A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CEJA-Centro de Ensino de Jovens e Adultos Senador Guerra

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CEJA-Centro de Ensino de Jovens e Adultos Senador Guerra"— Transcrição da apresentação:

1 CEJA-Centro de Ensino de Jovens e Adultos Senador Guerra
Aula de Biologia 3º ano do Ensino Médio Assunto: A Origem da Vida e a Evolução das Espécies Professor: Maurício Fernandes Simões

2 Como era a atmosfera primitiva da Terra?
Gases da Atmosfera Primitiva Amonia, Metano (5%), vapor de água (25%), Dióxido de Carbono (30%) e Hidrogênio (40%). Forte odor de urina e fezes. Gases da Atmosfera atual Água, dióxido de carbono (0,035%), argón (0,93%) , oxigênio (20,9 %) e Nitrogênio (78,1%).

3 1 – A origem da vida na Terra – Como tudo começou?
Teoria Criacionismo – admite que o Universo e a vida teriam sido criados à partir da intervenção de um ser primordial e de matéria primordial; Teoria Judaico - cristã – Deus criou os céus e a Terra e todas as espécies e o homem a sua imagem e semelhança da forma que conhecemos hoje. Teoria Cosmozóica ou Panspermia - é a linha de pensamento que acredita que a vida veio de outro planeta através de microrganismos trazidos por um meteoro. Ela tenta explicar a origem da vida na Terra, mas, é pouco aceita por abrir uma outra lacuna que é de onde a vida surgiu nesse outro planeta? Abiogênese - iniciada com Aristóteles ( a.C.) filósofo Grego desde a antiguidade e perdurou por quase mil anos. Acreditava-se que a vida se originaria tanto de outro ser vivo, como de matéria morta (em condições ideais) a qual possuía uma energia vital. Teoria da Biogênese - a vida só surge de outra vida já preexistente. A Terra tem: 5 bilhões de anos e origem da vida: 3,5 bilhões.

4 Teoria da Biogênese Francesco Redi percebeu após alguns dias que:
a - Os fracos abertos com carne em decomposição atrairam moscas que punham ovos que viravam larvas que se transformavam em moscas; b- os frascos fechados com uma tampa não favoreciam o crescimento de larvas ou moscas na carne; c – devido a críticas que o ar tinha a força vital para que surgisse a vida, ele colocou telas que permitiam a passagem do ar e verificou que mesmo com a passagem do ar não surgia nem larvas e nem moscas na carne. Ele concluiu com isso que a vida só surge de outra vida - Biogênese

5 Aperfeiçoamento do microscópio
Pouco depois da experiência de Redi, Anton Leeuwenhoek (naturalista holandês pai da microscopia) aperfeiçoou o microscópio, o que revolucionou o mundo científico da época através da descoberta do mundo dos microrganismos. Devido ao rápido crescimento dos microrganismo, quando em contato com soluções nutritivas, reacendeu novamente a crença da geração espontânea que seria realizada por esses microrganismos.

6 Inviabilidade da abiogênese e conclusão sobre a verdade da biogênese
No século XIX Louis Pasteur elaborou um experimento conclusivo que culminou na refutação da geração espontânea. Inviabilidade da abiogênese e conclusão sobre a verdade da biogênese

7 Teoria moderna ou da Evolução Química
Em 1920 o químico russo Aleksandr Oparin (1894 – 1980) propôs a Teoria da Evolução Química, que teria se formado moléculas orgânicas à partir da composição da atmosfera primitiva rica em metano, hidrogênio e amônia. As moléculas teriam se acumulado no fundo do oceano, formando uma verdadeira sopa química (aminoácidos, proteínas, carboidratos, etc.) que serviu como berçário até que surgisse como estágio necessário para a evolução da matéria ao longo dos século. Em 1954, o bioquímico norte - americano Stanley Miller ( ) fez um experimento usando vidrarias contendo água, gases e discargas elétricas que simulavam as condições da atmosfera primitiva com a finalidade de criar moléculas orgânicas. Ele ligou o aparelho e após uma semana ele veriicou o acúmulo de substâncias orgânicas entre as quais encontrou vários aminoácidos. O experimento de Miller foi um sucesso e provou a possibilidade da formação de moléculas simples no interior do frasco comprovando as ideías de Oparin. Outros experientos foram realizados por vários cientistas formando protéinas, carboidratos, açúcares e outros. Essas moléculas orgânicas em conjunto com a água (coacervados) se unindo com moléculas inorgânicas teriam dado origem à vida.

