A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁLCOOIS I- CONCEITO II- UTILIDADES III- CLASSIFICAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁLCOOIS I- CONCEITO II- UTILIDADES III- CLASSIFICAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ÁLCOOIS I- CONCEITO II- UTILIDADES III- CLASSIFICAÇÃO
III- PROPRIEDADES IV- NOMENCLATURA

2 CONCEITO Álcoois são compostos orgânicos que apresentam o grupo –OH ligado a carbono saturado.

3 A fórmula química do álcool etílico é CH3-CH2-OH
A fórmula química do álcool etílico é CH3-CH2-OH. Este composto é usado para preparar as bebidas alcoólicas, as quais, em muitas ocasiões, também são conhecidas simplesmente como álcool (por exemplo, “Precisamos de comprar álcool para a festa desta noite”, “O Miguel bebeu demasiado álcool, já não diz coisa com coisa”). As bebidas alcoólicas podem ser obtidas através da fermentação (como o vinho e a cerveja) ou da destilação (como o licor). A percentagem de álcool etílico presente em cada bebida pode variar: a cerveja apresenta aproximadamente 5% de álcool; o vinho tem cerca de 15%, ao passo que os licores podem chegar a conter 50% de etanol.

4 Definição Álcoois são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional hidroxila (─ OH) preso a um ou mais carbonos saturados. Álcoois primários – apresentam sua hidroxila ligada a carbono na extremidade da cadeia. Possuindo um grupo característico – CH2OH. Álcoois secundários – apresentam sua hidroxila unida a carbono secundário da cadeia. Possuindo o grupo característico – CHOH.  Álcoois terciários – apresentam sua hidroxila ligada a carbono terciário. Possuindo o grupo – COH.  Álcoois terciários – apresentam sua hidroxila ligada a carbono terciário. Possuindo o grupo – COH.

5 UTILIDADES Como combustível; Na conservação de alimentos (glicerina);
Na fabricação de sabonetes e cremes de pele; Nos perfumes e bebidas alcoólicas; Como desinfectante; Na preparação de flavorizantes, dentre outras.

6 CLASSIFICAÇÃO Quanto à posição do grupo –OH: Álcool primário
Álcool secundário Álcool terciário

7 Quanto a quantidade de grupos –OH
Monoálcool Diálcool Triálcool

8 PROPRIEDADES Interação: Pontes de H. Solubilidade:
Em compostos polares: aumento da solubilidade com a diminuição da cadeia carbônica e aumento de grupos – OH; Em compostos apolares: o inverso.

9 Exemplos:

10 Álcool é toda substância orgânica que contém um ou mais grupos oxidrila ou hidroxila (OH) ligado diretamente à átomos de carbono saturados.  Representa-se, em geral, um monoálcool

11 A numeração é feita de modo que a hidroxila receba o menor número possível.

12 Na presença de duplas ou triplas ligações, a hidroxila possui prioridade.

13 No caso de álcoois cíclicos, basta acrescentar a palavra ciclo no início porém, a cadeia principal sempre será o ciclo. O grupo hidroxila (–OH) sempre será o carbono número um do ciclo e não é necessário indicar o número do sufixo.

14 Utilidade Quando ouvimos falar em álcool, seja na TV, rádio, etc. na verdade estão se referindo a um tipo específico de álcool. Neste caso, é o álcool etílico, também chamado de etanol. O etanol está presente nas bebidas alcoólicas. É tóxico e age no organismo como depressivo do sistema nervoso.  Possui grande importância na indústria química, na fabricação de perfumes, solventes, combustível.

15 O álcool metílico é um dos mais perigosos e não deve ser ingerido, pois pode causar cegueira. É chamado também de carbinol e ainda, “álcool de madeira”. Este nome foi dado porque antigamente era obtido a partir do aquecimento da madeira em retortas. O metanol, também conhecido como álcool metílico, é um composto químico com fórmula química CH3OH. Líquido, inflamável, possui chama invisível, fundindo-se a cerca de -98 °C

16 Nomenclatura Os álcoois são compostos que apresentam o grupo hidroxila (-OH) ligado a um carbono saturado em uma cadeia aberta. Sua nomenclatura oficial, segundo a IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada), leva em conta a hidroxila no sufixo, isto é, na terminação. O restante do nome da cadeia segue as mesmas regras estabelecidas para os hidrocarbonetos.

17 Observe que, quando necessário, deve-se enumerar de qual carbono a hidroxila está saindo.
Temos um álcool ramificado. Assim, é necessário escolher a cadeia principal, que tem que ser aquela que contém mais carbonos e na qual esteja a hidroxila. Além disso, a numeração deve ser o mais próximo possível do grupo funcional (OH). 

18 Nomenclatura Usual: Uma nomenclatura usada comumente é:

19 Função Álcool Glicerina
São denominados álcoois todo composto orgânico que apresenta em sua estrutura a hidroxila  ( -OH ), que deve estar ligada a um átomo de carbono saturado. - Monoálcoois São os compostos que apresentam apenas uma hidroxila. Exemplo: CH3-CH2-OH (etanol) CH3-CH2-CH2-OH (propanol-1) A hidroxila em monoálcoois pode estar ligada à carbono primário, secundário ou terciário, formando assim, álcool primário, secundário e terciário, respectivamente  Diálcoois Possuem duas hidroxilas. Exemplo: HO-CH2-CH2-OH Obs: não existem álcoois com duas hidroxilas no mesmo carbono. Quando isso acontece, o composto fica instável, e transforma-se em aldeídos. - Poliálcoois Possuem três ou mais hidroxilas: Glicerina

20 Nomenclatura (I.U.P.A.C.) A nomenclatura dos álcoois é bastante semelhante à dos hidrocarbonetos:
Prefixo do número de carbonos (met, et, prop, but, ...) + tipo de ligações (an, en, in, dien, ...) + OL - A numeração da cadeia principal começa da ponta mais próxima à hidroxila. Se a hidroxila estiver exatamente no meio da cadeia, a numeração deverá ser feita de acordo com a insaturação, e por último, pela ramificação.

21


Carregar ppt "ÁLCOOIS I- CONCEITO II- UTILIDADES III- CLASSIFICAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google