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PublicouOswaldo Neves Valente Alterado mais de 8 anos atrás
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Arte e Técnica de Titular Instituto Superior Miguel Torga Licenciatura em Comunicação Social Coimbra, Dezembro de 2010 Neide Ramos Nº 8919
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O que são os títulos jornalísticos? “é o lugar privilegiado do acontecimento. É também o primeiro indicador do ‘valor’ duma informação, o qual não provem apenas da originalidade do seu conteúdo, mas, sobretudo, do facto de o jornal o reter como informação.” Estrela Serrano (Diário de Notícias, 9-4-01) 2
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Um bom titulo… “prende a atenção de todos os leitores, quaisquer que sejam os particulares interesses, gostos e hábitos de cada um” “salta à vista e, ao mesmo tempo, se revela suficientemente explicito para que toda gente o compreenda com facilidade” deve ser “misterioso quanto baste para suscitar o desejo de obter mais informações sobre a matéria que apregoa.” Daniel Ricardo (1989:53) 3
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Podem existir nos títulos diversas características, entre elas: Siglas Estrangeirismos Pontuação Jogos de Imagem Sem Verbo Intertitularidade 4
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Siglas As siglas são desaconselhadas pela maioria dos manuais de redacção e estilo visto que implica a descodificação por parte do leitor o que nem sempre pode ser fácil. A utilização de siglas nos títulos pode advir na maioria das vezes do reduzido espaço na imprensa. 5
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DG/AAC - Direcção-geral da Associação Académica de Coimbra Diário de Coimbra 30 de Agosto de 2010 Página 5 6
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ETA - refere-se à organização terrorista do pais Basco, Euskadi Ta Askatasuna Diário de Coimbra 6 de Setembro de 2010 Página 16 7
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OCC - Orquestra Clássica do Centro Diário de Coimbra 27 de Outubro de 2010 Página 8 8
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PGR - Procurador Geral da República Jornal de Notícias 12 de Outubro de 2010 Página 9 9
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UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura Jornal de Notícias 15 de Novembro de 2010 Página 36 10
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ACIFF - Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz Diário de Coimbra 27 de Outubro de 2010 Página 15 11
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Jornal de Notícias 12 de Outubro de 2010 Página 3 BCE - Banco Central Europeu 12
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Jornal de Notícias 15 de Novembro de 2010 Página10 NATO - Organização do Tratado do Atlântico Norte 13
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Diário de Coimbra 11 de Novembro de 2010 Página 25 BRIC - Brasil, Rússia, Índia e China EUA - Estados Unidos da América 14
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Estrangeirismos Os estrangeirismos são palavras ou expressões originárias de outras línguas adoptadas para sucumbir as insuficiências da língua-mãe. Para Ladevéze (1991:166) a utilização de estrangeirismos nos títulos é uma “sedução a que muitos jornalistas não conseguem escapar”. 15
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Jornal de Notícias 4 de Setembro de 2010 Página 12 16
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Record 30 de Setembro de 2010 Página 4 17
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Jornal de Notícias 11 de Novembro de 2010 Página 42 18
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Jornal de Notícias 17 de Novembro de 2010 Página 25 19
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Jornal de Notícias 18 de Novembro de 2010 Página 41 20
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Diário de Coimbra 19 de Outubro de 2010 Página 24 21
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Pontuação A utilização dos pontos nos títulos é outra das tentações a que os jornalistas não resistem, mas esta utilização pode levar a que seja considerado um título sensacionalista, como se confere no caso dos pontos de exclamação visto que verifica o apelo à emotividade. Mas nem essas consequências impedem o aparecimento destes títulos. 22
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JN Classificados 12 de Outubro de 2010 23
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Jornal de Notícias 14 de Novembro de 2010 Página 25 24
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Jornal de Notícias 10 de Outubro de 2010 Página 29 25
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Jornal de Notícias 23 de Abril de 2010 Página 30 26
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Jornal de Notícias 23 de Abril de 2010 Página 57 27
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A Bola 25 de Outubro de 2009 Página 24 28