8 2 -A evolução das espécies Ideias evolucionistas

9 Lamarck era um naturalista francês que com suas ideias evolucionistas defendia: que a evolução era ascendente; a evolução não gerava diversidade pois novas espécies originavam-se o tempo todo por geração espontânea; as espécies não descendiam de um ancestral comum; a Lei do uso e desuso; e a Lei dos caracteres adquiridos e transmitidos a seus descendentes.

10 Charles Darwin era inglês filho de um médico agrônomo e tinha um irmão o qual seguiu a profissão do pai, já ele era fanático por sua coleção de besouros e não tinha vocação para a medicina. Seu pai determinou que ele fosse estudar medicina e o levou a Edimburgo capital da Escócia, estudar medicina, ao descobrir que não tinha vocação para médico o seu pai o mandou para Cambridge para ser clérigo. Durante anos ele teve os primeiros contatos com grandes naturalistas de sua época, com os quais discutia assuntos de botânica e geologia. Ao terminar seus estudos ele foi indicado por dois professores a ir uma viagem no navio Beagle onde percorreria o mundo em uma viagem de reconhecimento dos portos da época a qual duraria três anos.

11

12 O navio partiu da Inglaterra e passou dentre outras localidades, Cabo Verde, Brasil, região costeira da Patagônia, Terra do Fogo, ilhas Falkland (Malvinas), costa oeste da América do Sul e ilhas Galápagos (Equador). De lá seguiu rumo a Nova Zelândia, Austrália e Tasmânia, para depois contornar o Cabo da Boa Esperança, rumo a Inglaterra, passando novamente pelo Brasil. Nas ilhas Galápagos suas ideias sobre o fixismo foram abaladas. Darwin observou pequenas diferenças entre pássaros que habitavam as ilhas daquele arquipélago e suspeitou que pertencessem a uma mesma espécie. Logo que retornou a Inglaterra ele enviou sua coleção de aves para o ornitólogo John Gould, que ao examinar os pássaros do gênero Mimus ele concluiu que se tratava na verdade de três espécimes diferentes e não de três variedades, como Darwin pensava. Assim Darwin concluiu que se as três espécies tivessem se originado de um ancestral em comum, o mesmo deveria valer para os demais seres vivos através de uma evolução gradual de novas espécies através de um ancestral em comum.

13

14 Ao retornar de sua odisseia de cinco anos no navio Beagle ele chegou com páginas de notas sobre Intomologia, Geologia, Paleontologia e Isologia. Darwin tinha uma coleção de espécies de besouros, peles, ossos ,espécies conservadas em álcool e outras empalhadas e muitos engradados de fósseis. Ele virou o ídolo da comunidade científica de Londres e até o seu pai se impressionou com tamanho empenho e dedicação as pesquisas e ao seus estudos Durante a viagem ele mudou sua ideia de que as espécies eram imutáveis devido a passar anos estudando como as espécies se adaptavam aos locais onde elas viviam. Darwin lia obras de muitos companheiros e cientistas e ao ler as ideias de Thomas Maltos ele teve uma clareada nas idéias e publicou após muito tempo a Teoria da Seleção Natural.

15 Teorias de Charles Darwin
Ideias evolucionistas de Darwin - Todas as formas de vida se originaram de um ancestral comum e evoluíram por meio da seleção natural levando a melhor adaptação e novas espécies (diversidade) ; o ambiente é o agente transformador e apenas os mais fortes sobrevivem; as características vantajosas seriam repassadas para os descendentes e as menos vantajosas tenderiam a desaparecerem.

