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BRASIL NO SÉCULO XIX VINDA DA FAMÍLIA REAL INDEPENDÊNCIA

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Apresentação em tema: "BRASIL NO SÉCULO XIX VINDA DA FAMÍLIA REAL INDEPENDÊNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 BRASIL NO SÉCULO XIX VINDA DA FAMÍLIA REAL INDEPENDÊNCIA

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3 Vinda da Família Real esteve ligada à conjuntura europeia do início do século XIX Napoleão X Inglaterra X Portugal Bloqueio Continental Convenção Secreta

4 (UNESP/SP – 2011) Artigo 5.º — O comércio de mercadorias inglesas é proibido, e qualquer mercadoria pertencente à Inglaterra, ou proveniente de suas fábricas e de suas colônias é declarada boa presa. (...) Artigo 7.º — Nenhuma embarcação vinda diretamente da Inglaterra ou das colônias inglesas, ou lá tendo estado, desde a publicação do presente decreto, será recebida em porto algum. Artigo 8.º — Qualquer embarcação que, por meio de uma declaração, transgredir a disposição acima, será apresada e o navio e sua carga serão confiscados como se fossem propriedade inglesa. (Excerto do Bloqueio Continental, Napoleão Bonaparte. Citado por Kátia M. de Queirós Mattoso. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea ( ), 1977.) Esses artigos do Bloqueio Continental, decretado pelo Imperador da França em 1806, permitem notar a disposição francesa de a) estimular a autonomia das colônias inglesas na América, que passariam a depender mais de seu comércio interno. b) impedir a Inglaterra de negociar com a França uma nova legislação para o comércio na Europa e nas áreas coloniais. c) provocar a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, por meio da ocupação militar da Península Ibérica. d) ampliar a ação de corsários ingleses no norte do Oceano Atlântico e ampliar a hegemonia francesa nos mares europeus. e) debilitar economicamente a Inglaterra, então em processo de industrialização, limitando seu comércio com o restante da Europa.

5 (UNESP/SP – 2011) Artigo 5.º — O comércio de mercadorias inglesas é proibido, e qualquer mercadoria pertencente à Inglaterra, ou proveniente de suas fábricas e de suas colônias é declarada boa presa. (...) Artigo 7.º — Nenhuma embarcação vinda diretamente da Inglaterra ou das colônias inglesas, ou lá tendo estado, desde a publicação do presente decreto, será recebida em porto algum. Artigo 8.º — Qualquer embarcação que, por meio de uma declaração, transgredir a disposição acima, será apresada e o navio e sua carga serão confiscados como se fossem propriedade inglesa. (Excerto do Bloqueio Continental, Napoleão Bonaparte. Citado por Kátia M. de Queirós Mattoso. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea ( ), 1977.) Esses artigos do Bloqueio Continental, decretado pelo Imperador da França em 1806, permitem notar a disposição francesa de a) estimular a autonomia das colônias inglesas na América, que passariam a depender mais de seu comércio interno. b) impedir a Inglaterra de negociar com a França uma nova legislação para o comércio na Europa e nas áreas coloniais. c) provocar a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, por meio da ocupação militar da Península Ibérica. d) ampliar a ação de corsários ingleses no norte do Oceano Atlântico e ampliar a hegemonia francesa nos mares europeus. e) debilitar economicamente a Inglaterra, então em processo de industrialização, limitando seu comércio com o restante da Europa.

6 RUPTURA DO “PACTO COLONIAL”
D. João abre os portos às nações amigas - revogação da proibição de produção manufatureira - tratados: COMÉRCIO E NAVEGAÇÃO: mercadorias inglesas: 15% ad valorem ingleses podem atuar no comércio interno ALIANÇA E AMIZADE: comprometimento de Portugal em proibir a escravidão

7 ADMINISTRAÇÃO JOANINA
recriação dos órgãos do Estado português: ministérios do Reino, da Marinha e Ultramar, da Guerra e Estrangeiros e o Real Erário; órgãos da administração e da justiça: Conselho de Estado, Desembargo do Paço e Conselho Supremo Militar 1815: Brasil elevado a REINO UNIDO A PORTUGAL E ALGARVES 1818: morte de D. Maria I; o príncipe regente foi coroado sob o título de D. João VI 1821: capitanias passaram a chamar-se províncias ECONOMIA: grandes proprietários rurais se instalaram no Rio de Janeiro atividades econômicas foram estimuladas criação do Banco do Brasil (1808) / Casa da Moeda CULTURA Museu Nacional, Biblioteca Real, Jardim Botânico e Observatório Astronômico Colégios de Medicina e Cirurgia – Rio de Janeiro e Salvador Real Teatro de São João Academia de Belas Artes - Missão Artística Francesa Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios - química e desenho técnico Academia Real Militar / Academia da Marinha Escola de Comércio Imprensa Régia e permissão para jornais e folhetins POLÍTICA EXTERNA invasão e conquista da Guiana Francesa anexação da Província Cisplatina (atual Uruguai)

8 2 – (UERJ – 2009) O impacto da vinda da Família Real portuguesa para o Brasil implicou alterações significativas para a cidade do Rio de Janeiro que se prolongaram durante todo o período conhecido como "joanino". Essas alterações produziram uma nova dinâmica socioeconômica e redefiniram, em vários aspectos, a inserção da cidade no contexto internacional. Uma função urbana associada a essa nova inserção está indicada em: a) crescente polo turístico em função da chegada da Missão Artística Francesa b) expressivo núcleo comercial articulado à nascente rede ferroviária brasileira c) principal porto brasileiro relacionado à importação legal de manufaturas britânicas d) importante centro religioso decorrente da instalação do Tribunal da Santa Inquisição

