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Como é uma sala de redação de jornal, rádio, TV ou mídia online?

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Apresentação em tema: "Como é uma sala de redação de jornal, rádio, TV ou mídia online?"— Transcrição da apresentação:

1 Como é uma sala de redação de jornal, rádio, TV ou mídia online?

2 Sala de redação antes da informatização

3 Sala de redação – início da informatização

4 Sala de redação de telejornal

5 Jornalista geralmente faz uma baguncinha!

6 Sala de redação de jornal – fator web eliminando vagas

7 Webjornais - Redações menores

8 Como é a rotina dos jornalistas em jornal, revista, rádio, TV ou mídia online?

9 Rotinas pouco rotineiras

10 As redações jornalísticas trabalham em ritmo acelerado Estão conectadas a diversos canais de comunicação (rádio, TV aberta e fechada, agências de notícias nacionais e internacionais, correspondentes e fontes de informação que transmitem dados por , telefone ou rádio).

11 Integração Impresso x Online

12 As equipes devem ter boa relação e colaborar uma com a outra Trocar informações e idéias

13 Novas demandas: Relacionamento com o leitor Processamento da informação

14 Buscar o furo na versão online e a complementação na impressa O flagrante, cada vez mais, será feito por amadores (cidadão repórter)

15 O jornalismo cidadão ou colaborativo qualifica o jornalismo e faz com que o jornalista busque a melhor informação

16 Alguns jornais já integraram suas redações

17 Redação do Correio da Bahia

18

19 Open space: organizado de forma radial (Daily Telegraph)

20

21 El Tiempo – set de vídeo na Redação

22 O que muda na prática jornalística? Economia industrial na produção de notícias Otimização de processos Ampliação de serviços para o leitor ???

23 Como deve ser o profissional que trabalha numa redação integrada?

24 Deve ser um profissional multimídia Possuir diversas habilidades (apurar, fotografar, gravar em vídeo, escrever, editar e publicar os conteúdos)

25 Saber produzir um texto final Estar ligado aos detalhes que envolvem a notícia e o processo (da pauta à publicação) Mais responsabilidades (checagem e ética)

26 Características da publicação online

27 Custos de produção e distribuição baixos Interatividade Instantaneidade e atualização das informações

28 Hipertextualidade Multimídia Serviços especiais (busca e consulta a bancos de dados, fóruns de discussão, canais de bate-papo, personalização)

29 Estrutura básica para um webjornal (integrado ou não ao impresso)

30 Pessoal Editor e dois repórteres Um programador (para dar suporte e manutenção na parte de tecnologia) Webdesigner (para fazer atualizações: tratar foto, tirar e colocar banner, criar e mudar o design)

31 Estrutura Computadores Máquina(s) fotográfica (s) digital(is) Telefone e celulares Carro

32 E mais Parcerias... Muitas parcerias

33 Como tratar (produzir) a notícia para a web?

34 Levar em conta: A instantaneidade O hipertexto As características multimídia da web O comportamento do internauta A pauta e o tratamento editorial do site.

35 Instantaneidade Não há deadline A notícia é apurada, checada, escrita, editada e publicada

36 Hipertexto O hipertexto é constituído por nós (elementos de informação, parágrafos, páginas, imagens, seqüências musicais, etc.) e elos entre esses nós indicando a passagem de um a outro

37 Use links O recurso mais poderoso da notícia na web é o hipertexto Use este artifício sempre que for possível Use o bom senso Faça o usuário navegar de forma complementar

38 Independência das ligações É necessário que haja sentido entre os links Os links podem ser clicados em qualquer ordem, o que dá ao internauta a possibilidade de uma edição singular, uma montagem da história realizada pela seleção dele

39 Hipertexto e memória É possível explorar a notícia em relações ao passado, oferecendo informações de fundo ou lincando reportagens anteriores sobre o mesmo assunto

40 Multimídia O repórter, na web, tem que pensar de maneira abrangente, multimídia Na web pode-se usar textos, imagens (fotos, arte, gráficos, vídeo, animação) e áudio (som, música) Não se deve pensar em repetir a informação em várias mídias, mas usá-las complementarmente para contar a história

41 Comportamento Conhecer o leitor é importantíssimo e ajuda nas estratégias de comunicação com ele Deve-se oferecer o que ele quer ler, ver, ouvir Seu público faz parte de algum nicho?

