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D ESENVOLVIMENTO E G ESTÃO DE P ROJETOS Prof.º Geovane Rinker.

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Apresentação em tema: "D ESENVOLVIMENTO E G ESTÃO DE P ROJETOS Prof.º Geovane Rinker."— Transcrição da apresentação:

1 D ESENVOLVIMENTO E G ESTÃO DE P ROJETOS Prof.º Geovane Rinker

2 V AMOS NOS C ONHECER M ELHOR !!! Escreva em uma folha as seguintes informações: Nome Idade Cidade onde mora Curso O que sou... O que quero ser... Objetivos na disciplina. Objetivos com a conclusão do curso.

3 CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA CARGA HORÁRIA: 60 h/a 10 encontros nas seguintes datas: 18/03/2010 25/03/2010 01/04/2010 08/04/2010 15/04/2010 22/04/2010 29/04/2010 06/05/2010 13/05/2010 20/05/2010

4 C ONHECENDO A D ISCIPLINA – B ASES T ECNOLÓGICAS Esta disciplina não tem por objetivo ensinar a construir diagramas UML ou a aplicar a metodologia PMI de gerência de projetos, mas sim apresentar os benefícios decorrentes da utilização conjunta destas disciplinas em um projeto de desenvolvimento. Os criadores do UML publicaram vários materiais sobre a elaboração dos diagramas, como "UML Referente Guide", "UML User Guide", "Applying Use Cases" e outros, que são as melhores referências no aprendizado do UML. Da mesma forma, existem vários livros de Gestão de Projetos que abordam este assunto de forma acadêmica e didática. O objetivo desta disciplina é mostrar como a metodologia de Gestão de Projetos da PMI junto com o UML pode contribuir para o sucesso dos projetos de desenvolvimento.

5 C ONHECENDO A D ISCIPLINA - C OMPETÊNCIAS - Compreender a importância de se realizar um projeto, do ponto de vista social e privado. - Identificar os tipos de projetos e as aplicações mais adequadas. Descrever as etapas de elaboração de um projeto. - Compreender os diversos aspectos que compõem um projeto. - Analisar os aspectos administrativos e legais. - Avaliar os aspectos mercadológicos. - Estabelecer os aspectos técnicos para execução do projeto. - Estabelecer os aspectos econômico-financeiros. - Compor uma análise quantitativa dos resultados do projeto. - Compor uma análise qualitativa dos resultados do projeto.

6 C ONHECENDO A D ISCIPLINA - H ABILIDADES - Apresentar tipos de projetos mais adequados à necessidade organizacional. - Preparar uma descrição das etapas a serem desenvolvidas na elaboração de um projeto. - Monitorar o cumprimento dos aspectos administrativos e legais necessários. - Realizar um acompanhamento do desenvolvimento dos aspectos mercadológicos. - Realizar um acompanhamento do desenvolvimento dos aspectos técnicos para execução do projeto. - Calcular os aspectos econômico-financeiros necessários para a avaliação de projetos. - Efetuar análise dos critérios quantitativos (pto. de equilíbrio, rentabilidade, lucratividade

7 G ESTÃO DE P ROJETOS Introdução à Gestão de Projetos; Gestão de Escopo/Plano; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Pessoas; Gestão de Comunicação; Gestão de Riscos; Gestão de Qualidade; Gestão de Contratações e Aquisições; Integração do Projeto;

8 I NTRODUÇÃO A G ESTÃO DE P ROJETOS Um projeto é executado por pessoas; Possuem recursos limitados; São planejados, executados e controlados; São temporários e únicos. o Alguns Desafios: Mercado e Tecnologia estão em constante mudanças; Melhor utilização de recursos limitados; Gestão com foco em resultados com prazos determinados.

9 I NTRODUÇÃO A G ESTÃO DE P ROJETOS O que origina um projeto? O que é um Projeto? Um projeto é um esforço temporário para a criação de um produto único. Exemplos: Lançamento de um novo produto; Mudanças Organizacionais; Construção de um prédio; Implantação de um novo sistema; Campanha Política. Situação Desejada Como chegar?

10 Q UAL O CONCEITO DE P ROJETO ? Projeto é um conjunto não repetitivo de atividades correlacionadas que mediante a combinação temporária de recursos, têm por finalidade alcançar um objetivo pré-determinado num prazo definido e com recursos limitados.