9 2 – (UERJ – 2009) O impacto da vinda da Família Real portuguesa para o Brasil implicou alterações significativas para a cidade do Rio de Janeiro que se prolongaram durante todo o período conhecido como "joanino". Essas alterações produziram uma nova dinâmica socioeconômica e redefiniram, em vários aspectos, a inserção da cidade no contexto internacional. Uma função urbana associada a essa nova inserção está indicada em: a) crescente polo turístico em função da chegada da Missão Artística Francesa b) expressivo núcleo comercial articulado à nascente rede ferroviária brasileira c) principal porto brasileiro relacionado à importação legal de manufaturas britânicas d) importante centro religioso decorrente da instalação do Tribunal da Santa Inquisição

10 3 – (PUC/RS – 2008) A chegada da Corte Portuguesa ao Rio de Janeiro, em 1808, representou o início do desenvolvimento estrutural do Brasil, e também a introdução de princípios do liberalismo econômico na Colônia, com a "Abertura dos portos às nações amigas". Essa abertura ocasionou: a) a diminuição dos laços coloniais, baseados no monopólio comercial mercantilista. b) a diminuição das liberdades coloniais, fundadas na estrutura liberal. c) o aumento da opressão colonial portuguesa, privilegiando-se a Inglaterra no comércio com o Brasil. d) o aumento de restrições ao comércio com a Inglaterra. e) o aumento da distribuição de privilégios aos franceses, quanto ao comércio com o Brasil.

11 3 – (PUC/RS – 2008) A chegada da Corte Portuguesa ao Rio de Janeiro, em 1808, representou o início do desenvolvimento estrutural do Brasil, e também a introdução de princípios do liberalismo econômico na Colônia, com a "Abertura dos portos às nações amigas". Essa abertura ocasionou: a) a diminuição dos laços coloniais, baseados no monopólio comercial mercantilista. b) a diminuição das liberdades coloniais, fundadas na estrutura liberal. c) o aumento da opressão colonial portuguesa, privilegiando-se a Inglaterra no comércio com o Brasil. d) o aumento de restrições ao comércio com a Inglaterra. e) o aumento da distribuição de privilégios aos franceses, quanto ao comércio com o Brasil.

12 REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA (1817)
razões - grave crise econômica: declínio das exportações do açúcar e do algodão; grande seca devastou agricultura, provocou fome e espalhou miséria; impostos cobrados pelo governo de dom João. tomada do poder das mãos do governador da província: - participação de padres, militares, comerciantes, artesãos e proprietários rurais; - instalação de um governo republicano: Constituição (Lei Orgânica) e pretensão de libertar gradativamente os escravos – durou 75 dias; - envio de emissários ao estrangeiro para buscar apoio ao movimento D. João VI enviou tropas, armas e navios: rebeldes foram duramente atacados; líderes foram enforcados e, depois de mortos, tiveram suas mãos cortadas e as cabeças decepadas.

13 REVOLUÇÃO DO PORTO suportar o Brasil como sede do reino feria interesses da burguesia colonialista e mercantil portuguesa ago/1820: burguesia e população da cidade do Porto revolta espalhou-se e Lisboa aderiu CORTES PORTUGUESAS exigiam elaboração de uma Constituição volta de D. João VI. No Rio de Janeiro: tropas portuguesas em frente à sede do governo pressionavam D João VI março/1821: D. João VI partiu para Lisboa, deixando D. Pedro na Regência.

14 REGÊNCIA DE D. PEDRO ( ) Em Portugal, D. João VI controlado pelas Cortes de Lisboa. No Brasil, formação de partidos políticos: PARTIDO BRASILEIRO: grandes proprietários e comerciantes PARTIDO PORTUGUÊS: militares e comerciantes portugueses fiéis às Cortes RADICAIS LIBERAIS (agrupamento político) pequenos comerciantes favoráveis à independência artesãos extinção da escravidão funcionários públicos sufrágio - eleições profissionais liberais autonomia para as províncias padres alguns grandes proprietários

15 das Cortes Portuguesas, ordens:
cada província devia obediência direta às Cortes ordenação de retorno do príncipe regente membros do Partido Brasileiro fazem aliança com D. Pedro regente proclamou a independência apoio da Maçonaria CARACTERÍSTICA DA NOSSA INDEPENDÊNCIA: MANOBRA POLÍTICA ARTICULADA PELA ARISTOCRACIA RURAL QUE NÃO CONTOU COM QUALQUER PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.

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18 (UFMG – 2008) Analise estas duas representações do chamado Grito do Ipiranga, de 7 de setembro de 1822:

19 A partir da análise dessas duas representações e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que, em ambas, a disposição dos atores - coletivos e individuais -, bem como dos aspectos que compõem o cenário, é diferenciada e expressa uma visão particular sobre D. Pedro - na primeira, como o protagonista central; na segunda, como líder de uma ação popular. b) as mesmas concepções históricas e estéticas fundamentam e explicam a participação dos mesmos grupos sociais e personagens históricos - o príncipe, militares, mulheres, camponeses e crianças. c) D. Pedro, embora seja o protagonista, se destaca de modo diferente - na primeira, ele recebe o apoio de diversos grupos sociais; na segunda, a participação das camadas populares é mais restrita. d) os artistas conseguem causar um mesmo efeito - descrever a Indepêndencia do Brasil como um ato solene, grandioso, sem participação popular e protagonizado por D. Pedro.


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