A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Empreendedorismo no Varejo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Empreendedorismo no Varejo"— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo no Varejo
Realização Patrocínadores André Lucena 7 Dicas para um e-commerce de sucesso

2 Mercado de e-commerce Porque investir ...

3 E-commerce Processo de compra e venda de produtos e serviços online. Além de catálogos, carrinhos e meios de pagamento, ele também inclui logística, contabilidade, gerenciamento de cadeias de suprimentos e, finalmente, o marketing digital.

4 Variações B2C – www.americanas.com.br B2B – www.comprekluber.com.br
C2C – Compra Coletiva – Clube de compra –

5 Crescimento 24,4% (Previsão) Crescimento 20,3%

6

7

8

9

10 79% R$390 Milhões (previsão) 117%

11 estruturação do e-commerce

12 Estabelecimento Comercial

13 Loja Virtual

14 7 dicas para um e-commerce de sucesso

15 7 dicas Elaboração de um BP – Business Plan
Escolha de uma plataforma adequada ao crescimento Investir no layout (vitrine) Definir o intermediador de pagamento Trabalhar a gestão operacional da loja Investir no atendimento ao cliente Investir em Marketing digital

16 1. BP – Business Plan Objetivos e metas a curto, médio e longo prazo
Produto comercializado (pesquisa de mercado) – cauda longa Diferencial junto aos concorrentes Investimento necessário Tempo disponível para administração Conhecimento sobre varejo Conhecimento sobre e-commerce

17

18 Investimentos na plataforma
Investimento inicial Configuração inicial da plataforma (Setup) Layout / Design Recursos e extensões Integrações Investimentos em Marketing Ad Words marketing Campanhas de marketing

19 Investimentos na plataforma
Custos Operacionais Mensalidade da plataforma Gestão da loja (estoque, compra de produtos, finanças, entrega dos pedidos, cobrança e outros) Atendimento (SAC , suporte e outros) Custos Variáveis Pageviews Meio de pagamento % sobre faturamento

20 2. Tipos de plataformas Pronta ou on Demand
É uma plataformas SaaS (Software as a service). Toda infraestrutura da loja virtual é de responsabilidade do fornecedor do software. A gestão é do Lojista Proprietária ou customizada É uma plataforma desenvolvida para grandes empresas que necessitam de sistemas com alto nível de personalização e optaram por ter todo o controle da loja, incluindo a infraestrutura. Open Source ou código aberto É uma plataforma em que os códigos são abertos, podem ser utilizados e alterados por um programador. Variam por linguagem e tecnologia.

21 2. Tipos de Plataforma Pronta (SaaS) Proprietária Open Source

22

23

24 3. Investir no layout (vitrine)
“Interface com o cliente.” Esse será seu vendedor. Simpático e eficiente como em uma loja física. Usabilidade O usuário é o centro de tudo Navegabilidade Poucos cliques Informações necessárias sempre à mão Sequência lógica Design visual Design aplicado na comunicação Utiliza canal visual para transmissão de mensagens

25 UX e Usabilidade User Experience Design (UX) + Usabilidade tratam de melhorias na experiência dos usuários finais com sites, apps e outros canais eletrônicos, com impacto significativo em conversões e no faturamento das lojas de E-Commerce Sites com design e usabilidade ruins não geram vendas, seja por dificuldade no uso, seja porque os usuários acham a experiência desagradável, indo para outras lojas; por outro lado, sites com boas experiências são acessados diretamente, sem o usuário ir primeiro a um engenho de buscas, e convertem mais vendas oferecendo navegação lógica e design agradável User Experience Design trata do desenho da experiência do usuário nos diversos canais eletrônicos (mapas, wireframes, design, interatividade), enquanto usabilidade aplica boas práticas, valida e executa testes com usuários reais sobre os resultados de UX, propondo correções e melhorias

26

27

28 4. Definir o intermediador de pagamento
Acquirer + Bancos Gateway Facilitador

29 5. Trabalhar a gestão operacional
Gerenciar o backoffice Gerenciar estoque de produtos e categorias Gerenciar preços e promoções Criar fluxo de processamento de pedidos Processo de logística e logística reversa (troca de mercadorias) Integrações com outras plataformas (Erp, Mercado Livre e Fretes)

30 6. Investir no atendimento ao cliente
Atendimento ao Cliente ou “Customer Service” é a disciplina que ajuda clientes e prospects a responder suas questões e obter suporte, seja com relação ao processo de venda e entrega, seja com relação ao uso de produtos e serviços É fundamental para o E-Commerce, pois clientes e prospects sem atendimento podem ir a um concorrente muito facilmente. É executada por toda uma indústria de serviços, que inclui profissionais, empresas, infraestrutura e processos Usa canais como telefone, , Web, mídias sociais, comunidades e fóruns de discussão. Normalmente é implementada por uma combinação de profissionais e departamentos internos e/ou empresas profissionais e departamentos internos e/ou empresas desafios na consistência dos serviços