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Jornal de Notícias 18 de Outubro de 2010 Página 39 29
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Reticências Podemos encontrar nos títulos reticências tanto no meio do título como no fim. Este facto surge devido à necessidade por parte dos jornalistas de criar curiosidade ao leitor para que este compre o jornal. Então podemos dizer que as reticências quando usadas no fim de um título tem como principal intenção despertar a curiosidade do leitor e quando utilizadas no meio de um título pretendem ao mesmo tempo despertar a curiosidade do leitor e dar logo uma informação adicional ao leitor. Este último caso acontece mais frequentemente quando essa informação adicional é caricata ou irónica. 30
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O Ponto 29 de Setembro de 2010 Página 16 31
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O Ponto 15 de Setembro de 2010 Página 3 32
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O Ponto 15 de Setembro de 2010 Página 17 33
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O Ponto 21 de Julho de 2010 Página 3 34
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O Ponto 21 de Julho de 2010 Página 30 35
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Jornal de Notícias 11 de Novembro de 2010 Página 60 36
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Dois pontos Jornal de Notícias 11 de Novembro de 2010 Página 56 37
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Jornal de Notícias 23 de Abril de 2010 Página 4 38
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Parêntesis Diário de Coimbra 30 de Agosto de 2010 Página 12 39
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Diário de Coimbra 18 de Novembro de 2010 Página 9 40
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Diário de Coimbra 18 de Novembro de 2010 Página 27 41
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Símbolos Jornal de Notícias 22 de Outubro de 2010 Página 47 42
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Jornal de Notícias 15 de Outubro de 2010 Página 3 43
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Jornal de Notícias 15 de Outubro de 2010 Página 4 44
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Jogos de imagem Actualmente a parte gráfica do jornal conta muito porque quanto mais esteticamente agradável um jornal estiver mais vende. Então o espaço para a imagem é maior e mais importante sendo assim atribuído um papel informativo à imagem, isto é, as imagens são utilizadas para transmitir a notícia em conjunto com o título contrariando assim o princípio de autonomia de um título. 45
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Jornal de Notícias 11 de Novembro de 2010 Página 29 46
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Jornal de Notícias 18 de Novembro de 2010 Este título é também um deíctico pois é constituído apenas por uma palavra. 47
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Sem verbo “não pode faltar o verbo, expresso ou subentendido.” esta é a opinião de Daniel Ricardo e certamente da maioria dos livros de estilo, mas nós na imprensa escrita encontramos casos que fogem à “regra”. 48
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Jornal de Notícias 11 de Novembro de 2010 Página 25 49
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11 de Novembro de 2010 Jornal de Notícias Página 32 50
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Intertitularidade Os jornalistas aproveitam-se de títulos, criados por profissionais, que foram sucessos quer de filmes, canções, publicidades, etc, para “vender” o jornal. Esta técnica apela à cultura e memória de cada leitor e para ser compreendida implica que o leitor já conheça o título no seu contexto original. Podem também ser títulos derivados de provérbios e ditados adaptados. 51
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O ditado foi utilizado na integra. O golo decisivo da partida, em questão na notícia, foi marcado nos minutos finais. O Ponto 29 de Setembro de 2010 Página 16 52
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Jornal de Notícias 16 de Novembro de 2010 Página 31 Título de um dos sucessos da Disney. Sendo neste caso o lagostim vermelho o monstro porque é o inimigo dos arrozais que são aqui considerados a bela. 53
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Jornal de Notícias 12 de Novembro de 2010 Página 30 Inspirado no título do filme “ Quatro casamentos e um funeral”. 54
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Diário de Coimbra 11 de Novembro de 2010 Página 29 Inspirado na publicidade dos iogurtes da Danone para crianças, os Danoninhos. 55
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“O título condensa o conteúdo dominante de uma informação, servindo também para atrair a atenção do leitor. Há-de ser concreto, inequívoco e sugestivo, mas isento de qualquer veleidade sensacionalista.” Manual de redacção de La vanguardia (1986:14) 56
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