A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão da Qualidade: Introdução á História e Fundamentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão da Qualidade: Introdução á História e Fundamentos"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Qualidade: Introdução á História e Fundamentos
Percebe-se hoje um intenso movimento em busca da qualidade. As organizações tem de produzir produtos de qualidade, não mais como uma estratégia de diferenciação de mercado, mas como uma condição de preexistência. Prof. Juliano Santiago Angeli

2 Gestão da Qualidade: Introdução á História e Fundamentos
Engana-se quem pensa que a preocupação qualidade de produtos oferecidos aos clientes é recente. Por volta de 2150 a.C., o código de Hamurabi já demonstrava preocupação com durabilidade e funcionalidade das habitações produzidas na época, se um construtor negociasse um imóvel que não fosse sólido o suficiente para atender a sua finalidade e desabasse, o construtor seria imolado (sacrificado). Prof. Juliano Santiago Angeli

3 Gestão da Qualidade: Introdução á História e Fundamentos
Os fenícios amputavam a mão do fabricante que não fabricasse segundo as especificações governamentais, já os romanos aplicavam em mapeamento territorial para controlar as terras incorporadas ao império. Na frança no reinado de Luis XIV era detalhado critérios para avaliação de fornecedores e instrução para o processo de fabricação das embarcações. Prof. Juliano Santiago Angeli

4 Gestão da Qualidade: Evolução da Qualidade
A evolução da qualidade passou por 03 grandes fases: Primeira fase: A ERA DA INSPEÇÃO, os produtos eram verificados um a um, os clientes participavam da inspeção e a inspeção encontra defeitos porém não produz qualidade. Prof. Juliano Santiago Angeli

5 Gestão da Qualidade: Evolução da Qualidade
A evolução da qualidade passou por 03 grandes fases: Segunda fase: A ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO, os produtos eram verificados por amostragem, departamento especializado faz a inspeção da qualidade, ênfase na localização de defeitos. Prof. Juliano Santiago Angeli

6 Gestão da Qualidade: Evolução da Qualidade
A evolução da qualidade passou por 03 grandes fases: Terceira fase: A ERA DA QUALIDADE TOTAL, processo produtivo controlado, toda a empresa é responsável, ênfase na prevenção de defeitos, qualidade assegurada. Prof. Juliano Santiago Angeli

7 1.1 Total Satisfação do Cliente
O cliente é a figura principal de todo processo organizacional. É necessário que as decisões empresariais e tarefas operacionais levem em consideração as necessidades e expectativas do consumidor e tentem superá-las, para atender ao requisito de satisfazer completamente o cliente. Prof. Juliano Santiago Angeli

8 1.2 Gerência Participativa
Não há uma cultura, principalmente nas organizações brasileiras, de se considerar a opinião dos funcionários nas decisões gerenciais, atitude que traz sérias conseqüências para o desempenho dos processo e produtos, pois que é encarregado de determinada tarefa tem mais condição de identificar as principais dificuldades na sua execução e até propor soluções locais para a sua melhoria, o que certamente aumentaria sua eficiência e eficácia. Prof. Juliano Santiago Angeli

9 1.3 Desenvolvimento de Recursos Humanos
Os funcionários são a alma da empresa e deles depende o sucesso de toda organização. Deve haver uma preocupação constante com capacitação, a fim de possibilitar ao quadro de pessoal o contínuo desenvolvimento e aprimoramento. Devem-se praticar remuneração justas, que motivem os funcionários a buscarem melhora pessoal e profissional, dando-lhes condições de contribuir para os propósitos do sistema da qualidade implantado. Prof. Juliano Santiago Angeli


Carregar ppt "Gestão da Qualidade: Introdução á História e Fundamentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google