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REDE DE ENSINO FTC GRUPO DE PESQUISA CULTURA E SOCIEDADE

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Apresentação em tema: "REDE DE ENSINO FTC GRUPO DE PESQUISA CULTURA E SOCIEDADE"— Transcrição da apresentação:

1 REDE DE ENSINO FTC GRUPO DE PESQUISA CULTURA E SOCIEDADE
CONSIDERAÇÕES SOBRE A TEORIA DE BRUNO LATOUR APRESENTADORA CRISTIANE PORTO SALVADOR

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3 "O alvo da ciência não é abrir a porta à sabedoria infinita, mas ajustar um limite ao erro infinito." (BERTOLT BRECHT).

4 Bruno Latour (Beaune, 1947) possui doutorado em filosofia e é professor da École Nationale Supérieure des Mines (Paris) e da University of California (San Diego). É um filósofo francês de formação, cujo trabalho não pode, todavia, ser delimitado à filosofia, dado seu interesse vasto por outros campos do saber. Sua atividade mais recente tem se aproximado muito das questões antropológicas, e tem até mesmo, orientado as discussões nesse campo.

5 OBRAS PRINCIPAIS Provavelmente, seu mais famoso livro, publicado em 18 idiomas, analisa de forma perspicaz o fenômeno central do Ocidente, aquele que, diz para si este mesmo Ocidente, o distinguiria dos demais povos selvagens, primitivos, não-ocidentais: o Projeto Moderno. O que Latour mostra é de que forma nossa Modernidade jamais passou de um projeto, que, diga-se de passagem, falhou. Jamais Fomos Modernos

6 OBRAS PRINCIPAIS Latour proporciona uma audaciosa análise da ciência, demonstrando o quanto o contexto social e o conteúdo técnico são essenciais para o próprio entendimento da atividade científica. Enfatiza, ainda, que as pesquisas antropológicas ganham a dimensão de teoria geral acerca do funcionamento da ciência moderna. Ciência em ação

7 OBRAS PRINCIPAIS A vida de laboratório. A produção dos fatos científicos (1979) No Brasil Bruno Latour e Steve Woolgan. Um estudo inédito sobre a vida de laboratório e a produção dos fatos científicos. Durante dois anos os autores passaram “mergulhados” no Laboratório de Neuroendocrinologia do Instituto Salk, na Califórnia. O livro trata da construção da realidade científica e os procedimentos necessários para que um enunciado (fato científico) se torne inquestionável – ou seja, um objeto de realidade A Vida em Laboratório

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9 Definições Importantes
PARA ENTENDER A TEORIA Definições Importantes Centro de cálculo – o centro de cálculo local para onde convergem as inscrições, tem por objetivo combater a idéia de “grande divisão”. Esses centros como nós de uma rede extensa e se tornam pontos de convergência, pontos de passagem obrigatória de inscrições vindas de diferentes periferias

10 Definições Importantes
PARA ENTENDER A TEORIA Definições Importantes  a grande divisão – idéia que rejeita toda que qualquer divisão. Para ele as grandes diferenças não são causas, mas efeitos de ciclos de acumulação. as inscrições – indicadores diretos da substância que constitui o objeto de estudo. Os inscritores – funcionam mediante o fornecimento de material que surge por intermédio desses materiais produzidos e divulgados por meio da comunicação científica.

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13 Definições Importantes
PARA ENTENDER A TEORIA Definições Importantes ciclos de acumulação – conferem poder de agir à distância, resultando na simetria ou desproporção entre certos lugares – os centros – e suas respectivas periferias  relação centro X periferia – concebe-se que existe um centro de cálculo onde as inscrições vão se acumulando e esse acúmulo gera uma simetria, uma relação desproporcional entre os dois lugares denominados centro e periferia.

14 Definições Importantes
PARA ENTENDER A TEORIA Definições Importantes  Latour acredita que o movimento do centro em direção à periferia é muito pouco estudado, em virtude da crença de que as ciências e as técnicas são universais e de que por esse motivo elas podem se estender por toda parte sem nenhum custo adicional.

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17 DEFINIÇÃO DE REDES DE ACORDO COM LATOUR
Para Latour “não existe o lado de fora da ciência o que existe são redes compridas e estreitas que tornam possível a circulação dos fatos científicos”. (ODDONE et all, 2000, p.30) .

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19 DEFINIÇÃO DE REDES DE ACORDO COM LATOUR
A noção de rede foi então apresentada por Latour (1994) como uma tese ontológica em seu livro Jamais fomos modernos. Jamais fomos modernos porque jamais nos encaixamos nas dicotomias que marcaram a modernidade. Nem natural nem social, somos como a soja transgênica, híbridos sócio-técnicos.

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21 DEFINIÇÃO DE REDES DE ACORDO COM LATOUR
A noção de rede não é, para Latour (1999), oposta à dicotomia moderna. Mas é aquilo que nos faz passar ao largo destas dicotomias. A noção de rede encontra ressonâncias filosóficas com o trabalho de M. Serres (s/d) e de Deleuze e Guattari (1995). É o próprio Latour (apud CRAWFORD, 1993) quem indica que a noção de rizoma é uma palavra perfeita para a rede.

