A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

__________________________________________. Jornalismo on-line Gerações e Principais características.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "__________________________________________. Jornalismo on-line Gerações e Principais características."— Transcrição da apresentação:

1 __________________________________________. Jornalismo on-line Gerações e Principais características

2 A internet Criada em 1969, quando a Agência de Pesquisa e Projetos Avançados, do Departamento de Defesa norte-americano criou uma rede nacional de comunicação entre computadores; A internet é a infra-estrutura que permite aos computadores se comunicar entre si por todo o globo terrestre.

3 Hoje a internet pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos que permite ao usuário o acesso a uma grande quantidade de informações e serviços diversificados.

4 JORNALISMO NA INTERNET – INÍCIO Década de 1980 – primeiros jornais nos EUA eram produzidos por empresas como a Time e operavam no sistema de videotexto.  1993 – O jornal norte-americano San Jose Mercury inaugura sua versão online  1995 – Lançamento do primeiro jornal verdadeiramente online, o Personal Journal, que se tratava de um versão digital do The Wall Street Journal, tido como o “primeiro jornal de um exemplar”.

5 JORNALISMO NA INTERNET – INÍCIO Fatos que marcaram o jornalismo na internet 1995 – Atentado de Oklahoma, que resultou na morte de 168 pessoas, foi o primeiro grande evento a ter uma cobertura online, abastecendo jornalistas e o público em geral de informações, incluindo textos e fotos. 1998 – Cobertura online da Copa do Mundo da França

6 JORNALISMO NA INTERNET – INÍCIO Fatos que marcaram o jornalismo na internet 1999 – A guerra do Kosovo é o primeiro grande evento internacional que ganha cobertura online, considerada até como “a guerra da Internet” 2000 – Cobertura das Olimpíadas de Sidney 2001 – O atentado ao WTC consolida a internet como grande fonte de informação, mantendo atualizados, minuto a minuto, milhões de internautas espalhado por todo o mundo. 2003 – Invasão do Iraque

7 JORNALISMO NA INTERNET – INÍCIO Fatos que marcaram o jornalismo na internet 2005 – Veiculação dos podcasts  Steve Chen e Chad Hurley criam o Youtube, site de vídeos colaborativo que seria comprado pelo Google, em 2006, por US$ 1,65 bi.  2007 – Lançado o Iphone, símbolo da convergência entre as mídias.  2008 – Ano eleito pela indústria como o ano da convergência das mídias  2011 – Lançado o primeiro jornal voltado para Ipad, o The Daily (Steve Jobs/Rupert Murdoch)

8 JORNALISMO NA INTERNET – INÍCIO NO BRASIL 1995 – Inaugurado o primeiro jornal eletrônico do país, o JB online, em 28.05.1995 (mera transposição do impresso para a internet 1996 – Inaugurado o site UOL, o primeiro jornal em tempo real da internet brasileira 2000 – O IG lança o primeiro jornal on-line produzido para internet A revista Veja começa a publica revistas on-line

9 JORNALISMO NA INTERNET – CONCEITOS  Jornalismo Eletrônico – utiliza equipamentos eletrônicos  Jornalismo Digital – faz uso de tecnologia digital (transmissão de recursos como vídeo, áudio, texto, imagens, hiperlinks etc, a partir dos bits e do jornalismo praticado em outros tipos de mídia, como Cd-Rom, celular  Ciberjornalismo = é o jornalismo praticado no ciberespaço  Jornalismo Online – é o jornalismo (em tempo real) praticado por exemplo por agências de notícias, que estão atentas 24 horas para todo e qualquer fato que ocorre, 24h, 365 dias por ano  Webjornalismo – é o jornalismo praticado para a web (termo defendido por Luciana Mielniczuk e João Canavilhas)

10 CARACTERÍSTICAS DA NOVA MÍDIA  Audiência fragmentada  Personalização  Interatividade  Documental (hipertexto)  Atualizada  Multimídia (envolve todos os meios (vídeo, áudio, texto, gráficos e fotos)  Pode ser produzida a partir de qualquer computador

11 __________________________________________. Jornalismo on-line É uma nova forma de se fazer jornalismo, e uma nova modalidade profissional, porque modifica os três processos básicos em que se baseia a profissão de jornalista: Investigação Produção e Difusão É a especialização do jornalismo que emprega o ciberespaço para investigar, produzir e, sobretudo, difundir conteúdos jornalísticos. (SALAVERRÍA, 2005).

12 __________________________________________. Jornalismo on-line As redes interativas digitais, com seus bancos de dados, promovem uma revolução no acesso à fontes de informação, bem como a uma profunda mudança na produção e divulgação de conteúdos nos novos meios que passaram a empregar as redes digitais como plataforma de trabalho.

13

14 __________________________________________. Jornalismo on-line Publicar antes x Precisão Clique Clique = CUIDADO COM A PRESSA E O MIMETISMO MIDIÁTICO PRESSA MIMETISMO MIDIÁTICO

15 . Dia 20/07/2007 O furo precipitado Hora da publicação: 2h22min Hora da morte: 11h40min Hora da correção: 3h17min

16

17 . Jornalismo on-line: características  Instantaneidade  Interatividade  Perenidade (memória)  Multimediação, convergência  Hipertextualidade  Personalização do conteúdo (customização) __________________________________________

18 . Instantaneidade  Capacidade de transmitir os fatos em tempo real. As publicações em rede (Web) são as que mais se aproximam do grau de instantaneidade do rádio, o mais alto entre as mídias tradicionais, seguido por TV e jornal. Jornalismo on-line Principais características

19

20

21

22 . __________________________________________ Jornalismo on-line Principais características Interatividade  Capacidade de fazer com o leitor/usuário sinta-se parte do processo de diversas maneiras, tais como: E-mail Fóruns de discussão Chats Enquetes Comentários

23

24

25

26

27 . __________________________________________ Jornalismo on-line Principais características Perenidade  O acúmulo de informações é mais viável técnica e economicamente, assim como a recuperação dessas informações. Trata-se de uma memória múltipla, instantânea e cumulativa. Perenidade  O acúmulo de informações é mais viável técnica e economicamente, assim como a recuperação dessas informações. Trata-se de uma memória múltipla, instantânea e cumulativa. Perenidade  O acúmulo de informações é mais viável técnica e economicamente, assim como a recuperação dessas informações. Trata-se de uma memória múltipla, instantânea e cumulativa.

28

29

30 . __________________________________________ Jornalismo on-line Principais características Multimediação  Diz respeito à convergência dos formatos tradicionais de mídia, ou seja, imagem, texto e som, na narração dos fatos jornalísticos.

31

32

33

34

35 . __________________________________________ Jornalismo on-line Principais características Hipertextualidade  Permite a interconexão (conversa) de conteúdos por meio de links. Assim, a partir de um texto noticioso é possível apontar para outros conteúdos como vídeos, imagens, material de arquivo sobre o tema, sites relacionados, etc....

36

37

38 . __________________________________________ Jornalismo on-line Principais características. Personalização do conteúdo  Também conhecida como customização do conteúdo, permite que o usuário configure os produtos jornalísticos de acordo com os seus interesses individuais. Assim, ao ser carregada na máquina do usuário, a página atende a padrões previamente estabelecidos.

39

40

41


Carregar ppt "__________________________________________. Jornalismo on-line Gerações e Principais características."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google