A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociologia Classica Prof. Nilda O Vilela.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociologia Classica Prof. Nilda O Vilela."— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia Classica Prof. Nilda O Vilela

2 Positivismo uma forma de pensamento social
Conhecimento cientifico sobre a realidade social que visa estabelecer teoria e confrontá-las com a realidade. Pressuposto básico da Sociologia: a sociedade possui uma lógica passível de ser apreendida.A sociedade,ao contrário da natureza, é obra dos próprios indivíduos. Renascimento Movimentos Filosófico e artístico.Ruptura com o mundo medieval. Formação do mundo moderno,urbano e burguês e comercial.

3 Senso comum X Ciência Senso comum: é o conhecimento do homem comum, não especialista.É um conhecimento avulso, superficial. Ciências conhecimento critico, sistemático,racional.Utiliza métodos adequados de analise e formula teorias.Busca um conhecimento sobre a realidade.

4 Jean Jacques Rousseau ( 1712-1778) um dos principais filósofos do iluminismo
Afirmava que a vida social deveria se basear no interesse comum e no consentimento unânime dos homens .J Jonh Locke ( –Defesa do sistema constitucional, da liberdade individual e respeito á propriedade .

5 Ilustração : sec. XVIII Movimento filosófico que propunha uma atitude curiosa e livre;convicção na razão como fonte de atitudes de planejamento. Busca de novas formas d e organização social que garantam a realização do homem na comunidade e o exercício da liberdade. O poder é visto como construção lógica e jurídica de forma temporária e representativa.

6 Uma nova mentalidade Formação de uma mentalidade laica, na medida em que o home vai se desligando dos dogmas religiosos,sente-se livre para pensar e criticar. As Ciências Sociais desempenham papel central para a compreensão das forças sociais que vem transformando nossas vida.

7 Sociologia Classica Adam Smith August Comte
É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do do liberalismo economico. Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (de Montpellier, 19 de janeiro 1798 — Paris, 5 de setembro de 1857) foi um filósofo francês, fundador da Sociologia e do Positivismo

8 Influência dos iluminista.
a) Iluminismo ou Ilustração e é, o século XVIII o chamado "século das Luzes". b) Os principais expoentes desse pensamento, na época das luzes eram de nacionalidade francesa e/ou inglesa. c) - Defesa da liberdade de comércio - Contra pacto colonial - Abolição da escravidão - Liberdade das colônias - Fim do monopólio comercial - Fim do mercantilismo

9 Sociologia classicas Niccolò di Bernardo dei Machiavelli viveu a juventude sob o esplendor político de Florença durante o governo de Lourenço de Médici e entrou para a política aos 29 anos de idade no cargo de Secretário da Segunda Chancelaria.

10 O pensamento cientifico sobre o social O positivismo
Influências: Darwinismo social:crença de que todas as sociedades evoluíram num mesmo sentido. Organicismo: A sociedade era concebida como um organismo constituído de partes integradas e coesas que funcionavam harmonicamente.

11 O pensamento clássico Positivismo
Emile Durkheim ( é o pensamento positivista. Preocupação central: busca da ordem social Acreditava que os problemas sociais não eram de natureza econômica, mas de natureza natural.

12 Pensamento clássico Positivismo
A relação individuo x sociedade O Individuo ao nascer encontra a sociedade pronta e acabada. Surgimento de um novo tipo de sindicato, mais independente em relação ao Estado e das primeiras greves operárias, em reação ao achatamento salarial e ao autoritarismo do governo.

13 Transformações sociais do sec.XVIII
Revolução Francesa: Revolução popular põem o fim da monarquia absolutista na França.Influenciada pelos filósofos iluministas Revolução Industrial ; Acumulação de capital ocorrida desde o século XVI, fruto exploração colonial e escravismo.Desenvolvimento de novas tecnologias oriundas do desenvolvimento cientifico .Desenvolvimento da manufatura e do parcelamento do Trabalho

14 As condições das classes trabalhadoras
Extensas jornadas de trabalho que chegavam a 16 horas por dia. Utilização da mão de obra infantil e feminina Precárias condições de habitação na periferia das grandes cidades . Epidemia de doenças como tifo,cólera e febre amarela.

15 Conseqüências da Revolução Industria
Formação de multidão e da preocupação com a pobreza que se revela, exibindo nas ruas suas necessidades. Momento de consolidação do capitalismo como modo de organização social da burguesia como classe social dominante.


Carregar ppt "Sociologia Classica Prof. Nilda O Vilela."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google