11 O UTROS C ONCEITOS Conjunto total de informações que subsidia o desenvolvimento do planejamento do projeto: Informações (dados, características, etc...); Restrições (recursos financeiros, prazos, etc...); Premissas (hipóteses adotadas como verdadeiras). Ciclo de Vida do Projeto (fases): Conceitual, Estruturação, Implantação e Finalização.

12 G ESTÃO DE E SCOPO Envolve os processos necessários a garantir que o projeto tenha seus objetivos definidos; Avalia possibilidades; Conjunto de atividades que devem ser realizadas para se atingir o resultado final do projeto, define também os limites de atuação; A definição do escopo confirma o entendimento comum do projeto entre os envolvidos;

13 E SCOPO - P RINCIPAIS P ROCESSOS Inicialização: Reconhecer formalmente que um novo projeto existe; Planejamento de Escopo: Descrição formal de todos os trabalhos que deverão ser realizados para que se obtenha o produto do projeto; Decomposição do Escopo: Subdividir o trabalho a ser realizado no projeto em componentes menores, mais facilmente gerenciáveis; Verificação do Escopo: Formalizar a aceitação do escopo do projeto pelos principais envolvidos no projeto, tais como patrocinador e o cliente; Controle de Modificação do Escopo: Já que as mudanças são inevitáveis, devemos controlar o processo de mudanças.

14 G ESTÃO DE P RAZOS Garanti que as atividades do projeto sejam executadas nos prazos planejados, tanto em termos de duração quanto em termos de datas.

15 G ESTÃO DE P RAZOS - P RINCIPAIS P ROCESSOS o Identificar e documentar atividades. o Identificar a ordenação de atividades para execução do projeto; o Estimativa de Recurso e Duração das Atividades: o Desenvolvimento do Cronograma - determinar as datas de início e de término de cada uma das atividades do projeto; o Monitorar o progresso das atividades, identificar desvios entre real X planejado.

16 P OR QUE OS P ROJETOS A TRASAM ? 1. Planejamento Insuficiente; 2. Plano não realista; 3. Escopo do projeto subestimado; 4. Alterações dos requisitos pelos clientes; 5. Incapacidade de controlar o progresso; 6. Incapacidade de detectar problemas com antecedência; 7. Número insuficiente de verificações; 8. Complexidade técnica; 9. Mudanças de prioridades; 10.Falta de Comprometimento da Equipe; 11.Grupos de Suporte não Cooperativos; 12.Espírito de Equipe em baixa; 13.Pessoal não Qualificado.

17 G ESTÃO DE C USTOS o Envolve os processos necessários a garantir que o projeto seja concluído dentro do seu orçamento aprovado; o Focaliza os custos dos recursos necessários para desenvolver as atividades do escopo do projeto; o Considera também o efeito das decisões tomadas ao longo do projeto, no custo do ciclo de vida do produto do projeto.

18 G ESTÃO DE C USTOS Estimativas de Custos: Previsão de Custos é uma previsão dos custos mais prováveis a serem incorridos na implantação de um projeto; Orçamento: Associa valores aos diversos elementos do projeto, em seus respectivos prazos de realização; estabelece a referência de valores no tempo usualmente representada através de uma curva S ($ x t), que é utilizada para monitorar e aferir o desempenho de custo;

19 G ESTÃO DE P ESSOAS o Processos voltados a obtenção dos melhores resultados das pessoas envolvidas no projeto;

20 G ESTÃO DE C OMUNICAÇÃO Garantir que as informações do projeto, serão geradas, coletadas, distribuídase armazenadas de maneira apropriada e no tempo correto; Todos os envolvidos no projeto devem estar preparados para receber e transmitir informações na ‘linguagem’ do projeto e devem entender como as comunicações em que estão individualmente envolvidos, afetam o projeto como um todo.

21 G ESTÃO DA C OMUNICAÇÃO – P RINCIPAIS P ROCESSOS Planejamento da Comunicação: Determinar as diferentes necessidades de informação dos diversos envolvidos no projeto: Quem necessita da informação; O que necessita saber; Quando necessita da informação; Como necessita da informação. Distribuição de Informações: Disponibilizar as informações necessárias aos diversos envolvidos no projeto, de forma conveniente, no devido prazo, e caso necessário responder às eventuais novas necessidades de informação.

