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SUBMÓDULO V PORTUGUÊS BÁSICO.

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1 SUBMÓDULO V PORTUGUÊS BÁSICO

2 SUBMÓDULO V PORTUGUÊS BÁSICO
UNIDADES CARGA HORÁRIA Unidade 1 – Sintaxe 4 Unidade 2 – Classificação das Palavras Unidade 3 – Ortografia

3 UNIDADE I – SINTAXE O que é Sintaxe?
A sintaxe é a parte da gramática que usa a combinação de palavras, regras de concordância e outros elementos, para dar sentido a uma palavra ou a um conjunto de palavras.

4 OBJETIVOS UNIDADE I – SINTAXE
Identificar e classificar os termos da oração. • Estudar as relações que interligam cada um dos elementos de um texto, na procura da concordância correta. • Perceber os mecanismos usados para estruturar um texto, na busca pela interpretação correta.

5 UNIDADE I – SINTAXE Oração: Frase, ou membro de frase, que contém um verbo. Frase: Construção que tenha sentido completo, formada por uma ou mais palavras, com ou sem verbo; ou por uma ou mais orações. Período: Frase que contém uma ou mais orações.

6 UNIDADE I – SINTAXE CONCORDÂNCIA VERBAL X NOMINAL
Concordância Verbal: “Combinação” do sujeito com o verbo. Variações: número (singular ou plural). Exceções: HAVER e FAZER. Concordância Nominal: “Combinação” entre o nome (substantivo) e seus qualificadores / caracterizadores (artigo, pronome, numeral, adjetivo). Variações: número (singular ou plural) e gênero (masculino ou feminino).

7 UNIDADE I – SINTAXE REGÊNCIA VERBAL X NOMINAL
Regência Verbal: Subordinação entre verbo e seus complementos (objeto direto, objeto indireto, adjunto adverbial). Regência Nominal: Subordinação entre nome (substantivo, adjetivo, advérbio) e seus complementos. Obs.: sempre exige uma preposição.

8 TRANSITIVIDADE VERBAL
UNIDADE I – SINTAXE TRANSITIVIDADE VERBAL Verbo Complemento Verbal Transitivo Direto Objeto Direto (sem preposição) Transitivo Indireto Objeto Indireto (com preposição) Intransitivo Sem complemento ou com Adjunto Adverbial

9 UNIDADE I – SINTAXE ANÁLISE SINTÁTICA
Sujeito: Termo a que o verbo se refere, com o qual concorda – “Quem?” Predicado: O que se diz do sujeito. Sempre contém o verbo. Objeto Direto: Complementar verbo transitivo direto (sem preposição) – “O quê?”

10 UNIDADE I – SINTAXE ANÁLISE SINTÁTICA
Objeto Indireto: Complementar verbo transitivo indireto (com preposição) – “Em quem? Pelo quê? De quê?” Predicativo: Caracterizar sujeito ou objeto. Sempre com verbo de ligação. Complemento Nominal: Complementar substantivo, adjetivo, advérbio. Sempre com preposição.

11 UNIDADE I – SINTAXE ANÁLISE SINTÁTICA
Adjunto Adnominal: Qualificar / caracterizar substantivo (sem verbo). Pode ser adjetivo, numeral, pronome, artigo. Adjunto Adverbial: Advérbio que caracteriza verbo, adjetivo ou outro advérbio. Aposto: Termo que explica / especifica outro termo da oração. Vocativo: Termo para chamar, alertar, invocar etc.

12 UNIDADE I – SINTAXE POSIÇÃO DOS TERMOS DA ORAÇÃO Ordem Direta:
Sujeito – Verbo – Complemento – Adjunto Adverbial. Ordem Indireta: Inversão da ordem, para dar ênfase ou outro propósito.

13 UNIDADE I – SINTAXE Perceber as construções intencionais, que procuram ênfase, ou humor, ou espírito crítico, traz a chave para desvendar os encantos da arte literária.

