A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Docente.: Profº Dr. Willian

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Docente.: Profº Dr. Willian"— Transcrição da apresentação:

1 Docente.: Profº Dr. Willian
Fundação Educacional de Andradina FCCA – Faculdade de Ciências Agrárias de Andradina Tripanossomíase Docente.: Profº Dr. Willian Discentes.: Diogo Kodama Lucas Vinícius Maurício Otaviano Mauro Rogério R Gomes Valmir Oliveira

2 Tripanossomíase ou tripanossomose é a designação geral dada a várias doenças de vertebrados causadas por protozoários parasitas do genero Trypanosoma

3 Formas do Tripanossomíase
Cerca de pessoas em 36 países da África subsariana sofrem de tripanossomíase africana que é causada por Trypanosoma brucei gambiense ou Trypanosoma brucei rhodesiense. A outra forma humana da tripanossomíase, chamada doença de Chagas, Tripanossomíase Cruzi

4 Tripanossomíase Africana
A doença do sono, também chamada tripanossomíase africana, é uma doença causada pelo Trypanosoma brucei, que normalmente tem como vetor a mosca tsé-tsé (pertencente ao gênero Glossina) e acomete tanto os homens quanto os animais.

5 Locais de Disseminação

6 O T. brucei é um parasita eucariótico unicelular, possuindo corpo alongado, núcleo central, apenas uma mitocôndria alongada que alberga o cinetoplasto, local onde encontra-se o DNA; possui um flagelo que lhe confere motilidade. Sua membrana celular ondulante, sendo assim em consequência dos movimentos flagelares, é coberta com glicoproteínas que despertam pouca reação imunológica, permitindo que este parasita passe despercebido.

7 Subsequentemente à picada, o parasita irá multiplicar-se localmente por aproximadamente 3 dias, podendo resultar em um inchado edematoso, denominado cancro tripanossômico, que tende a sumir dentro de 3 semanas. Na maior parte dos casos por T. brucei gambiense, não há o aparecimento desse inchaço; já no caso de infecção pelo T. brucei rhodesiense, aproximadamente 50% dos casos há o surgimento do edema. A transmissão também pode ocorrer da mãe para o feto (transmissão vertical, resultando na morte deste); em laboratório, pelo contato com o sangue contaminado; transplante de órgãos de uma pessoa infectada para uma sadia; também pode correr por transfusão sanguínea e contato sexual.

8 Tripanossomo Cruzi No dia 14 de abril de 1909 o cientista Carlos chagas encontrou no sangue de uma menina de dois anos o Tripanossomo Cruzi, a descoberta foi feito na cidade de laxasse em minas gerais, estimasse que exista até hoje 18 milhões de pessoas com essa doença, entre os 100 milhões que possuem a população de risco distribuídos pelos 18 países americanos dos infectados cerca de 20 mil morrem a cada ano, a doença de chagas é provocada pelo tripanossomo cruzi é um parasita da família do tripanossomo africano, a doença do sono, a doença é disseminada por varias famílias de insetos hematófilos e representa uma das principais problemas de saúde da América do Sul.

9 Doença de Chagas ou Tripanossomíase Americana Agente Etiológico – Trypanossoma Cruzi Hospedeiros Vertebrados – Homem, gambás, morcegos, roedores, tatus, tamanduás e macacos Hospedeiros Invertebrados – Triatoma Infestans, Panstrogylus Megistus, Rhodnius Prolixus... (popularmente chamados de barbeiro ou chupanças)

10 Relacionada as más condições habitacionais
Propiciam a multiplicação e presença do “barbeiro” Animais peridomicilio infectados (cães e gatos)

11

12 Tratamentos Diversas drogas vêm sendo testadas em animais e algumas delas têm sido usadas no homem, mas nenhuma consegue suprimir a infecção pelo T.cruzi e promover uma cura definitiva em todos pacientes tratados. Entre as inúmeras drogas testadas, duas têm sido usadas, com cautela e acompanhamento criterioso. São o nifurtimox (Lampit) e o benzonidazol (Rochagan). Estes medicamentos são indicados especialmente nos casos agudos que tenham ocorrido por transmissão natural, por transfusão sanguínea ou acidental, reagudização por qualquer droga ou doença imunossupressora e na prevenção da transmissão por transplantes de órgãos.

13

14 Referências Bibliográficas


Carregar ppt "Docente.: Profº Dr. Willian"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google