31

32

33 7. Investir em Marketing digital
O marketing digital engloba a prática de promover produtos ou serviços através da utilização de canais de distribuição eletrônicos para chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

34

35

36 Como o consumidor compra
Fonte: ebit

37 Termos Tíquete médio  valor médio de compras de uma loja (faturamento/n° de pedidos aprovados) Visitantes únicos  número de visitantes não duplicados (contados somente uma vez) no seu site durante um período específico. Taxa de conversão  percentual do n° total de pedidos aprovados / n° de visitantes únicos Pageviews ou impressions  páginas carregadas CPC  custo por clique ROI  Faturamento / Custo de mídia Mais Termos:

38 Ações de marketing Marketing de conteúdo  blog
Marketing nas mídias sociais  facebook, linkedIN e Youtube Marketing viral  técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares à extensão de uma epidemia. marketing Publicidade on line  banners, podcasts e videocasts Pesquisa on line  informações sobre sites, midias sociais, blogs, foruns relacionados a algum assunto. Monitoramento  Google analytics

39 SEO – Search Engine Optimization
Search Engine Optimization é a disciplina que permite que páginas de produtos tenham boa visibilidade em engenhos de busca como Google, Bing, Yahoo! e outros Isso envolve a identificação de palavras-chave (as palavras que as pessoas usam quando pesquisam um produto ou categoria na Internet), o desenvolvimento de páginas e conteúdos otimizados para as buscas mais comuns Finalmente, envolve uma série de técnicas para que o site fique compatível e otimizado dentro das boas práticas ditadas pelos engenhos de busca, para evitar perda de ranking, o uso repetitivo e artificial de palavras-chave em textos, páginas com textos repetidos e páginas com tempo de carga lento

40 SEM - Search Engine Marketing
Search Engine Marketing (SEM) ou Pay-Per-Click Marketing (PPC) é a disciplina que rege a compra e a criação de anúncios em engenhos de busca como o Google; práticas mais sofisticadas também incluem a estratégia de compra de anúncios e cliques em Engenhos de Comparação de Preços e a compra de anúncios em geradores de tráfego como outlets e shoppings virtuais Como esse tipo de anuncio é leiloado (quem paga mais garante a exibição em posições melhores, quem paga menos nem mesmo consegue exibição), a disciplina envolve inteligência para selecionar palavras-chave e lances de leilão (“bids”) que gerem o melhor custo benefício

41 Marketing Marketing é a disciplina que trata de aumentar vendas e melhorar o valor do cliente a longo prazo através do uso de mensagens de Depois de SEO/SEM é a disciplina mais importante para a geração de vendas no E-Commerce, podendo ser usado em todos os pontos do ciclo de conversão Implementação de sofisticadas réguas de relacionamento, combinando o ponto do consumidor no funil de conversão, seu relacionamento de longo prazo, evento e ações nos canais digitais para disparar s personalizados e de alta eficiência;

42 Web Analytics e BI “Web Analytics” e “Business Intelligence” lidam com a análise de dados de navegação do usuário (“Analytics”) e de indicadores de negócios (“BI”), para otimizar todos os aspectos do comércio eletrônico A combinação das duas disciplinas permite que se encontrem oportunidades de melhoria continua, que são aplicadas a UX, Usabilidade, Mix de Marketing, Preços, Logística, Processos e outras disciplinas, de Marketing ou não São praticadas por profissionais especializados usando grandes massas de dados e ferramentas dedicadas, e têm uma relação muito próxima com a disciplina de Otimização de Conversões

43

44

45 Social Media Social Media se tornou o termo guarda-chuva para incluir redes sociais, comunidades online e as práticas de Marketing relacionadas com esses canais A disciplina envolve acompanhar e juntar-se a conversas espontâneas sobre marcas, produtos e serviços, trabalhando consumidores em relações diretas ou através de influenciadores Um trabalho importante é cuidar de comentários negativos e reclamações, e encorajar comentários positivos e o compartilhamento de experiências com marcas Isso não se limita aos líderes Facebook e Twitter; sites como LinkedIn (para B2B), Yahoo! Respostas, comentários em blogs, fóruns verticais como o HTForum (para eletrônicos de consumo) e até mesmo reviews nas próprias lojas e redes de reclamações como o ReclameAqui são canais importantes em uma estratégia de Social Media

46 Empreendedorismo no Varejo
Realização Patrocínadores Obrigado! André Lucena


Carregar ppt "Empreendedorismo no Varejo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google