A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA LÍMBICO Thaissa Nahmias UNAMA / 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA LÍMBICO Thaissa Nahmias UNAMA / 2009."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA LÍMBICO Thaissa Nahmias UNAMA / 2009

2 Atua no controle de nossas emoções e comportamentos, assim como nos impulsos motivacionais.

3 Teoria sobre o papel das estruturas cerebrais na formação das emoções

4 Teoria James-Lange propôs que um indivíduo, após perceber um estímulo que, de alguma forma o afeta, sofre alterações fisiológicas perturbadoras, como palpitações, falta de ar, angústia, etc. É o reconhecimento desses sintomas (pelo cérebro) que gera a emoção.

5 O Circuito de Papez

6 As Estruturas Cerebrais na Formação das Emoções
As estruturas envolvidas com a emoção se interligam intensamente e nenhuma delas é exclusivamente responsável por um ou outro tipo de estado emocional. No entanto, algumas estruturas contribuem mais que outras para um determinado tipo de emoção.

7

8 Amígdala Pequena estrutura, situada na região ântero-inferior do lobo temporal, que se interconecta com o hipocampo, os núcleos septais, a área pré-frontal e o núcleo dorso-medial do tálamo. Essas conexões garantem seu importante desempenho na mediação e controle das atividades emocionais, como amizade, amor e afeição, nas exteriorizações do humor e, principalmente, nos estados de medo, ira e na agressividade.

9 Amígdala É fundamental para a auto-preservação, por ser o centro identificador do perigo, gerando medo e ansiedade e colocando o animal em situação de alerta, aprontando-se para se evadir ou lutar. Desempenha importante papel no comportamento e nas emoções.

10 Amígdala Lesão da amígdala
o indivíduo perde o sentido afetivo da percepção de uma informação vinda de fora, como a visão de uma pessoa conhecida. Ele sabe quem está vendo mas não sabe se gosta ou desgosta da pessoa em questão. Lesões bilaterais Profundas modificações no comportamento

11 Síndrome de Kluver-Bucy
Ausência de respostas emocionais Medo, raiva ou agressão deixam de ocorrer Compulsão para ficar atento a todos os estímulos sensoriais Hipersexualidade Agnosia visual (dificuldade para reconhecer visualmente objetos)

12

13 Hipocampo Está envolvido na formação da memória, em especial da memória de longa duração, e na formação do aprendizado. Um hipocampo intacto possibilita ao animal comparar as condições de uma ameaça atual com experiências passadas similares, permitindo-lhe, assim, escolher qual a melhor opção a ser tomada para garantir sua preservação.

14 Hipocampo Destruição do hipocampo nada mais é gravado na memória
o indivíduo esquece, rapidamente, a mensagem recém recebida Remoção bilateral tratamento de epilepsia perda profunda da memória de curto prazo e da capacidade de aprender

15 Doença de Alzheimer Demência progressiva
Alterações cognitivas progressivas memória, orientação e comportamento Associada à perda de neurônios da formação do hipocampo e do córtex para-hipocampal

16 Síndrome de Korsakoff Perda de memória recente
Tendência a fabricar falsos relatos de eventos recentes Resulta frequentemente do alcoolismo crônico Associada às alterações nas partes talâmicas medias

17 Amígdala e Hipocampo O hipocampo converte a informação da memória de trabalho em memória de longo prazo. A amígdala, relacionada com a memória emocional, faz a triagem de toda a informação decidindo qual a armazenar em memória de longo prazo.

18 Fórnix e Giro Parahipocampal
Vias de conexão do Sistema Límbico

19 Tálamo e Hipotálamo

20 Giro Cingulado A ablação do giro cingulado (cingulectomia) em animais selvagens, domestica-os totalmente.

21 Septo Relaciona-se com as sensações de prazer (associadas às experiências sexuais).

22 Área Pré-frontal

23 Área Pré-frontal Lesão no córtex pré-frontal
o indivíduo perde o senso de suas responsabilidades sociais, bem como a capacidade de concentração. em alguns casos o indivíduo não consegue resolver problemas, mesmo os mais elementares. Lobotomia pré-frontal, para tratamento de certos distúrbios psiquiátricos: os pacientes entram em estado de "tamponamento afetivo", não mais evidenciando quaisquer sinais de alegria, tristeza, esperança ou desesperança.

24 Estados Afetivos Talvez pelas intensas conexões entre a área pré-frontal e as estruturas límbicas tradicionais, a espécie humana é aquela que apresenta a maior variedade de sentimentos e emoções.

25 As emoções Se caracterizam por uma súbita ruptura do equilíbrio afetivo. Quase sempre são episódios de curta duração, com repercussões concomitantes ou consecutivas, leves ou intensas, sobre diversos órgãos, criando um bloqueio parcial ou total da capacidade de raciocinar com lógica. Isto pode levar a um alto grau de descontrole psíquico e comportamental.

26 Os sentimentos São tidos como estados afetivos mais duráveis, causadores de vivências menos intensas, com menor repercussão sobre as funções orgânicas e menor interferência com a razão e o comportamento. Amor, medo e ódio são sentimentos Paixão, pavor e ira são emoções


Carregar ppt "SISTEMA LÍMBICO Thaissa Nahmias UNAMA / 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google