14 UNIDADE II – CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
OBJETIVOS Identificar a classe de cada palavra. Conhecer as palavras variáveis e as invariáveis.

15 UNIDADE II – CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
CLASSES GRAMATICAIS As palavras podem ser agrupadas em dez classes básicas, de acordo com suas propriedades e funções comuns.

16 UNIDADE II – CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
CLASSES GRAMATICAIS Substantivo: Nomear ou denominar seres, estados, qualidades, ações. Adjetivo: Caracterizar, qualificar, quantificar um substantivo. Artigo: o, a, os, as, um, uns, uma, umas.

17 UNIDADE II – CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
CLASSES GRAMATICAIS Pronome: Representar, substituir ou acompanhar um substantivo. Pronome Pessoal do Caso Reto Pronome Pessoal do Caso Oblíquo Pronome de Tratamento

18 UNIDADE II – CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
CLASSES GRAMATICAIS Numeral: Indicar quantidade exata, ordem, conjunto de pessoas ou coisas. Verbo: Indicar ação, estado ou fenômeno da natureza. Tempo Verbal Modo Verbal Forma Verbal

19 UNIDADE II – CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
CLASSES GRAMATICAIS Advérbio: Indicar tempo, modo, lugar, causa, intensidade, dúvida, negação etc. Preposição: Fazer a ligação entre dois termos da oração. Conjunção: Coordenar palavras de uma oração, ou orações dentro de uma frase.

20 UNIDADE II – CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
CLASSES GRAMATICAIS Interjeição: Expressar emoção, ordem, apelo, sensação.

21 UNIDADE II – CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
PALAVRAS VARIÁVEIS X INVARIÁVEIS As palavras também podem ser estudadas do ponto de vista da concordância. Assim, podemos agrupá-las em palavras variáveis e invariáveis.

22 UNIDADE II – CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
PALAVRAS VARIÁVEIS X INVARIÁVEIS Palavras Variáveis: Podem ser flexionadas. Flexão de Gênero Flexão de Número Flexão de Grau Palavras Invariáveis: Não se flexionam.

23 UNIDADE II – CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
Só conseguiremos fazer uso dos recursos de nossa língua, em toda a sua plenitude, quando dominarmos suas regras básicas.

24 UNIDADE III – ORTOGRAFIA
O que é Ortografia? É o conjunto de regras da gramática que versa sobre a escrita correta das palavras.

25 UNIDADE III – ORTOGRAFIA NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo no 54, de 18 de abril de 1995.

26 UNIDADE III – ORTOGRAFIA
OBJETIVOS Entender as novas regras de acentuação. Tomar conhecimento das novas regras de uso do hífen. Aprender as principais regras de pontuação.

27 UNIDADE III – ORTOGRAFIA
O que é Sílaba? Sílaba é a vogal ou conjunto de letras que se pronunciam de uma só vez.

28 UNIDADE III – ORTOGRAFIA
Átona: Vogal, sílaba ou palavra sem acento tônico. Tônica: Vogal ou sílaba pronunciada com mais intensidade dentro de um vocábulo. Ditongo: Duas vogais na mesma sílaba. Hiato: Duas vogais contíguas em sílabas diferentes.

29 UNIDADE III – ORTOGRAFIA
ACENTUAÇÃO Palavra Como distinguir? Oxítona Sílaba tônica é a última. Paroxítona Sílaba tônica é a penúltima. Proparoxítona Sílaba tônica é a antepenúltima.

30 UNIDADE III – ORTOGRAFIA
ACENTUAÇÃO – Oxítonos Monossílabos tônicos e os oxítonos terminados em a(s), e(s), o(s), em, ens. Ditongos éi, éu e ói de monossílabos tônicos e das palavras oxítonas.

31 UNIDADE III – ORTOGRAFIA
ACENTUAÇÃO – Paroxítonos Paroxítonos terminados em ã(s). Paroxítonos terminados em ditongo, seguidos ou não de m ou s. Paroxítonos terminados em l, n, r, x, ps. Paroxítonos terminados em i(s), um, uns, us.

