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PublicouAdelino Alvarenga Lopes Alterado mais de 8 anos atrás
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Analisar Serviços Vítor Braga – vtb@cin.ufpe.br
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Computation Independent Model (CIM) Platform Independent Model (PIM) Platform Specific Model (PSM) MDA Terms MDEMDE SOASOA
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Analisar serviços Visão inicial da arquitetura do Sistema Sistemática para identificação dos serviços e componentes “Análise” diferente do RUP
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Fluxo de Atividades
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Passos para Identificar Serviços 1. Empacotar Casos de Uso 2. Construir Arquitetura de Serviços 3. Identificar Serviços de Entidades 5. Revisar Resultados
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Exemplo do QIB
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2. Construir Arquitetura de Serviços Arquitetura de Serviços (Service Architecture) é gerada a partir do modelo de casos de uso Passo inicial para identificação dos serviços do sistema SOAML (Profile UML para modelar SOA)
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Sistemática para construir a Arquitetura de Serviços Gerada estaticamente a partir do modelo de casos de uso “empacotado”: Atores => participant Sistema => participant Pacote de casos de uso => Service Contract Relação na direção caso de uso – ator => Service Contract Casos de uso no modelo principal=> Service Contract
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QIB
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Participants
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Services Contracts
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Arquitetura de Serviços
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3. Identificar Serviços de entidades Um tipo de serviço que é derivado de um ou mais entidades de negócio relacionadas. São altamente reutilizável e usados por vários serviços Exemplo: Serviços para fazer CRUD
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2 mim...
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3. Identificar Serviços de entidades
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Fluxo de Atividades
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Interação dos Serviços Sistemática “semelhante” Distribuir comportamento entre as classes Para cada Serviço (service contract) Diagrama de seqüência (coreografia dos serviços) Surgimento de novas entidades Atualizar o Modelo de Informação do negócio
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Interação dos Serviços Levar em consideração TODOS os casos de uso envolvidos Diagrama de interação único* Não possuem mensagens reflexivas Por que?
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5 mim... http://www.cin.ufpe.br/~if718/aulaspratic as/aula2010.2/ http://www.cin.ufpe.br/~if718/aulaspratic as/aula2010.2/
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Atualizar o Modelo de informação Atualizar atributos das entidades Possíveis fontes: conhecimento do negócio, requisitos, glossário, modelo do negócio, mensagens do modelo de interação etc. São propriedades/características das entidades identificadas informação cujo valor é o aspecto crucial informação de propriedade exclusiva do objeto Caso seja identificada nova entidade, verificar necessidade de criar novo serviço Remover entidades desnecessárias
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Modelo de informação atualizado
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Fluxo de Atividades
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Identificação de componentes Sistemática para identificar os componentes 1. Identificar os participants provedores 2. Componentes “provedores” implementam os contratos de serviços 3. Definir relacionamento entre componentes
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Arquitetura componentizada
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Apresentação para o projeto Especificação do Modelo de Negócio: Modelo de Informação do Negócio Modelo Navegacional Protótipo de Interface Gráfica (pelo menos as principais telas do sistema) Quanto mais completo melhor Análise de Serviços: Arquitetura dos Serviços Modelo de Interação dos Serviços (pelo menos 5 serviços) Quanto mais completo melhor Modelo de Informação Refinado Diagrama de Componentes dos Serviços
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Dúvidas ?
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