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Arte e Técnica de Titular Instituto Superior Miguel Torga Licenciatura em Comunicação Social Coimbra, Dezembro de 2010 Neide Ramos Nº 8919.

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1 Arte e Técnica de Titular Instituto Superior Miguel Torga Licenciatura em Comunicação Social Coimbra, Dezembro de 2010 Neide Ramos Nº 8919

2 O que são os títulos jornalísticos? “é o lugar privilegiado do acontecimento. É também o primeiro indicador do ‘valor’ duma informação, o qual não provem apenas da originalidade do seu conteúdo, mas, sobretudo, do facto de o jornal o reter como informação.” Estrela Serrano (Diário de Notícias, 9-4-01) 2

3 Um bom titulo… “prende a atenção de todos os leitores, quaisquer que sejam os particulares interesses, gostos e hábitos de cada um” “salta à vista e, ao mesmo tempo, se revela suficientemente explicito para que toda gente o compreenda com facilidade” deve ser “misterioso quanto baste para suscitar o desejo de obter mais informações sobre a matéria que apregoa.” Daniel Ricardo (1989:53) 3

4 Podem existir nos títulos diversas características, entre elas: Siglas Estrangeirismos Pontuação Jogos de Imagem Sem Verbo Intertitularidade 4

5 Siglas As siglas são desaconselhadas pela maioria dos manuais de redacção e estilo visto que implica a descodificação por parte do leitor o que nem sempre pode ser fácil. A utilização de siglas nos títulos pode advir na maioria das vezes do reduzido espaço na imprensa. 5

6 DG/AAC - Direcção-geral da Associação Académica de Coimbra Diário de Coimbra 30 de Agosto de 2010 Página 5 6

7 ETA - refere-se à organização terrorista do pais Basco, Euskadi Ta Askatasuna Diário de Coimbra 6 de Setembro de 2010 Página 16 7

8 OCC - Orquestra Clássica do Centro Diário de Coimbra 27 de Outubro de 2010 Página 8 8

9 PGR - Procurador Geral da República Jornal de Notícias 12 de Outubro de 2010 Página 9 9

10 UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura Jornal de Notícias 15 de Novembro de 2010 Página 36 10

11 ACIFF - Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz Diário de Coimbra 27 de Outubro de 2010 Página 15 11

12 Jornal de Notícias 12 de Outubro de 2010 Página 3 BCE - Banco Central Europeu 12

13 Jornal de Notícias 15 de Novembro de 2010 Página10 NATO - Organização do Tratado do Atlântico Norte 13

14 Diário de Coimbra 11 de Novembro de 2010 Página 25 BRIC - Brasil, Rússia, Índia e China EUA - Estados Unidos da América 14

15 Estrangeirismos Os estrangeirismos são palavras ou expressões originárias de outras línguas adoptadas para sucumbir as insuficiências da língua-mãe. Para Ladevéze (1991:166) a utilização de estrangeirismos nos títulos é uma “sedução a que muitos jornalistas não conseguem escapar”. 15

16 Jornal de Notícias 4 de Setembro de 2010 Página 12 16

17 Record 30 de Setembro de 2010 Página 4 17

18 Jornal de Notícias 11 de Novembro de 2010 Página 42 18

19 Jornal de Notícias 17 de Novembro de 2010 Página 25 19

20 Jornal de Notícias 18 de Novembro de 2010 Página 41 20

21 Diário de Coimbra 19 de Outubro de 2010 Página 24 21

22 Pontuação A utilização dos pontos nos títulos é outra das tentações a que os jornalistas não resistem, mas esta utilização pode levar a que seja considerado um título sensacionalista, como se confere no caso dos pontos de exclamação visto que verifica o apelo à emotividade. Mas nem essas consequências impedem o aparecimento destes títulos. 22