32 UNIDADE III – ORTOGRAFIA
ACENTUAÇÃO – Proparoxítonos TODOS os proparoxítonos são acentuados.

33 UNIDADE III – ORTOGRAFIA
ACENTUAÇÃO – Regras Especiais Hiatos Acentos Diferenciais Acentos Graves

34 UNIDADE III – ORTOGRAFIA
O trema foi suprimido! O acento em palavras com sufixo iniciados por “z” foi suprimido! O acento em advérbios terminados em “mente” foi suprimido! O acento diferencial foi suprimido! O acento em “oo” e “ee” foi suprimido!

35 UNIDADE III – ORTOGRAFIA
HÍFEN – Palavras Compostas Palavras não têm formas de ligação entre si; e são substantivos, adjetivos, numerais ou verbos. O 1º elemento pode estar em forma reduzida. Topônimos iniciados por grã ou grão; ou iniciados por verbos; ou com elementos ligados por artigo. Designam espécies botânicas ou zoológicas.

36 UNIDADE III – ORTOGRAFIA
HÍFEN – Palavras Compostas Compostas com os advérbios bem ou mal, sendo que o 2º elemento deve começar com vogal ou h; e os dois elementos devem ligar-se formando um conjunto de sentido próprio. Compostas com os elementos além, aquém, recém, sem.

37 UNIDADE III – ORTOGRAFIA
HÍFEN – Palavras Compostas SEMPRE que houver um Encadeamento Vocabular.

38 UNIDADE III – ORTOGRAFIA
HÍFEN – Prefixos e Falsos Prefixos O 2º elemento começa por h. O 2º elemento começa com a mesma vogal com que terminou o 1º. Os prefixos circum e pan formam palavras onde o segundo elemento começa por vogal, m, n ou h.

39 UNIDADE III – ORTOGRAFIA
HÍFEN – Prefixos e Falsos Prefixos Os prefixos inter, hiper, super e nuper formam-se com elementos iniciados por r ou h. Os prefixos pró, pré, e pós são tônicos. Os prefixos ab, ob, sob e sub se ligam a elementos iniciados por b, h e r.

40 UNIDADE III – ORTOGRAFIA
HÍFEN – Prefixos e Falsos Prefixos O prefixo ad forma-se com elementos iniciados por d, h, e r. SEMPRE que se tratar dos prefixos ex (no sentido de estado anterior ou cessamento), sota, soto, vice e vizo.

41 UNIDADE III – ORTOGRAFIA
HÍFEN – Sufixos Os sufixos são de origem tupi-guarani e a terminação do 1º elemento é uma vogal acentuada. Os sufixos são de origem tupi-guarani e a pronúncia exige a distinção gráfica dos dois elementos constituintes.

42 UNIDADE III – ORTOGRAFIA
PONTUAÇÃO – Vírgula Marcar as inversões da ordem direta. Marcar intercalações que interrompem a ordem natural da frase. Marcar a omissão do verbo já anunciado.

43 UNIDADE III – ORTOGRAFIA
PONTUAÇÃO – Vírgula Separar termos e orações de mesma função sintática em sequência, coordenados. Para separar os termos denominados apostos. Para separar os termos denominados vocativos.

44 UNIDADE III – ORTOGRAFIA
Nunca pôr vírgula entre o sujeito e o verbo. Nunca pôr vírgula entre o verbo e seu complemento.

45 UNIDADE III – ORTOGRAFIA
PONTUAÇÃO – Ponto Final e outros pontos Ponto Final: é usado no final da frase e indica pausa total. Pontos de Interrogação e Exclamação: formulam perguntas ou expressam emoções variadas.

46 UNIDADE III – ORTOGRAFIA
Aprendemos tópicos importantes do chamado Novo Acordo da Língua Portuguesa. Sabemos que Ortografia é um tema infinitamente extenso. Portanto, não se esqueça do mais importante: LER, LER E LER !!!


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