A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História de Portugal Aula n.º 14 D. João III. D. João III subiu ao trono em 1521, após a morte de seu pai D. Manuel I. Um dos mais importantes acontecimentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História de Portugal Aula n.º 14 D. João III. D. João III subiu ao trono em 1521, após a morte de seu pai D. Manuel I. Um dos mais importantes acontecimentos."— Transcrição da apresentação:

1 História de Portugal Aula n.º 14 D. João III

2 D. João III subiu ao trono em 1521, após a morte de seu pai D. Manuel I. Um dos mais importantes acontecimentos que se realizaram no reinado de D. João III foi a estabelecimento em Portugal do Tribunal da Inquisição. O Estabelecimentos da Inquisição Um dos instrumentos de que a Igreja se serviu para combater as heresias e todos os desvios às doutrinas e aos comportamentos impostos pela Igreja Católica foi a Inquisição ou Tribunal do Santo Ofício. D. João III solicitou ao Papa a introdução da Inquisição em Portugal, o que conseguiu em 1536. Desde o inícios a Inquisição começou a perseguir todos os suspeitos de heresias e todas as ideias consideradas divergentes da tradicional doutrina católica. Devido à fraca penetração do protestantismo, as principais vítimas da Inquisição em Portugal foram os humanistas e sobretudo os cristãos-novos, acusados da prática de judaísmo.

3 A Inquisição prendia e perseguia todos os que considerasse suspeitos. As confissões eram obtidas à custa de cruéis torturas, sendo os réus condenados a várias penas, das quais a mais terrível era a morte pelo fogo. As sessões públicas em que eram lidas e executadas as sentenças denominavam-se autos-de-fé.

4 A Inquisição funcionou principalmente em Lisboa, Coimbra e Évora. Desde o inícios que a Inquisição teve a seu cargo a missão de autorizar a impressão de livros, e exercia também uma apertada vigilância para evitar a circulação no país das obras que faziam parte da lista de livros proibidos pela Igreja, o denominado Índex. Reforma da Universidade A Universidade que funcionava em Lisboa não estava adaptada aos novos saberes e, como fora organizada à maneira feudal, gozava ainda de muitos privilégios que não se adaptavam ao novo Estado moderno, mais centralizado. A desorganização que se verificava na Universidade de Lisboa não agradava aos soberanos, e já D. Manuel tinha imposto um novo regulamento. Porém, só no reinado de D. João III, em 1537, foi possível empreender uma completa reforma da Universidade. Em face da má qualidade do ensino na Universidade de Lisboa, D. João III ordenou a fundação de uma universidade em Coimbra, para onde foram transferidos alguns professores, os arquivos e muitas das tradições e privilégios da Universidade de Lisboa.

5 Aumentou-se o corpo docente com a vinda de muitos professores estrangeiros. Pelos novos estatutos, a universidade ficava mais subordinada à autoridade régia, passando o soberano a nomear o reitor. Para melhorar a preparação dos alunos do ensino superior, criaram-se vários colégios, destinados a ministrar os estudos preparatórios para a universidade. Desses colégios, o mais importante foi o Colégio Real das Artes, mais conhecido como Colégio das Artes, que constituiu um dos principais centros de difusão do humanismo.

6 A Companhia de Jesus A Companhia de Jesus, ordem religiosa criada por Inácio de Loyola, tinha por objectivo a defesa e a propagação da fé, não só na Europa, onde de bateu contra a Reforma Protestante, mas nos novos territórios descobertos e conquistados pelos portugueses e espanhóis. Legalizada a ordem pelo Papa em 1540, no mesmo ano, a pedido de D. João III, foram enviados para Portugal dois jesuítas, Francisco Xavier e Simão Rodrigues, para instalarem a ordem em Portugal. A Companhia de Jesus e a Educação A Companhia de Jesus pretendia controlar a educação no reino e, perante a resistência da Universidade de Coimbra, conseguiu que o cardeal D. Henrique fundasse em Évora uma nova universidade que lhe foi confiada. Na sua tentativa de dirigir a educação, após um período de perseguição aos professores do Colégio das Artes, os Jesuítas conseguiram que D. João III, em 1555, lhes confiasse a sua direcção.

7 A acção da Companhia de Jesus estendeu-se ao ultramar, onde os Jesuítas procederam à missionação dos nativos e à criação de muitas escolas. No Brasil a primeira casa da Companhia foi criada em 1549 ; em África, iniciaram a sua acção evangelizadora em 1547, e em 1560, empreenderam o início da evangelização de Moçambique, e em 1576 fundaram o Colégio de Luanda.


Carregar ppt "História de Portugal Aula n.º 14 D. João III. D. João III subiu ao trono em 1521, após a morte de seu pai D. Manuel I. Um dos mais importantes acontecimentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google