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PublicouAlessandra Carrilho Azenha Alterado mais de 8 anos atrás
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TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula 7 1 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com
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Agenda Lógica de programação de computadores e algoritmos - Continuação. UML Fluxograma Pseudocódigo para representar algoritmos – Portugol 2 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com
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Lógica de programação de computadores e algoritmos - Continuação UML – Unified Modeling Language É uma notação que pode gerar uma representação pictórica de um algoritmo. Ela oculta todos os detalhes de uma algoritmo, tentando apresenta-lo como uma grande figura demonstrando como o algoritmo flui do inicio ao fim. Veremos apenas a representação mais simples das três construções básicas para criar-se um algoritmo usando UML visto que essa notação e vasta e rica em detalhes e o uso dos mesmos não é nosso foco. 3 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com
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Lógica de programação de computadores e algoritmos - Continuação 4 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com
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Lógica de programação de computadores e algoritmos - Continuação Fluxograma – Ferramentas de representação gráfica do processo, possui vários tipos e grau de complexidade, de acordo com o objetivo a que se destinam. Demonstram a sequencia operacional do desenvolvimento de um processo, o trabalho que esta sendo realizado e como a informação flui entre os participantes do processo. 5 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com
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Lógica de programação de computadores e algoritmos - Continuação O fluxograma possibilita : Definição e documentação de processos Preparação para aperfeiçoamento de processos Identificação de atividades criticas de processos Conhecimento da sequencia e encadeamento das atividades de um processo dando uma visão do fluxo do processo, provendo esclarecimentos. 6 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com
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Lógica de programação de computadores e algoritmos - Continuação Fluxograma padrão ANSI (American National Standandards Institute) Simbologia : 1 -utilizado quando o fluxograma não cabe em uma única página. 7 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com
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Lógica de programação de computadores e algoritmos - Continuação Fluxograma padrão ANSI – Considerações para criação : Deve começar e terminar com uso de terminais : Deve ser construído sempre de cima para baixo e da esquerda para a direita 8 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com INÍCIO FIM
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Lógica de programação de computadores e algoritmos - Continuação Fluxograma padrão ANSI – Considerações para criação – cont. : Operação/ Atividade Nome da atividade = verbo + objeto Exemplos Montar Computador Recebe pedido cliente Paga divida 9 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com Nome da atividade
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Lógica de programação de computadores e algoritmos - Continuação Fluxograma padrão ANSI – Considerações para criação – cont. : Decisão Conector de situação : Usar de uma pagina para outra Quando não couber 10 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com Pergunta ? NÃO SIM 1 1
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O Fluxograma pode salvar sua vida ! 11 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com
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Portugol Para aprendermos a programar um passo necessário é aprendermos o raciocínio da programação Uma linguagem de programação tem intenção de servir de veiculo para expressão de raciocínio algorítmico e execução automática de um algoritmo. 12 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com Lógica de programação de computadores e algoritmos - Continuação
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Portugol – cont. Para fazermos a transição do algoritmo para o programa, uma das ferramentas usada é o portugol, uma pseudolinguagem de programação (simbiose do português com o ALGOL e PASCAL - Guimaraes Lages, 1994) O objetivo é obter uma notação formal para ser usada na definição, criação e documentação de um programa. 13 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com Lógica de programação de computadores e algoritmos - Continuação
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Portugol – cont. A ideia é permitir que um conjunto básico de primitivas seja possível ao projetista pensar no problema e não na maquina que vai executar o algoritmo. Toda linguagem obedece a uma sintaxe (forma) e semântica (conteudo) 14 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com Lógica de programação de computadores e algoritmos - Continuação
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Portugol – cont. Identificador – A, B1, BCD3, A4, contador, etc.; composto por letras e números Declaração de variáveis – tipos Básicos Inteiros – Qualquer numero inteiro (-5,0,235) Real - qualquer numero real, negativo ou positivo Caracter – qualquer conjunto de caracateres alfanumericos Lógico – Falso ou verdadeiro. Continua...... 15 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com Lógica de programação de computadores e algoritmos - Continuação
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Bibliografia 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com 16 BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1FOROUZAN, Behrouz; MOSHARRAF, Firouz. Fundamentos da Ciência da Computação. 2ª Edição. São Paulo: Cengage, 2011. 2 PERES, Fernando Eduardo; FEDELI, Ricardo Daniel; POLLONI, Enrico G. F. Introdução à Ciência da Computação. 2ª Edição. São Paulo: Cengage Learning: 2010. 3STALLINGS, Willian. Arquitetura e Organização de Computadores. 8º edição. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2010. BIBLIOGRIA COMPLEMENTAR 1DALE, Nell; LEWIS, John. Ciência da Computação. N4ª Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2010. 2FLYNN, Ida; MCHOES, Ann Mclver. Introdução aos Sistemas Operacionais. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 3MAIA, Luiz Paulo. Arquitetura de redes de computadores. 1ª Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 4STUART, Brian L. Princípios de Sistemas Operacionais – Projetos e Aplicações. 1ª Edição. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 5TANENBAUM, Andrew S. Organização Estruturada de Computadores. 5ª Edição. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2007.
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