16 Neodarwinismo ou Teoria sintética -1936 e 1947 até hoje
A Teoria sintética (síntese da seleção natural darwiniana e da teoria mendeliana da hereditariedade) dizia que: A evolução necessita de intervalos de tempo muito grande; o indivíduo não é uma unidade evolutiva – o seu genótipo altera Ao longo de sua vida é considerada curta; a unidade mais importante é a população (intraespecífica); as características são repassadas através do conjunto gênico onde pode haver mutações e combinações gênicas; o ambiente seleciona naturalmente as espécies mais adaptadas.

17 Diferenças e semelhanças entre: Lamarckismo, Darwinismo e Neodarwinismo

18 Evento de Extinsão ocorridos ao longo da evolução das espécies
Extinção Cambriana Fim do período cambriano. Estinguiu principalmente espécies de equinodermos, braquiópodes e conodontes Extinção do Ordoviciano (444 Milhões de anos) Fim do Ordoviciano Vitimou trilobites, braquiópodes, crinoides e equinoides. Provavelmente erupção de raios gama que atingiu a Terra criando uma era glacial. Extinção do Devoniano superior (360 Ma) Evengto gradual que vitimou cerca de 70% da vida marinha, sobreturo corais e estromatoporóides. Os placodermos desapareceram nesse evento Extinção Perminiana (251 Ma) A maior de todas em massa, fez desaparecer cerca de 96% dos gèneros marinhos e 50% das famílias existentes; desparecimento total das trilobite Triássico-Jurássico (200 Ma) Cerca de 20% de todas as famílias marinhas e de arcossauros (com exceção dos dinossauros) forma extintas, o mesmo ocorreu com os grandes anfíbios da época Extinsão K-Pg ou paleógena (65,5 Ma) Mais conhecida pelo desaparecimento dos dinossauros. Acredíta-se ter destruído 60% da vida na Terra principalmente répteis e moluscos. Provavelmente por uma queda de um asteróide, devido a descoberta de uma fina camada de irídeo (raro) encontrado sobre rochas no México. Calcula-se que o asteróide tinha cerca de 10km de diâmetro e abriu uma cratera de 180km, a energia liberada pelo impacto tinha 100mil Gegatons de TNT=5 bilhões de bombas atômicas. Extinção do Holoceno (dias atuais) Nome dado ao evento recente de extinsões de plantas e animais pelo ser humano. Independe de ocasiões biogeoquímicas ou cósmicas, ou seja fatores externos a vida.

19

20 A evolução e involução das espécies

21

22 REFERENCIAS: PAULINO, Wilson Roberto
REFERENCIAS:   PAULINO, Wilson Roberto. Biologia, volume único – São Paulo(SP): Editora Ática 2000, pgs (origem da vida I e II) e (mecanismo evolutivo e evidênicas evolutivas).   ARAÚJO, Magnólia Fernandes Florêncio; Alexandre Menezes, Ivaneide Alves Soares da Costa. História da Biologia volumes 06(Descobrindo as origens da vida) e 07 (Darwin e a sobrevivencia do mais apto): Interdisciplinar, - Natal, RN: EDUFRN Editora da UFRN.   ARAÚJO, Magnólia Fernandes Florênico, Rosângela Gondim de Oliveira. Biodiversidade, vol. 04 (histórico e Mecanismos da Evolução):Interdisciplinar, - Natal, RN: EDUFRN Editora da UFRN,   CRUZ, Franklin Nelson da. Ciências da Natureza e Realidade, vol. 09 (O homem-origens): Interdisciplinar/ Franklin Nelson, Gilvan Luiz Borba, Luiz Roberto Diniz de Abreu - Natal, RN: EDUFRN Editora da UFRN, 2005   Imagens google:


Carregar ppt "CEJA-Centro de Ensino de Jovens e Adultos Senador Guerra"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google