23 JN Classificados 12 de Outubro de 2010 23

24 Jornal de Notícias 14 de Novembro de 2010 Página 25 24

25 Jornal de Notícias 10 de Outubro de 2010 Página 29 25

26 Jornal de Notícias 23 de Abril de 2010 Página 30 26

27 Jornal de Notícias 23 de Abril de 2010 Página 57 27

28 A Bola 25 de Outubro de 2009 Página 24 28

29 Jornal de Notícias 18 de Outubro de 2010 Página 39 29

30 Reticências Podemos encontrar nos títulos reticências tanto no meio do título como no fim. Este facto surge devido à necessidade por parte dos jornalistas de criar curiosidade ao leitor para que este compre o jornal. Então podemos dizer que as reticências quando usadas no fim de um título tem como principal intenção despertar a curiosidade do leitor e quando utilizadas no meio de um título pretendem ao mesmo tempo despertar a curiosidade do leitor e dar logo uma informação adicional ao leitor. Este último caso acontece mais frequentemente quando essa informação adicional é caricata ou irónica. 30

31 O Ponto 29 de Setembro de 2010 Página 16 31

32 O Ponto 15 de Setembro de 2010 Página 3 32

33 O Ponto 15 de Setembro de 2010 Página 17 33

34 O Ponto 21 de Julho de 2010 Página 3 34

35 O Ponto 21 de Julho de 2010 Página 30 35

36 Jornal de Notícias 11 de Novembro de 2010 Página 60 36

37 Dois pontos Jornal de Notícias 11 de Novembro de 2010 Página 56 37

38 Jornal de Notícias 23 de Abril de 2010 Página 4 38

39 Parêntesis Diário de Coimbra 30 de Agosto de 2010 Página 12 39

40 Diário de Coimbra 18 de Novembro de 2010 Página 9 40

41 Diário de Coimbra 18 de Novembro de 2010 Página 27 41

42 Símbolos Jornal de Notícias 22 de Outubro de 2010 Página 47 42

43 Jornal de Notícias 15 de Outubro de 2010 Página 3 43

44 Jornal de Notícias 15 de Outubro de 2010 Página 4 44

45 Jogos de imagem Actualmente a parte gráfica do jornal conta muito porque quanto mais esteticamente agradável um jornal estiver mais vende. Então o espaço para a imagem é maior e mais importante sendo assim atribuído um papel informativo à imagem, isto é, as imagens são utilizadas para transmitir a notícia em conjunto com o título contrariando assim o princípio de autonomia de um título. 45

46 Jornal de Notícias 11 de Novembro de 2010 Página 29 46

47 Jornal de Notícias 18 de Novembro de 2010 Este título é também um deíctico pois é constituído apenas por uma palavra. 47

48 Sem verbo “não pode faltar o verbo, expresso ou subentendido.” esta é a opinião de Daniel Ricardo e certamente da maioria dos livros de estilo, mas nós na imprensa escrita encontramos casos que fogem à “regra”. 48

49 Jornal de Notícias 11 de Novembro de 2010 Página 25 49

50 11 de Novembro de 2010 Jornal de Notícias Página 32 50

51 Intertitularidade Os jornalistas aproveitam-se de títulos, criados por profissionais, que foram sucessos quer de filmes, canções, publicidades, etc, para “vender” o jornal. Esta técnica apela à cultura e memória de cada leitor e para ser compreendida implica que o leitor já conheça o título no seu contexto original. Podem também ser títulos derivados de provérbios e ditados adaptados. 51

52 O ditado foi utilizado na integra. O golo decisivo da partida, em questão na notícia, foi marcado nos minutos finais. O Ponto 29 de Setembro de 2010 Página 16 52

53 Jornal de Notícias 16 de Novembro de 2010 Página 31 Título de um dos sucessos da Disney. Sendo neste caso o lagostim vermelho o monstro porque é o inimigo dos arrozais que são aqui considerados a bela. 53

54 Jornal de Notícias 12 de Novembro de 2010 Página 30 Inspirado no título do filme “ Quatro casamentos e um funeral”. 54

55 Diário de Coimbra 11 de Novembro de 2010 Página 29 Inspirado na publicidade dos iogurtes da Danone para crianças, os Danoninhos. 55

56 “O título condensa o conteúdo dominante de uma informação, servindo também para atrair a atenção do leitor. Há-de ser concreto, inequívoco e sugestivo, mas isento de qualquer veleidade sensacionalista.” Manual de redacção de La vanguardia (1986:14) 56


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