Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGeraldo de Lacerda Canedo Alterado mais de 8 anos atrás
1
Treinamento de uso e conservação de epis
2
O que é um epi ? Qualquer equipamento destinado a ser usado pelo trabalhador para a sua proteção contra um ou mais riscos suscetíveis de ameaçar a sua segurança ou saúde no trabalho.
3
Principais tipos de proteção individual
Proteção da cabeça; Proteção dos olhos e rosto; Proteção da vias respiratórias; Proteção dos ouvidos; Proteção do tronco; Proteção dos pés e membros inferiores; Proteção das mãos e membros superiores; Proteção contra quedas.
4
A seleção dos epis deverá ter em conta:
Os riscos a que estão expostos o trabalhadores; As condições do ambiente de trabalho; A parte do corpo a ser protegida; As características fisiológicas do trabalhador; Durante a implantação da medidas de proteção coletiva; Sempre que as medidas de proteção coletiva não estiverem funcionando; Para situações de emergência;
5
Condições para sua utilização
Devem propiciar uma proteção eficaz; Não devem ocasionar riscos adicionais nem danos desnecessários; Ser compatíveis entre si, no caso de uma utilização simultânea de vários equipamentos; Serem cômodos, robustos, leves e adaptáveis; Os EPI’s fornecidos devem possuir C.A (Certificados de Aprovação) emitido pelo Ministério do Trabalho Emprego.
6
A importância do Epi O uso correto e conservação do equipamento de proteção individual é de fundamental importância para o trabalhador, pois, garante a minimização dos riscos presentes no ambiente de trabalho. É importante que o trabalhador faça o uso correto do EPI.
7
legislação As normas relativas à Segurança e Medicina do Trabalho, são de observância pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis de Trabalho - CLT
8
Deveres e obrigações Do empregador:
Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade; Exigir seu uso; Fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho; Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e, Comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada; Registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.
9
Deveres e obrigações Informar aos trabalhadores:
I - Os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho; II - Os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa; III - Os resultados dos exames médicos e de exames complementares de diagnóstico aos quais os próprios trabalhadores forem submetidos.
10
Deveres e obrigações * IV - Permitir que representantes dos trabalhadores acompanhem a fiscalização dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho; * V - Determinar procedimentos que devem ser adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho.
11
Deveres e obrigações Do Trabalhador:
Cumprir as disposições legais regulamentares sobre segurança e saúde do trabalho; Usar EPI fornecido pelo empregador; Fazer o uso correto e conservar o EPI; Submeter-se a exames médicos previstos nas Normas Regulamentadoras- NR Colaborar com a empresa na aplicação das Normas Regulamentadoras- NR; Utilizar apenas para os fins que é destinado.
12
Penalidades previstas na clt
O não cumprimento da Norma Segurança acarretará em advertências: I- Advertência verbal; II- Advertência escrita; III- Suspensão temporária do trabalho; IV- Demissão por justa causa.
13
Acidentes de trabalho É toda a ocorrência não programada, estranha ao andamento normal, da qual possa resultar danos físicos e/ou funcional, ou morte do trabalhador e/ou danos materiais econômicos a empresa.
14
Condições INSEGURAS São situações de riscos presentes no local de trabalho, representam aproximadamente 30% dos acidentes ocorridos na empresa;
16
Exemplos de condições inseguras
Ambiente: Iluminação deficiente, excesso de ruído e temperaturas extremas; Arranjo Físico Inadequado: Falta de organização com equipamentos e ferramentas utilizadas no processo, falta de sinalização para a operação de máquinas, saída de emergência e extintores de incêndio; Maquinário: Sem proteção- Equipamento de Proteção Coletiva- EPC e falta de manutenção de máquinas.
17
ATOS INSEGUROS São situações em que o trabalhador se expõe aos riscos sem se preocupar com as medidas de segurança a serem tomadas. Isso acontece quando o trabalhador tem conhecimento dos riscos, no entanto, não adota as medidas de proteção. Este fato representa 70% dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
18
Exemplos de condições inseguras
Não utilização dos equipamentos de proteção individual; Operar máquinas e equipamentos sem autorização; Desrespeitar as placas de sinalização de segurança; Não cumprimento das normas relativas a segurança e biossegurança.
19
Equipamentos de proteção Individual – EPI
Tipos de EPI Proteção do rosto; Proteção contra partículas , respingos de produtos químicos,e substâncias de origem biológica e aerossóis; Óculos de segurança: Protetor facial:
20
Equipamentos de proteção Individual – EPI
Proteção dos membros superiores * Luvas de proteção * Luvas cirúrgicas Proteção de mãos , dedos e braços, de riscos mecânicos , térmicos, químicos e biológicos.;
21
Equipamentos de proteção Individual – EPI
capacetes proteção O capacete de segurança reduz os efeitos de impactos de objetos na cabeça e diminui a possibilidade de ferimentos ;
22
Equipamentos de proteção Individual – EPI
Proteção Respiratória Proteção do sistema respiratório contra gases vapores, névoas , poeiras e aerossóis de origem biológica e química ;
23
VOCÊ QUER SER A PRÓXIMA VÍTIMA?
Apresentações semelhantes
© 2023 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.