A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características dos contos e das fábulas. O que são Gêneros Textuais?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características dos contos e das fábulas. O que são Gêneros Textuais?"— Transcrição da apresentação:

1 Características dos contos e das fábulas

2 O que são Gêneros Textuais?

3 O gênero textual é a forma como a língua é empregada nos textos orais ou escritos em suas diversas situações de comunicação. De acordo com o seu uso, temos gêneros textuais diferentes. É importante lembrar que um texto não precisa ter apenas um gênero textual, porém há apenas um que se sobressai.

4 Contos contos

5 O conto é uma obra de ficção, um texto ficcional. Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.

6 Classicamente, diz-se que o conto se define por sua modalidade narrativa pouco extensa. A narrativa do conto começa com a introdução da história (situação inicial).

7 Em seguida, a ordem é perturbada e começam-se a desenrolar acontecimentos (situação inicial interrompida, desenvolve-se até atingir o clímax do enredo).

8 No final, o desfecho da trama com a ordem estabelecida, geralmente nos contos populares, o final feliz. Apesar de sua origem popular, ele é uma forma literária reconhecida e adotada por muitos escritores. CONTOS

9 Contistas famosos em língua portuguesa Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Artur de Azevedo, Monteiro Lobato, Clarice Lispector, Ruth Rocha, Lima Barreto, Otto Lara Resende, Lygia Fagundes Telles, José J. Veiga, Dalton Trevisan e Rubem Fonseca.

10 Fábulas Fábula

11 As fábulas são histórias geralmente curtas em que os personagens são, na maioria das vezes, animais.

12 Os animais que aparecem nas fábulas possuem muitas características dos seres humanos: inveja, bondade, vaidade, sinceridade, estupidez.

13 A maioria dessas histórias traz, no final, uma lição de moral, uma espécie de conselho para que os homens sejam mais cuidadosos com suas atitudes.

14 Esses textos foram criados há muito tempo. O primeiro dos fabulistas (criador de Fábulas) de que temos notícia foi Esopo, um homem que teria vivido na Grécia Antiga e usava as fábulas para fazer críticas a situação econômica e social da época.

15 Muito depois dele, La Fontaine também resolveu escrever fábulas, fazendo críticas aos homens de sua época. Esse poeta nasceu em 1621, na cidade de Champagne, na França, e morreu em 1695. A frase que La Fontaine mais dizia: “Sirvo-me de animais para instruir os homens”. Texto adaptado a partir de informa ç ões publicadas na revista Ciências Hoje das Crian ç as.

16 Um grande fabulista brasileiro foi Monteiro Lobato. Procure saber mais sobre ele. Vale a pena!

17 Você conhece alguma fábula?

18 Fonte das imagens: http://pixabay.com/pt/professores-reuni%C3%A3o-livros-leitura-23820 http://pixabay.com/pt/jornal-not%C3%ADcias-papel-revista-295480/ http://pixabay.com/pt/revista-jornal-peri%C3%B3dicos-150960/ http://pixabay.com/pt/jornal-magazin-leitura-not%C3%ADcias-159879/ http://pixabay.com/pt/livros-biblioteca-educa%C3%A7%C3%A3o-42701/ http://pixabay.com/pt/rei-sapo-conto-de-fadas-sapo-conto-153168/ http://pixabay.com/pt/gato-de-botas-conto-de-fadas-gato-155895/ http://pixabay.com/pt/princesa-real-coronet-mulher-153822/ http://pixabay.com/pt/lombo-svg-desenhos-animados-470302/ http://pixabay.com/pt/menina-livro-escola-leitura-160170/ http://pixabay.com/pt/menina-pessoa-leitor-livro-loira-148866/ http://pixabay.com/pt/menina-livros-escola-leitura-160172/ http://pixabay.com/pt/estudante-adolescente-livro-147783/ http://pixabay.com/pt/m%C3%A1quina-de-escrever-tipo-de-escritor-297383/ http://pixabay.com/pt/doh-cachorro-feliz-153403 http://pixabay.com/pt/macaco-cabe%C3%A7a-animal-chimpanz%C3%A9-41365/ http://pixabay.com/pt/lombo-svg-desenhos-animados-470302/ http://pixabay.com/pt/leopard-cabe%C3%A7a-sorrir-bonito-308770/ http://pixabay.com/pt/rosto-espelho-mulher-belo-157398/ http://pixabay.com/pt/gnu-com-raiva-animal-bonito-161341/ http://pixabay.com/pt/coruja-p%C3%A1ssaro-livro-wise-natureza-47526/ http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/Luna_Esopo.jpg?uselang=pt-br http://commons.wikimedia.org/wiki/Monteiro_Lobato#mediaviewer/File:Lobato_arte.jpg

19


Carregar ppt "Características dos contos e das fábulas. O que são Gêneros Textuais?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google