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O HERÓI DE MIL FACES JOSEPH CAMPBELL.

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1 O HERÓI DE MIL FACES JOSEPH CAMPBELL

2 MITO O percurso padrão da aventura mitológica do herói é uma magnificação da fórmula representada nos rituais de passagem: separação-iniciação-retorno . O herói mitológico, saindo de sua cabana ou castelo cotidianos, é atraído, levado ou se dirige voluntariamente para o limiar da aventura. Ali, encontra uma presença sombria que guarda a passagem. O herói pode derrotar essa força, assim como pode fazer um acordo com ela, e penetrar com vida no reino das trevas (batalha com o irmão, batalha com o dragão; oferenda, encantamento); pode, da mesma maneira, ser morto pelo oponente e descer morto (desmembramento, crucifixão).

3 Além do limiar, então, o herói inicia uma jornada por um mundo de forças desconhecidas e, não obstante, estranhamente íntimas, algumas das quais o ameaçam fortemente (provas), ao passo que outras lhe oferecem uma ajuda mágica (auxiliares). Quando chega ao nadir da jornada mitológica, herói passa pela suprema provação e obtém sua recompensa. Ulisses e as sereias

4 Seu triunfo pode ser representado pela união sexual com a deusa-mãe (sagrado), pelo reconhecimento por parte do pai-criador (sintonia com o pai), pela sua própria divinizaçao (apoteose) ou, mais uma vez — se as forças se tiverem mantido hostis a ele —, pelo roubo, por parte do herói, da bênção que ele foi buscar (rapto da noiva, roubo do fogo);

5 1) O CHAMADO DA AVENTURA- vocação do herói(ou siga o coelho branco)
O despertar do eu – horizonte familiar ultrapassado, velhos conceitos, ideais e padrões já não adequados. Chamado que se relaciona com nossa identidade, propósito de vida ou missão – expansão ou evolução da identidade. Situação desconhecida, nova, atraente 2) A RECUSA DO CHAMADO . Permanência na proteção do pai/mãe

6 intrinsecamente, trata-se de uma expansão da consciência e, por conseguinte, do ser (iluminação, transfiguração, libertação). O trabalho final é o do retorno. Se as forças abençoaram o herói, ele agora retorna sob sua proteção (emissário); se não for esse o caso, ele empreende uma fuga e é perseguido (fuga de transformação, fuga de obstáculos). No limiar de retorno, as forças transcendentais devem ficar para trás; o herói reemerge do reino do terror (retorno, ressurreição). A bênção que ele traz consigo restaura o mundo (elixir).

7 “o efeito da aventura bem-sucedida do herói é a abertura e a liberação do fluxo da vida no corpo e no mundo... traz de sua aventura os meios de regeneração da sociedade (mundo) como um todo”

8 A PARTIDA O primeiro grande estágio, o da separação ou partida, Capítulo I: 1) "O chamado da aventura", ou os indícios da vocação do herói; 2) "A recusa do chamado", ou a temeridade de se fugir do Deus; 3) "O auxílio sobrenatural", a assistência insuspeitada que vem ao encontro daquele que leva a efeito sua aventura adequada; 4) "A passagem pelo primeiro limiar"; e 5) "O ventre da baleia", ou a passagem para o reino da noite.

9 1) O CHAMADO DA AVENTURA- vocação do herói(ou siga o coelho branco)
O despertar do eu – horizonte familiar ultrapassado, velhos conceitos, ideais e padrões já não adequados. Chamado que se relaciona com nossa identidade, propósito de vida ou missão – expansão ou evolução da identidade.(PNL) Situação desconhecida, nova, atraente 2) A RECUSA DO CHAMADO . Permanência na proteção do pai/mãe

10 3) O AUXÍLIO SOBRENATURAL ( ou o encontro. com
3) O AUXÍLIO SOBRENATURAL ( ou o encontro com mentor – may the force be with you) . Princípio sobrenatural de proteção e orientação - tem todas as ambiguidades do inconsciente inescrutável, bom e mau, auxílio e perigo.

