Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAna Carolina Gabeira Pinho Alterado mais de 8 anos atrás
1
__________________________________________. Jornalismo on-line Gerações e Principais características
2
A internet Criada em 1969, quando a Agência de Pesquisa e Projetos Avançados, do Departamento de Defesa norte-americano criou uma rede nacional de comunicação entre computadores; A internet é a infra-estrutura que permite aos computadores se comunicar entre si por todo o globo terrestre.
3
Hoje a internet pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos que permite ao usuário o acesso a uma grande quantidade de informações e serviços diversificados.
4
JORNALISMO NA INTERNET – INÍCIO Década de 1980 – primeiros jornais nos EUA eram produzidos por empresas como a Time e operavam no sistema de videotexto. 1993 – O jornal norte-americano San Jose Mercury inaugura sua versão online 1995 – Lançamento do primeiro jornal verdadeiramente online, o Personal Journal, que se tratava de um versão digital do The Wall Street Journal, tido como o “primeiro jornal de um exemplar”.
5
JORNALISMO NA INTERNET – INÍCIO Fatos que marcaram o jornalismo na internet 1995 – Atentado de Oklahoma, que resultou na morte de 168 pessoas, foi o primeiro grande evento a ter uma cobertura online, abastecendo jornalistas e o público em geral de informações, incluindo textos e fotos. 1998 – Cobertura online da Copa do Mundo da França
6
JORNALISMO NA INTERNET – INÍCIO Fatos que marcaram o jornalismo na internet 1999 – A guerra do Kosovo é o primeiro grande evento internacional que ganha cobertura online, considerada até como “a guerra da Internet” 2000 – Cobertura das Olimpíadas de Sidney 2001 – O atentado ao WTC consolida a internet como grande fonte de informação, mantendo atualizados, minuto a minuto, milhões de internautas espalhado por todo o mundo. 2003 – Invasão do Iraque
7
JORNALISMO NA INTERNET – INÍCIO Fatos que marcaram o jornalismo na internet 2005 – Veiculação dos podcasts Steve Chen e Chad Hurley criam o Youtube, site de vídeos colaborativo que seria comprado pelo Google, em 2006, por US$ 1,65 bi. 2007 – Lançado o Iphone, símbolo da convergência entre as mídias. 2008 – Ano eleito pela indústria como o ano da convergência das mídias 2011 – Lançado o primeiro jornal voltado para Ipad, o The Daily (Steve Jobs/Rupert Murdoch)
8
JORNALISMO NA INTERNET – INÍCIO NO BRASIL 1995 – Inaugurado o primeiro jornal eletrônico do país, o JB online, em 28.05.1995 (mera transposição do impresso para a internet 1996 – Inaugurado o site UOL, o primeiro jornal em tempo real da internet brasileira 2000 – O IG lança o primeiro jornal on-line produzido para internet A revista Veja começa a publica revistas on-line
9
JORNALISMO NA INTERNET – CONCEITOS Jornalismo Eletrônico – utiliza equipamentos eletrônicos Jornalismo Digital – faz uso de tecnologia digital (transmissão de recursos como vídeo, áudio, texto, imagens, hiperlinks etc, a partir dos bits e do jornalismo praticado em outros tipos de mídia, como Cd-Rom, celular Ciberjornalismo = é o jornalismo praticado no ciberespaço Jornalismo Online – é o jornalismo (em tempo real) praticado por exemplo por agências de notícias, que estão atentas 24 horas para todo e qualquer fato que ocorre, 24h, 365 dias por ano Webjornalismo – é o jornalismo praticado para a web (termo defendido por Luciana Mielniczuk e João Canavilhas)
10
CARACTERÍSTICAS DA NOVA MÍDIA Audiência fragmentada Personalização Interatividade Documental (hipertexto) Atualizada Multimídia (envolve todos os meios (vídeo, áudio, texto, gráficos e fotos) Pode ser produzida a partir de qualquer computador
11
__________________________________________. Jornalismo on-line É uma nova forma de se fazer jornalismo, e uma nova modalidade profissional, porque modifica os três processos básicos em que se baseia a profissão de jornalista: Investigação Produção e Difusão É a especialização do jornalismo que emprega o ciberespaço para investigar, produzir e, sobretudo, difundir conteúdos jornalísticos. (SALAVERRÍA, 2005).
12
__________________________________________. Jornalismo on-line As redes interativas digitais, com seus bancos de dados, promovem uma revolução no acesso à fontes de informação, bem como a uma profunda mudança na produção e divulgação de conteúdos nos novos meios que passaram a empregar as redes digitais como plataforma de trabalho.
14
__________________________________________. Jornalismo on-line Publicar antes x Precisão Clique Clique = CUIDADO COM A PRESSA E O MIMETISMO MIDIÁTICO PRESSA MIMETISMO MIDIÁTICO
15
. Dia 20/07/2007 O furo precipitado Hora da publicação: 2h22min Hora da morte: 11h40min Hora da correção: 3h17min
17
. Jornalismo on-line: características Instantaneidade Interatividade Perenidade (memória) Multimediação, convergência Hipertextualidade Personalização do conteúdo (customização) __________________________________________
18
. Instantaneidade Capacidade de transmitir os fatos em tempo real. As publicações em rede (Web) são as que mais se aproximam do grau de instantaneidade do rádio, o mais alto entre as mídias tradicionais, seguido por TV e jornal. Jornalismo on-line Principais características
22
. __________________________________________ Jornalismo on-line Principais características Interatividade Capacidade de fazer com o leitor/usuário sinta-se parte do processo de diversas maneiras, tais como: E-mail Fóruns de discussão Chats Enquetes Comentários
27
. __________________________________________ Jornalismo on-line Principais características Perenidade O acúmulo de informações é mais viável técnica e economicamente, assim como a recuperação dessas informações. Trata-se de uma memória múltipla, instantânea e cumulativa. Perenidade O acúmulo de informações é mais viável técnica e economicamente, assim como a recuperação dessas informações. Trata-se de uma memória múltipla, instantânea e cumulativa. Perenidade O acúmulo de informações é mais viável técnica e economicamente, assim como a recuperação dessas informações. Trata-se de uma memória múltipla, instantânea e cumulativa.
30
. __________________________________________ Jornalismo on-line Principais características Multimediação Diz respeito à convergência dos formatos tradicionais de mídia, ou seja, imagem, texto e som, na narração dos fatos jornalísticos.
35
. __________________________________________ Jornalismo on-line Principais características Hipertextualidade Permite a interconexão (conversa) de conteúdos por meio de links. Assim, a partir de um texto noticioso é possível apontar para outros conteúdos como vídeos, imagens, material de arquivo sobre o tema, sites relacionados, etc....
38
. __________________________________________ Jornalismo on-line Principais características. Personalização do conteúdo Também conhecida como customização do conteúdo, permite que o usuário configure os produtos jornalísticos de acordo com os seus interesses individuais. Assim, ao ser carregada na máquina do usuário, a página atende a padrões previamente estabelecidos.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.