Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNorma Paranhos Azenha Alterado mais de 8 anos atrás
1
Pedagogia do Oprimido, alfabetização e “empowerment” político Profa. Dra. Dóris Fiss
2
PALAVRA VERDADEIRAPALAVRA INAUTÊNTICA Ação e reflexão, índice de transformação do mundo, trabalho, práxis. Encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo. Encontro dos homens para a tarefa comum de saber agir. Caminho pelo qual os homens ganham significação enquanto homens. Exigência existencial. Relação horizontal. Auto-suficiência. Verbalismo ou ativismo. Ato de depositar idéias de um sujeito no outro, troca de idéias a serem consumidas. Relação vertical. Ação apassivadora. Invasão cultural. Absolutização da ignorância. Devolução organizada, sistematizada e acrescentada ao povo daqueles elementos que este lhe entregou de forma desestruturada.
3
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Necessidade de consideração do conjunto de aspirações do povo, da situação presente, existencial, concreta. PEDAGOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO Necessidade de conhecimento crítico da situação do mundo do sujeito e de sua visão de mundo. INVESTIGAÇÃO DO UNIVERSO TEMÁTICO Apreensão dos temas geradores e tomada de consciência dos indivíduos sobre os mesmos.
4
Situação-limite Atos- limite Dificuldades = percebidos destacados. Relações de enfrentamento Respostas transformadoras Atos-limite Práxis = reflexão e ação verdadeiramente transformadora da realidade, fonte de conhecimento reflexivo e criação. HOMEM = criador e fazedor de CULTURA e HISTÓRIA. Unidades epocais em relação umas com as outras na dinâmica da continuidade histórica. Conjunto de idéias, concepções, esperanças, dúvidas, valores, desafios em interação dialética com seus contrários, buscando a plenitude. TEMAS = representação concreta. UNIVERSO TEMÁTICO = conjunto de temas em interação. Atos-limite Situações-limite
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.