11 4) A PASSAGEM PELO PRIMEIRO LIMIAR (Ponto de não retorno)
O guardião do limiar - marca os limites entre o conhecido e o desconhecido:“somente ultrapassando esses limites o indivíduo passa para uma nova região da experiência”(derrota ou faz acordo com o guardião)

12 5) O VENTRE DA BALEIA (ou a entrada no templo ou caverna)
. Ato de concentração e renovação da vida – ir e voltar é onde está o poder de salvação – poder do Incriado (Deus) . Auto-aniquilação/morte do ego

13 A INICIAÇÃO O estágio das provas e vitórias da iniciação:
1) "O caminho de provas", ou o aspecto perigoso dos deuses; 2) "O encontro com a deusa" (Magna Mater), ou a bênção da infância recuperada; 3) "A mulher como tentação", a realização e agonia do destino de Édipo; 4) "A sintonia com o pai"; 5) "A apoteose"; e 6) "A bênção última".

14 1) O CAMINHO DE PROVAS (PNL)
Auxílio encoberto/ajuda mágica Ideal grupal/comunitário = fantasia infantil Amadurecimento e ajustamento à realidade (dissolução das imagens infantis) Estágio de purificação do Eu Desenvolver novos recursos (superar limitações) Batalhas com o dragão/irmão (situação vigente)- APG Suprema provação (vida e morte)

15 2) O ENCONTRO COM A DEUSA(objetivo alcançado)
O casamento místico Mulher como totalidade do que pode ser conhecido – atrai e guia para que rompa seus grilhões Teste final: amor 3) A MULHER COMO TENTAÇÃO . Todo fracasso de lidar com a vida é restrição à consciência ( “consciência é remédio”) . Nosso lado escuro

16 4) A SINTONIA COM O PAI(ou provação suprema)
Dragão (superego e id)x vontade/misericórdia de Deus Guerra x pai = violência pública Reajustamento da relação emocional com pais Nascer duas vezes = tornar-se o pai Abrir a alma, penetrar em si mesmo, transcender a vida e ver a face do pai – provação suportada

17 5) A APOTEOSE (divinização)
. Libertação . Macho e fêmea os criou . Amai vossos inimigos 6) A BENÇÃO ÚLTIMA . Iluminação: a força dos deuses, do Pai e do Filho, do átomo e das estrelas . Roubo do elixir/benção . Expansão de consciência, do ser (iluminação)

18 Om mani padme hum

19 A façanha do herói é abalar as cristalizações do momento; a transformação e fluidez caracterizam o Deus vivo A mulher (vida) é a imagem do seu destino, que ele deve libertar da prisão das circunstâncias restritivas O retorno e reintegração à sociedade, que é indispensável à contínua circulação da energia espiritual no mundo e que, do ponto de vista da comunidade, é a justificativa do longo afastamento, pode se afigurar ao próprio herói como o requisito mais difícil.

20 O RETORNO 1) "A recusa do retorno", ou o mundo negado;
2) "A fuga mágica", ou a fuga de Prometeu; 3) "O resgate com ajuda externa"; 4) "A passagem pelo limiar do retorno", ou o retorno ao mundo cotidiano; 5) "Senhor dos dois mundos"; e 6) "Liberdade para viver", a natureza e função da bênção última

21 1) A RECUSA DO RETORNO Gigante entre os homens 2) A FUGA MÁGICA . Apoio para o retorno (emissário) x perseguição durante o retorno (fuga de transformação) 3) O RESGATE COM AUXÍLIO EXTERNO . O mundo vai buscá-lo – ego morre e por meio da graça renasce

22 4) A PASSAGEM PELO LIMIAR DE RETORNO
O reino dos deuses e o nosso são um – multidimensional x bidimensional Isolante entre forças concentradas(seres poderosos) e campo de força inferior do mundo (perigo) Retorno 5) SENHOR DE DOIS MUNDOS(livre trânsito) . Transfiguração de Jesus e Krishna (destino da humanidade e do cosmos diante dos olhos) . Anônimo (monge)

23 6) LIBERDADE PARA VIVER Herói é veículo consciente da Lei, patrono das coisas que estão se tornando (não das que se tornaram), pois ele é. A benção restaura o mundo (redime da culpa de viver) – reconcilia consciência individual e vontade universal – tempo x vida imperecível

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