A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Malária A malária ou paludismo é uma doença infecciosa aguda ou crônica causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Malária A malária ou paludismo é uma doença infecciosa aguda ou crônica causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada."— Transcrição da apresentação:

1 Malária A malária ou paludismo é uma doença infecciosa aguda ou crônica causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada do mosquito do gênero Anopheles.Anopheles

2 Malária Agente etiológico: Pertence ao gênero Plasmodium Espécies mais importantes: Plasmodium falciparum, vivax, malariae e ovale. Vetor: Anopheles gambiae. Distribuição geográfica: Segundo OMS(1998),40% da população mundial vivem em áreas com risco de infecção cerca de 300 a 500 pessoas se encontravam infectadas. Estima-se que o número de óbitos causados anualmente pela malária seja de 1,5 a 2,7 milhões. No Brasil: 1970 – casos. 1980/90 – casos – casos. Desse total, 99% foram notificados na Bacia Amazônica.

3 Espécies que infectam humanos Plasmodium falciparum : Responsável pela febre terçã malígna, com quadros clínicos em que os acessos febris repetem-se clinicamente com intervalos de 36 a 48horas. Espécie responsável por mais de 90% das mortes por malária. Responsável pela mortalidade de 1,5 milhões de crianças anualmente na África. Plasmodium vivax: Responsável pela febre terçã benigna, com ciclo febril que retorna a cada 48horas. Plasmodium malariae: Causa febre quartã, que se caracteriza pela ocorrência de acessos febris a cada 72horas. Plasmodium ovale - Limitado ao continente Africano, responsável também por outra febre terçã benigna, com acessos febris a cada 48horas.

4 Sintomas e profilaxia Sintomas: Variam conforme a espécie de plasmodium e resistência do paciente, que variam de: Febre, calafrio, cefaléia, delírios, convulsões e outros. No sangue: Anemia, formação de trombos, problemas cardíacos e no sistema nervoso central (SNC). No Baço: Infecção aguda, congesto e de tonalidade escura e esplenomegalia. No Fígado: Hepatomegalia, presença de congesto, mole e liso. Na Medula Óssea: Congesto, presença de eritrócitos parasitados, ativa fagocitose e problemas na produção celular de maneira geral. Profilaxia Combate ao vetor, mosquito Anopheles gambiae.

5 Ciclo de vida

6

7

8 Diagnóstico


Carregar ppt "Malária A malária ou paludismo é uma doença infecciosa aguda ou crônica causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google