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“DADAÍSMO” Panorama histórico das artes no período dadaísta e acontecimentos históricos e estéticos que impulsionaram o movimento artístico.

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1 “DADAÍSMO” Panorama histórico das artes no período dadaísta e acontecimentos históricos e estéticos que impulsionaram o movimento artístico

2 O Dadaísmo foi um movimento artístico da chamada vanguarda artística moderna surgido na Europa, mais especificamente na cidade de Zurique na Suíça entre 1916 e 1922, formado por jovens artistas franceses e alemães que não quiseram permanecer em seus países para não serem convocados para a Primeira Guerra Mundial;

3 O dadaísmo europeu questionava o propósito da arte e seu valor cultural;
O movimento inicia-se como uma negação ao envolvimento com a guerra; Os artistas dadaístas desafiaram as noções prévias do mérito artístico; Embora tenha tomado emprestado elementos de movimentos artísticos antecedentes, desenvolvendo as técnicas de colagem do cubismo e adotando a propensão para a autopublicidade do futurismo, o dadaísmo criticou o papel que a arte havia desempenhado na escalada para a Primeira Guerra Mundial;

4 Teve origem quase simultânea em Zurique e Nova York, desenvolvendo assim duas vertentes com uma relação próxima antes de se expandir para outros centros artísticos da Europa; Dentre as cidades em que o movimento foi acolhido com mais entusiasmo, estão Berlim, Hanover, Colônia e Paris; O escritor e performer alemão Hugo Ball , Tristan Tzara e outros artistas expatriados como Richard Huelsenbeck, abriu em Zurique a casa noturna Cabaret Voltaire, que tornou o palco para a primeira performace dadaísta;

5 “Cabaret Voltaire”

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7 A palavra “dada” é de origem francesa e significa “cavalo de pau” - Ball e Richard assim batizaram o movimento na busca de um nome incomum para um de seus números de cabaré; - O dadaísmo atacava a crença de que a sociedade podia usar a lógica e a ciência para resolver qualquer problema, promoveu a incoerência e a falta de sentido;

8 Huelsenbeck em 1917 se muda para Berlim e cria uma forma mais agressiva de dadaísmo, o superdadaísmo. Artistas como Hannah Hoch, Raoul Hausmann e George Grosz foram pioneiros da fotomontagem, recortando fotografias de revistas e jornais para criar colagens absurdas e satíricas; O dadaísmo chegou em Nova York com os franceses Marcel Duchamp e Francis Picabia. Realizaram obras que questionavam as atitudes em relação ao processo artístico. Duchamp questionava o que constituía a obra de arte e – em uma sociedade materialista – atacava as noções de valor material;

9 Fotomontagem – “John Heartfield”

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12 - Muitos de seus seguidores deram início posteriormente ao surrealismo e seus parâmetros influenciam a arte até hoje; - “ Eu redijo um manifesto e não quero nada, eu digo portanto certas coisas e sou por princípios contra manifestos(...). Eu redijo este manifesto para mostrar que é possível fazer as ações opostas simultaneamente, numa única fresca respiração; sou contra a ação pela contínua contradição, pela afirmação também, eu não sou nem para nem contra e não explico porque odeio o bom-senso” Tristan Tzara.

13 O impacto causado pelo Dadaísmo justifica-se plenamente pela atmosfera de confusão e desafio à lógica por ele desencadeado. Tzara opta por expressar de modo inconfundível suas opiniões acerca da arte oficial, e também das próprias vanguardas(“sou por princípio contra o manifestos, como sou também contra princípios”). Dada vem para abolir de vez a lógica, a organização, a postura racional, trazendo para a arte um caráter de espontaneísmo e gratuidade total;

14 O principal problema de todas as manifestações artísticas estava, segundo os dadaístas, em almejar algo que era impossível: explicar o ser humano. Na esteira de todas as outras afirmações retumbantes, Tzara decreta: “A obra de arte não deve ser a beleza em si mesma, porque a beleza está morta.” - No seu esforço para expressar a negação de todos os valores estéticos e artísticos correntes, os dadaístas usaram com freqüência, métodos deliberadamente incompreensíveis. Nas pinturas e esculturas, p.ex., tinham por hábito aproveitar pedaços de materiais encontrados pelas ruas ou objetos que haviam sido jogados fora.

15 Foi na literatura, porém que a, ilogicidade e o espontaneísmo alcançaram sua expressão máxima. No último manifesto que divulgou, Tzara disse que o grande segredo da poesia é que "o pensamento se faz na boca". Como uma afirmação desse tipo é evidentemente incompreensível, ele procurou orientar melhor os seus seguidores dando uma receita para fazer um poema dadaísta:

16 Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.

17 Embora muitas das propostas dadaístas pareçam infantis aos nossos olhos modernos, precisamos levar em consideração o momento em que surgiram. Não é difícil aceitar que, para uma Europa caótica e em guerra, insistir na falta de lógica e na gratuidade dos acontecimentos deixa de ser um absurdo e passa a funcionar como um interessante espelho crítico de uma realidade incômoda.


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