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47,7% dos internautas disseram se informar pela web e 6,5% consideram as informações da Internet o meio de comunicação mais confiável de todas as mídias.

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2 47,7% dos internautas disseram se informar pela web e 6,5% consideram as informações da Internet o meio de comunicação mais confiável de todas as mídias

3 Em 2000 eram 4,9 milhões os internautas no Brasil. Em 2011 foram 45 milhões os que são usuários ativos da internet.

4 Em 2000 em média os internautas acessavam sete horas por mês. Em 2010, em média, foram 32 horas por mês

5 25% dos brasileiros acima de 10 anos acessam a internet todos os dias. Destes, 38% para se comunicar. 32% enviam\recebem e-mails. 30% mandam\recebem mensagens instantâneas.

6 A grande maioria é jovem, possui idade entre 15 e 21 anos. 55 % desse público procura por informações nos sites de busca e 51% nas redes sociais.redes sociais

7 41% deles possuem computador no próprio lar, 79% ainda não confiam nos sites de compra pela internet e 48% dos usuários levam em consideração a opinião dos outros usuários na escolha de um produto.

8 Um levantamento importante da pesquisa são os dados referentes aos usuários, que são receptores e ao mesmo tempo emissores de informação: 57% deles geram conteúdo s enquanto 70% compartilham com outros usuários. 42% pertencem às classes AB e 8 em cada 10 são economicamente ativos. Fonte :

9 Fonte: http://www.mpidigital.com.br/posts/blog/politica- na-rede/pesquisa-mostra-que-brasileiros-usam-a- internet-para-se-informar-sobre-politica.html http://www.mpidigital.com.br/posts/blog/politica- na-rede/pesquisa-mostra-que-brasileiros-usam-a- internet-para-se-informar-sobre-politica.html E http://mix7.com.br/marketing/o-perfil-do- internauta-brasileiro http://mix7.com.br/marketing/o-perfil-do- internauta-brasileiro E http://blogpagseguro.com.br/2010/01/conheca-o- perfil-do-internauta-brasileiro-e-faca-bons- negocios/ http://blogpagseguro.com.br/2010/01/conheca-o- perfil-do-internauta-brasileiro-e-faca-bons- negocios/

10 http://iabbrasil.ning.com/profiles/blogs/ pesquisa-indica-perfil-do http://iabbrasil.ning.com/profiles/blogs/ pesquisa-indica-perfil-do

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12 O problema é que raríssimas escolas de jornalismo e redações ensinam como relacionar-se com o público. Uma exceção é a BBC (rede britânica de televisão) que criou o cargo de Administrador de Comunidades cuja função é treinar e aconselhar os jornalistas no relacionamento com redes sociais e usuários individuais.

13 Sem este treinamento para interagir com o público, os profissionais do jornalismo continuarão a ver as redações como uma espécie de trincheira que os separa de leitores, ouvintes, espectadores e internautas. Redações isoladas são mortais para qualquer projeto informativo na era da internet.

14 Carlos Castilho em: http://carloscastilho.posterous.com/jorn alismo-online-enfrenta-tres-grandes- dilem

15 Comentários; Blogs da redação; Chats Repórter Cidadão; Redes sociais (face e twitter)

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17 Como reagir à críticas? Como corrigir erros de linguagem? Como corrigir erros de apuração? O jornalista que erra deve ser punido? Qual o tipo de punição que ele merece, caso ela deva ser punido?

18 Jornalistas já não se considerarem como selecionadores do que é ou não notícia, mas como interpretes e controladores da qualidade do que é publicado. Ou seja, a função do jornalista como gatekeeper não desaparece mas transforma-se. A informação valerá cada vez mais não pela quantidade mas pela qualidade...

19 Elizabete Barbosa em http://www.labcom.ubi.pt/files/agorane t/02/barbosa-elisabete-jornalistas- publico.pdf

20 A informação circula com rapidez e para um público diverso. Lembrem-se das aulas anteriores: nós podemos publicar uma notícia e temos certo controle sobre isso, porém, a forma como ela será recebida pelo público atinge significados diversos.

21 5 Tipos de reação: - Não respondem, mas, buscam melhorar; -Devolvem na mesma moeda para o leitor; -Não responde e finge que não é com ele; -Escreve outra matéria sobre o mesmo assunto para provocar quem criticou; -Acha que está ruim mesmo e não escreve mais nada sobre o assunto.

22 Quem recebe o conteúdo deve ser um aliado, não um inimigo. Críticas ocorrem, mas, como profissionais com trabalho público estamos sujeitos à críticas, façam elas sentido ou não. Quando reconhecer que o leitor está certo, cabe uma reflexão de como melhorar.

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