A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5.ºTESTE CORREÇÃO Agrupamento de Escolas de Peniche Português - 9.º Ano 2014-15.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5.ºTESTE CORREÇÃO Agrupamento de Escolas de Peniche Português - 9.º Ano 2014-15."— Transcrição da apresentação:

1 5.ºTESTE CORREÇÃO Agrupamento de Escolas de Peniche Português - 9.º Ano 2014-15

2 G RUPO I (L EITURA ) Versão A: 1.1. Versão B: 2.2. A leitura do texto permite afirmar que as quatro obras apresentadas têm em comum o facto de fazerem referência (D) a viagens entre dois planetas. Versão A: 1.2. Versão B: 2.3. Com a expressão «Por ironia» (linha 10), pretende salientar- -se (C) a desproporção entre o poder dos alienígenas e a pequenez daquilo que os destrói. Versão A: 1.3. Versão B: 2.4. Com a pergunta «Onde é que já ouvimos isto?» (linha 35), a autora pretende (A) relacionar a história narrada na obra com os conhecimentos dos leitores.

3 G RUPO I (L EITURA ) Versão A: 1.4. Versão B: 2.1. De acordo com o texto, Marte é tratado como um planeta (D) que desperta interesse do ponto de vista da investigação científica, em Regresso a Marte. 3. O episódio de Os Lusíadas é “O Adamastor”. Versão A: 2. Versão B: 1. Seleciona a opção que corresponde à única afirmação falsa, de acordo com o sentido do texto. (B) «que» (linha 19) refere-se a «o planeta».

4 G RUPO II (E DUCAÇÃO L ITERÁRIA ) 1. Esta expressão refere-se à primeira vez que uma nau entra na água e este acontecimento é vivido pelos mesteirais de modo festivo. 2. O pronome “lhes” refere-se aos marinheiros que vão partir e que têm o olhar brilhante, como o de quem vai chorar, e dificuldade em falar porque estão muito emocionados.

5 G RUPO II (E DUCAÇÃO L ITERÁRIA ) 3. Na última frase do texto, há um contraste entre aqueles que regressam a casa tristes («pranteado regresso», linha 24) e aqueles que se mostram animados («tagarelado debandar», linha 25). 4. Ambos os textos descrevem uma cerimónia solene no momento da partida de uma armada («Cantou-se missa», linha 8; «caminhou-se em procissão», linha 10) e as despedidas emotivas das famílias dos marinheiros («Mães, esposas, filhos que se tinham de desarreigar dos braços dos que partiam!...», linhas 12 e 13). Atenção! As citações devem estar separadas do resto da resposta por pontuação: entre parênteses, se surgirem a meio ou no final, ou dois pontos, se aparecerem no final.

6 G RUPO III (G RAMÁTICA ) 1. Pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo Os cientistas anunciaram que _________a_)________ (descobrir) vestígios de meteoritos na Terra. Pretérito imperfeito do indicativo Na biblioteca da minha antiga escola ___b_)___ (haver) muitos livros de ficção científica. Pretérito imperfeito do conjuntivo Contávamos com escritores que ______c_)______ (intervir) de forma decisiva no debate sobre ficção científica. Futuro simples do conjuntivo Todos aqueles que _____d_)_____ (ser) corajosos serão aceites nesta missão. tinham descoberto havia interviessem forem

7 G RUPO III (G RAMÁTICA ) 2. (a)O texto do grupo I foi escrito por Sílvia Souto Cunha. (b) Vasco da Gama, o navegador português, também explorou regiões desconhecidas. (c) A descoberta de novos mundos interessa-me bastante. (d) Por essa razão, gosto de livros de ficção científica. (e) E a ti, Filipa, também te fascinam as viagens espaciais? Complemento agente da passiva Modificador apositivo do nome Complemento indireto Complemento oblíquo Vocativo

8 G RUPO III (G RAMÁTICA ) 3. Gosto de livros de ficção científica. Prefiro filmes de ação. (conjunção subordinativa concessiva) Fui ver a comédia “Marte ataca!”. O filme estreou no cinema. (locução conjuncional subordinativa temporal) Gosto de livros de ficção científica, embora prefira filmes de ação. Fui ver a comédia “Marte ataca!” assim que o filme estreou no cinema. OU Fui ver a comédia “Marte ataca!” logo que o filme estreou no cinema.

9 G RUPO III (G RAMÁTICA ) 4. Seleciona a opção que corresponde à forma passiva da frase «A professora já tinha aconselhado a leitura deste livro, devido ao seu tema.» «Devido ao seu tema, a leitura deste livro já tinha sido aconselhada pela professora.» «Quem tinha aconselhado este livro, devido ao seu tema, fora a professora.» «Devido ao conselho da professora, eu já tinha lido este livro.» «O conselho da professora tinha sido a leitura deste livro, devido ao seu tema.» «Devido ao seu tema, a leitura deste livro já tinha sido aconselhada pela professora.»

10 G RUPO III (G RAMÁTICA ) 5. Os alunos terão lido o livro? Reescreve a frase na forma passiva, respeitando, na frase que escreveres, o tempo e o modo verbais. O livro terá sido lido pelos alunos?


Carregar ppt "5.ºTESTE CORREÇÃO Agrupamento de Escolas de Peniche Português - 9.º Ano 2014-15."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google