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Comparação entre padrões de escalas

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Apresentação em tema: "Comparação entre padrões de escalas"— Transcrição da apresentação:

1 Comparação entre padrões de escalas
Musicalização no Prolicenmus

2 Utilizaremos duas maneiras de comparar os formatos das escalas maiores e menores, com base em suas possibilidades de construção: Comparação entre escala maior e sua relativa menor: veremos que a escala menor primitiva, relativa da escala maior, preserva a mesma armadura e as mesmas notas, mas parte de uma tônica diferente e gera uma organização intervalar própria do modo menor. Comparação entre escala maior e sua homônima menor: partindo da mesma tônica, as alterações fixas (armadura) e ocorrentes são diferentes da escala maior homônima, pois são acrescentadas para que as escalas correspondam aos padrões do modo menor.

3 Comparação entre escala maior e sua relativa menor
Escala menor primitiva Escala menor harmônica Escala menor melódica

4 Menor melódica ascendente Menor melódica descendente
Neste quadro, você pode ouvir todos os intervalos da escala em relação à tônica (grau 1), continuando a comparação de escalas relativas. Note que a tônica nas escalas menores será diferente da tônica de sua escala relativa maior. Sugerimos que você faça primeiramente a audição dos intervalos em sequência por linhas (ouvindo todos os intervalos de uma mesma escala) e depois por colunas (ouvindo a qualidade do mesmo intervalo em cada escala). Escala/Intervalo 1-2 1-3 1-4 1-5 1-6 1-7 1-8 Maior 2ªM 3ªM 4ªJ 5ªJ 6ªM 7ªM 8ªJ Menor primitiva 3ªm 6ªm 7ªm Menor harmônica Menor melódica ascendente Menor melódica descendente

5 2) Comparação entre escala maior e sua relativa menor
Escala menor primitiva Escala menor harmônica Escala menor melódica

6 Menor melódica ascendente Menor melódica descendente
Já neste quadro, você pode ouvir todos os intervalos da escala em relação à tônica (grau 1), desta vez comparando as escalas homônimas. Neste caso, todas as escalas partem da mesma tônica mas diferem em seus intervalos e, consequentemente, em suas alterações. Vale ainda a mesma sugestão: primeiro ouça os intervalos em linhas e depois em colunas. Escala/Intervalo 1-2 1-3 1-4 1-5 1-6 1-7 1-8 Maior 2ªM 3ªM 4ªJ 5ªJ 6ªM 7ªM 8ªJ Menor primitiva 3ªm 6ªm 7ªm Menor harmônica Menor melódica ascendente Menor melódica descendente

7 Neste material utilizamos por base a escala de dó maior, pois ela apresenta a constituição intervalar da escala maior sem necessidade do uso de alterações e, consequentemente, de armadura. Ao comparar escalas relativas, temos lá menor; comparando escalas homônimas, mantemos a nota dó como a tônica, chegando a dó menor. Procure exercitar-se estudando escalas transpostas para várias tonalidades, ou seja, partindo de tônicas diferentes, para se acostumar com o mesmo padrão em registros diferentes. Você precisará dessa habilidade para transpor seu repertório e adequá-lo a execução em diferentes tessituras vocais e intrumentais.


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