A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIÇÕES TAREFAS: 9hs -10hs: Lição 4 10hs -11hs: Tarefas 11hs -12hs:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIÇÕES TAREFAS: 9hs -10hs: Lição 4 10hs -11hs: Tarefas 11hs -12hs:"— Transcrição da apresentação:

1 LIÇÕES TAREFAS: 9hs -10hs: Lição 4 10hs -11hs: Tarefas 11hs -12hs:
DIVISÃO DAS LIÇÕES LIÇÕES TAREFAS: 9hs -10hs: Lição 4 10hs -11hs: Tarefas 11hs -12hs: Lição 5 13hs -14hs: Tarefas 14hs -15hs: Lição 6 15hs -17hs: Tarefas Doutrinas da Graça

2 Para outros é uma blasfêmia
4. ELEIÇÃO PELA GRAÇA a) É uma doutrina que gera controvérsia. Para uns traz consolo Para outros é uma blasfêmia b) Por que traz controvérsia? Porque desafia independência humana, seu orgulho Alguém se habilitaria a dizer por que o homem não pode ser salvo sem a eleição? c) Se Deus não elegesse ninguém poderia ser salvo. CONTROVÉRSIAS E CONSOLO

3 ELEIÇÃO PELA GRAÇA DEFINIÇÃO
A eleição refere-se ao decreto divino de criar, entre a humanidade condenada, a certos indivíduos para serem beneficiários do dom gratuito da salvação. Deus fez isto sem referência aos méritos, ao estado da vontade ou a fé prevista nos eleitos. Deus não fez arbitrariamente, senão com base na sua graça.

4 Romanos 9.6-16 – Deus é injusto!?
ELEIÇÃO PELA GRAÇA Ainda que a Eleição e a Reprovação são as duas caras da predestinação, não funcionam de igual maneira. Na Eleição, Deus muda a mente para dispor a aceitar a salvação em Cristo. Na reprovação, Deus não precisa atuar no homem porque este já está disposto a pecar sem nenhuma ajuda. 2. PROVAS PARADOXAIS 2.1. Argumento da Justiça Romanos – Deus é injusto!? 1. A ação de Deus não se baseia em méritos. 2. Se a salvação fosse baseadas em méritos estaríamos todos perdidos. 3. Na reprovação, Deus deixa os ímpios seguirem seu caminhos pecaminosos. 4. Conclusão: Todos merecem a condenação. Se Deus condenasse a todos não faria injustiça a ninguém. Uns recebem misericórdia, outros recebem justiça. Mas ninguém recebe injustiça.

5 ELEIÇÃO PELA GRAÇA 2. PROVAS PARADOXAIS
2.1. Argumento da Justiça 2.2. Argumento da Presciência 1 Pe 1.2; Rm 8.29 – Deus previu!? 1. Deus não previu fé. Atos – Só tem fé quem é predestinado. Atos – Fé é fruto da graça de Deus. ...pela graça haviam crido... 2. Deus não previu boa vontade do homem nem boas obras Rm 3.11; Ef 2.10. Não existe nenhuma boa qualidade no pecador para Deus prever.

6 PRESCIÊNCIA ELEIÇÃO PELA GRAÇA
A palavra “presciência” significa aqui o mesmo que “pré-ordenação” Quer dizer, Deus sabia de antemão os quais Ele havia escolhido para arranjar as circunstâncias das suas vidas, a fim de confirmá-los à imagem de Seu Filho. A palavra grega traduzida por “presciência” é PROGINOSKO e significa também “pré-ordenado”. Nos versículos citados, a obediência é mencionada como RESULTADO da presciência e não a CAUSA dela. Diz Pedro “... para obediência” e não “... por obediência” . Também Paulo expressa em Rm 8.29 “para que fossem” e não “porque viu que eram”. Estes dois versículos, então, servem como apoio à predestinação em lugar de refutá-la.

7 ATENÇÃO ELEIÇÃO PELA GRAÇA
1. Um aspecto importante da Eleição (ou Predestinação) é o teólogo observar o que é EFEITO e o que é CAUSA. 2. Todas as bênçãos espirituais que nos chegam têm sua causa no fato que Deus nos escolheu antes da fundação do mundo. Assim, a Eleição é a causa, e as bênçãos espirituais o efeito. Uma destas bênçãos é a santidade. “... para que fossemos santos e sem mancha diante Dele”. (v. 4). Efésios 1. - A ordem correta que estabelece Efésios 1 é: A vontade de Deus produz a graça. A graça produz a Eleição. A eleição produz fé, santidade, redenção e toda outra bênção espiritual.


Carregar ppt "LIÇÕES TAREFAS: 9hs -10hs: Lição 4 10hs -11hs: Tarefas 11hs -12hs:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google