22 G ESTÃO DA C OMUNICAÇÃO – P RINCIPAIS P ROCESSOS Análise de Desempenho: Coletar, organizar e comparar as informações obtidas e apresentar os resultados das análises realizadas. Neste processo deverá conter informações de: Escopo; Prazo; Custos; Qualidade; Contratações; Riscos. Encerramento Administrativo: Verificar e documentar os resultados do projeto, para formalizar a aceitação do produto do projeto pelos patrocinadores, clientes, etc... E também deve garantir os registros das posições finais do projeto para a análise do sucesso e da efetividade do projeto e o arquivamento dessas informações para uso futuro.

23 G ESTÃO DE R ISCOS o Identificar, analisar e responder aos riscos do projeto; o Risco e incerteza caracterizam situações onde há chance de ocorrer desvios do resultado esperado ou planejado; o Riscos são situações de desvio planejado, em que se consegue prever o resultado e associar a ele uma probabilidade de ocorrência estimada; o Incertezas são situações prováveis de desvio do planejado, em que não se consegue prever o resultado e nem estimar sua probabilidade de ocorrência.

24 G ESTÃO DE R ISCOS o Risco, Ameaça, Oportunidade e Incerteza: o Risco > Envolve resultados quantificáveis, que podem ser associados à probabilidade de ocorrência; o Ameaça > representa a possibilidade de perdas, danos ou resultados aquém dos esperados; o Oportunidade > representa a possibilidade de ganhos e resultados além dos esperados; o Incerteza > Envolve resultados não qualificáveis, imprevisíveis e imponderáveis.

25 G ESTÃO DE R ISCOS – P RINCIPAIS P ROCESSOS o Determinar quais riscos podem afetar o projeto e documentar as características de cada um e é um processo realizado ciclicamente ao longo do projeto e não apenas uma vez no início do projeto. o Avaliar os riscos e suas interações para estimar a amplitude das possíveis conseqüências e determina quais eventos de risco merecem resposta (reação).

26 G ESTÃO DE R ISCOS – P RINCIPAIS P ROCESSOS o Definir as ações necessárias para aproveitar as oportunidades e para responder às ameaças. o Executar o Plano de Gestão dos Riscos de modo a responder aos eventos de risco ao longo do desenvolvimento do projeto. o Sabemos que nem mesmo a análise mais detalhada pode identificar todos os riscos e portanto, o Plano de Gestão de Risco deve ser organizado e revisto continuamente.

27 G ESTÃO D A Q UALIDADE o Envolve os processos necessários a garantir que o projeto irá satisfazer às necessidades para as quais foi criado, incluem-se ai todas as atividades da gestão geral que determinam a política da qualidade. Qualidade da Gestão do Projeto; Qualidade do Produto do Projeto.

28 G ESTÃO DA Q UALIDADE – P RINCIPAIS P ROCESSOS Planejamento da Qualidade: Identifica quais padrões de qualidade são aplicáveis para o projeto e determina como satisfazer a estes padrões, pois o principal benefício do atendimento aos requisitos de qualidade é a redução de re-trabalho. Garantia da Qualidade: Conjunto de atividades planejadas e implementadas no âmbito do Sistema da Qualidade, para proporcionar confiança de que o projeto irá satisfazer aos padrões de qualidade aplicáveis e deve ser realizado continuamente ao longo do projeto. Controle da Qualidade: Este processo monitora resultados específicos do projeto, quanto aos resultados da gestão do projeto (prazos, custos, etc...) e também é contínuo.

29 G ESTÃO C ONTRATAÇÕES, A QUISIÇÕES E S UPRIMENTOS Envolve os processos necessários a obter bens e serviços de fora da organização executora, para atender às necessidades do projeto e o contratado num projeto trata o seu fornecimento também como um projeto.

30 G ESTÃO C ONTRATAÇÕES E A QUISIÇÕES – P RINCIPAIS P ROCESSOS o O que comprar; o Se comprar; o Quanto comprar; o Quando comprar; o Como comprar. o Define a política e a estratégia de aquisições em relação aos recursos disponíveis, prazos, tecnologia, riscos, prioridades técnicas e econômicas, estrutura de gerenciamento, entre outros.


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