do círculo → o mais longe possível. Ganha o atleta que se encontrar mais distante do Treinador.

26 Ensino / Aprendizagem Velocidade, Coordenação e Freqüência
Jogo “Sprint em Slalom”, sobre 50 metros Separação dos cones ou bandeirolas que definem o percurso: 5 metros em comprimento; 1 metro em largura. A prova tem início com partida alta. O cronômetro para com a passagem do participante sobre a linha de chegada.

27 Ensino / Aprendizagem Velocidade, Coordenação e Freqüência
Jogo “Sprint em Frequência” Ao sinal de partida, o atleta corre até ao arco, passando a zona das ripas, só com um apoio entre elas. Veste o arco, por cima ou por baixo e realiza o mesmo percurso, na volta. Ganha a equipe que realizar o percurso em menos tempo.

28 Ensino / Aprendizagem Melhorar a Capacidade de Concentração, Reação e Aceleração Partidas de Posições Variadas Ao sinal o atleta deve partir e acelerar rapidamente. Este trabalho pode ser realizado individualmente ou em grupo e com perseguições.

29 Ensino / Aprendizagem Melhorar a Capacidade de Concentração, Reação e Aceleração Partida de Pé, a um Sinal Usar uma grande variedade de sinais para a partida: auditivos, visuais e táteis.


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