42 Planejamento da pauta Ponto de partida para qualquer edição, seja de jornal impresso, rádio, televisão, revista ou a web é a pauta. Este processo é fundamental para definir quais serão as notícias daquela edição ou daquele dia

43 As fontes de informação para a pauta são as mesmas em qualquer meio ( s, assessorias de imprensa, agências de notícias, telefone, televisão, rádio, jornais, revistas, internet, a conversa com o amigo, a história da vovozinha)

44 Planejamento da notícia Segundo Carole Rich (Creating Online Media), é preciso saber: Se a notícia terá elementos multimídia Se a história rende interatividade Profissionais envolvidos (webdesigner, programador, fotógrafo, cinegrafista, repórter, etc.)

45 Estrutura geral da notícia na internet: Pano de fundo (a história por trás do fato, mapas, fotos e gráficos) Perfis ou pontos de vista da história (fontes/personagens) Interatividade ( , enquetes, fóruns, comentários) Histórias afins (a notícia requer hipertexto para assuntos ligados ao tema?) Entrevistas com os personagens da história (pingue-pongue)

46 Páginas de entrevistas Texto de apresentação Perguntas e respostas (se for longa, dividida em links) Recursos multimídia (podcast ou vídeo)

47 Páginas especiais Datas especiais, notícias especiais Planejadas com antecedência Informações complementares (áudio, vídeo, depoimentos, downloads, etc.)

48 CONTEÚDO É REI

49 Bibliografia CASTRO, Cosette. TOME, Takashi. BARBOSA FILHO, André. Mídias digitais. São Paulo: Paulinas, DIZARD, Wilson. A nova mídia – a comunicação de massa na era da informação. Trad. Edmond Jorge, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, FERRARI, Pollyaba. Jornalismo digital. 2ª ed, São Paulo: Contexto, FREITAS, Danielle Claudino. Os recursos da internet e os veículos de comunicação on-line. Vitória: UFES, HAMILTON, Fernando Arteche. Caiu na rede é notícia: uma análise sociológica do webjornalismo. São Paulo. LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, LEMOS, André; PALACIOS, Marcos (Org.) Janelas do ciberespaço: comunicação e cibercultura. Porto Alegre: Sulina, LOPES, Dirceu Fernandes; COELHO SOBRINHO, José; PROENÇA, José Luiz. Edição em jornalismo eletrônico. São Paulo: Edicom, MACHADO, Elias; PALACIOS, Marcos. Modelos de jornalismo digital. Salvador: GJOL, Calandra, MARCUSCHI, Luiz Antonio. XAVIER, Antonio Carlos (orgs). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. São Paulo: Lucerna, MIRANDA, Luciano. Jornalismo on-line. Passo Fundo: UFP, MOHERDAUI, Luciana. GUIA de estilo WEB: produção e edição de notícias on-line. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: SENAC, MOURA, Leonardo. Como escrever na rede: manual de conteúdo e redação para internet. Rio de Janeiro: Record PEREIRA, Luciano Iuri; SILVA, Rafael Rodrigues; MARANGONI, Reinaldo. Webjornalismo: uma reportagem sobre a prática do jornalismo online. 2. ed. Indaiatuba: Ed. do Autor, PINHO, J. B.. Jornalismo na internet: planejamento e produção da informação on-line. São Paulo: Summus, RODRIGUES, Bruno. Webwriting: pensando o texto para a mídia digital. São Paulo: Editora Berkeley, 2001 SERRA, Paulo. O on-line nas fronteiras do jornalismo: uma reflexão a partir do tabloidismo.net de Matt Drudge. Acesso em: 22/out de Disponível em: SERVA, Leão. Internet: velocidade e credibilidade da notícia. São Paulo: Senac, Acesso em: 22/out de Disponível em: SIMONE, José Fernando; SOARES, Mariana Monteiro. Jornalismo Online: o futuro da Informação. Rio de Janeiro: Grafline Artes, 2001.


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