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23 DEFINIÇÃO DE REDES DE ACORDO COM LATOUR
  A teoria ator-rede não é uma teoria cujos princípios estejam dados de antemão. Trata-se antes de um método, um caminho para seguir a construção e fabricação dos fatos, ela é “um método para aprender a partir dos atores sem impor sobre eles uma definição a priori das suas capacidades de construção do mundo”. (LATOUR,1999, p.20)”.

24 Exemplo de Redes

25 DEFINIÇÃO DE REDES DE ACORDO COM LATOUR
  Não basta dizer: veja ali, bem ali, há conexões, há alianças! Então estamos falando de rede! De modo nenhum. Não basta apontar com o dedo indicador as alianças. O que está em questão não é a aplicação de um quadro de referência no qual podemos inserir os fatos e suas conexões. O que importa é seguir a produção de diferenças, os efeitos, os rastros deixados pelos atores.

26 Rede de associações original fonte de informação autor legislação
cópia editora livraria professor biblioteca estudante

27 SOBRE O MAIS RECENTE LIVRO DE BRUNO LATOUR
Título em inglês – Reassembling the social: an introduction to actor network theory (2005) O título em francês – Mudar de sociedade. Fazendo as ciências sociais funcionarem de novo. Título em Português – Remontando o social: fazendo as Ciências Sociais funcionarem de novo

28 SOBRE O MAIS RECENTE LIVRO DE BRUNO LATOUR

29 SOBRE O MAIS RECENTE LIVRO DE BRUNO LATOUR
Livro que sumariza 25 anos de pesquisa de um autor ainda controverso e provocativo. Desbanca o construtivismo social e mostra o trabalho de Latour sob uma nova luz. No livro verifica-se que há uma postura pedagógica, porém ainda atrai polêmica. Essa obra visa ser um manual oficial da teoria ator-rede, para estudantes latourianos que acabam de chegar ao campo de trabalho.

30 SOBRE O MAIS RECENTE LIVRO DE BRUNO LATOUR
Inicialmente, observa-se que o alvo da polêmica é a sociologia clássica como foi formatada por Durkeim No início do século XX, o debate encolarizou-se entre os sociólogos. Seguidamente o autor faz referência a Tarde, demonstrando sua defesa ao que hoje nós, contemporaneamente, chamamos de individualismo e atomismo cultural

31 SOBRE O MAIS RECENTE LIVRO DE BRUNO LATOUR
Para Tarde só existe cultura se houver interações e os mecanismos que atrai as pessoas e ainda, que a sociedade não é uma força que deverá agir fora das psiques individuais, é feita por eles e através deles. Latour não vê a sociedade como uma explicação satisfatória, e sim como algo que pede uma explicação, fazendo referência a Durkheim que concebe a cultura como algo mais abstrato, isto é defendia as abstrações.

32 SOBRE O MAIS RECENTE LIVRO DE BRUNO LATOUR
No texto Latour, visando esclarecer melhor sua concepção divide o social da seguinte maneira: Social 3 – São as interações; Social 2 – É o social estudado por Latour por meio da sua Teoria Ator-Rede; Social 1 – Normas, as Instituições. (grandes bestas a la Durkeim)

33 SOBRE O MAIS RECENTE LIVRO DE BRUNO LATOUR
Uma outra contribuição, neste sentido, é a idéia de que a tradicional pauta filosófica de discussões como as dicotomias – Realismo/ Instrumentalismo, Internalismo/ Externalismo, Ciência Pura/Aplicação Tecnológica, Teoria/Experimentação.

34 SOBRE O MAIS RECENTE LIVRO DE BRUNO LATOUR
Estas análises não são mais suficientes para explicar, nas incertezas da pós-modernidade, a ciência e suas distinções ou como um campo disciplinar e estanque, considerando-a como um elemento simplesmente envolvido numa rede institucional desde sua produção até sua sustentação.

35 LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994
REFERÊNCIAS LACEY, Hugh. A linguagem do espaço e do tempo. São Paulo: Perspectiva, 1972. LATOUR, Bruno. Reassembling the social: an introduction to actor network theory. LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994 LATOUR, Bruno. Ciência em ação. São Paulo: Unesp, 1999. LATOUR, Bruno. A guerra das ciências. Folha de São Paulo, 15/11/1998, c. MAIS. .

36 LATOUR, Bruno. A vida em laboratório. São Paulo: Relumé-Dumará, 1999.
REFERÊNCIAS LATOUR, Bruno. A vida em laboratório. São Paulo: Relumé-Dumará, 1999. LEITE, F. C. L. Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico: proposta de um modelo conceitual. Brasília, p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade de Brasília LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. ROSA, Flávia. Pasta do professor: uso de cópias nas universidades. Maceió: Edufal,

37 “As obras científicas são maneiras de entender o mundo criadas pela ação humana e que, como as obras de arte, podem ser apreciadas pelo que dizem sobre nós mesmos e nosso desenvolvimento. Descobrir a ciência é um modo de descobrir a nós mesmos.” (SCHWARTZ, 1992, p.20).

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