A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia B 12º ano Emoção Compreender as capacidades mentais do ser humano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia B 12º ano Emoção Compreender as capacidades mentais do ser humano."— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia B 12º ano Emoção Compreender as capacidades mentais do ser humano.

2 A Emoção são elementos do comportamento humano, que podem ser agradáveis ou desagradáveis e que são desencadeadas por diferentes situações.

3 A Emoção Existem situações propícias que podem desencadear emoções que são as situações inéditas, que foram adjectivadas por Piaget e Fraisse de novas, insólitas e inesperadas.

4 A Emoção

5 A Emoção Afectos, sentimentos e emoções Afectos : São predisposições do individuo para reagir de maneira agradável ou desgradável perante as relações que tem com as pessoas que o envolve.

6 A Emoção Afectos, sentimentos e emoções Sentimentos : São estados afectivos agradáveis ou desagradáveis que modera a relação do indinvidou com as pessoas em relação. É um estado interior que um individuo possuí.

7 A Emoção Afectos, sentimentos e emoções Emoções : São reacções a acontecimentos, que surgem subitamente e de duração breve. Manifestam-se acompanhadas de reacções fisiológicas.

8 A Emoção Componentes da Emoção Reacções Fisiológicas : São alterações corporais que o individuo manifesta e que podem ser observadas.

9 A Emoção Reacções Expressivas São atitudes exteriorizadas, por gestos, olhares, voz, contracções musculares, que nos indica que a pessoa está a viver uma emoção. a) felicidade; b) raiva; c) tristeza; d) surpresa; e) repúdio; f) medo

10 A Emoção Experiência consciente É algo de subjectivo e refere-se ao que a pessoa sente quando está a viver uma determinada emoção, como a sua intensidade, duração e o seu posicionamento no eixo agradável- desagradável.

11 A Emoção Universalidade e diversidade das emoções É um conceito que foi elaborado por inquéritos que Paul Ekman aplicou em diversas culturas, consistiu em apresentar várias fotografias de pessoas de diferentes culturas, para depois identificar as emoções de alegria, e foram identificadas semelhantemente.

12 É um mecanismo que suporta as nossas decisões, através de experiências emocionais anteriores. Estas experiências anteriores ficam gravadas nas áreas pré- frontais, responsáveis por funções como a memória, entre outras consideradas de nível superior devido à sua complexidade. Perante a necessidade de tomar decisões, o córtex cerebral apoia- se nas emoções para decidir

13 A Emoção Decisões Humanas António Damásio é um dos investigadores Que salienta os papeis das emções no bom funcionamento da mente e na tomada de decisões que fazemos ao longo da vida.

14 A Emoção Conclusão A sobrevivência do ser humano põe em jogo a sua racionalidade, constituída não apenas pelas capacidades cognitivas, mas também pelas emoções, em que a orientação lhe é dada pela procura de prazer e pela fuga ao sofrimento.

15

16 A Emoção Curiosidades

17 A Emoção Curosidades

18 A Emoção Curiosidades Emoções são reacções universais presentes em todos os seres humanos e que não dependem de factores culturais; assim como a linguagem, que se desenvolve de acordo com factores culturais, o reconhecimento e as expressões emocionais, são os mesmos nas diferentes culturas,mostrando o seu factor eminentemente filogenético;

19 A Emoção Este trabalho foi elaborado com base no manual de Psicologia B vol. 1 de Maria Antónia Abrunhosa e Miguel Leitão e por pesquisas na internet. FIM


Carregar ppt "Psicologia B 12º ano Emoção Compreender as capacidades mentais do ser humano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google