A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As obras e atitudes de Jesus fazem-nos conhecer que Deus é vida. Que as nossas obras e atitudes façam saber às pessoas que, crer em Jesus é não ter medo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As obras e atitudes de Jesus fazem-nos conhecer que Deus é vida. Que as nossas obras e atitudes façam saber às pessoas que, crer em Jesus é não ter medo."— Transcrição da apresentação:

1

2 As obras e atitudes de Jesus fazem-nos conhecer que Deus é vida. Que as nossas obras e atitudes façam saber às pessoas que, crer em Jesus é não ter medo e que é necessário continuar a caminhar, com alegria e esperança, para a promessa de liberdade, plenitude e vida. Gustavo Gutiérrez Texto: João 6, 24-35 // 18 Tempo Comum –B- Comentários e apresentação: Asun Gutiérrez Cabriada. Música: Chopin. Serenata violoncelo e piano.

3 Naquele tempo, quando a multidão viu que nem Jesus nem os discípulos estavam à beira do lago, subiram todos para as barcas e foram para Cafarnaum, à procura de Jesus. Ao encontrá-l’O no outro lado do mar, disseram-Lhe: – Mestre, quando chegaste aqui? Jesus respondeu-lhes: – Em verdade, em verdade vos digo: vós procurais-Me, não porque vistes milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes saciados. Trabalhai, não tanto pela comida que perde, mas pelo alimento que dura até à vida eterna e que o Filho do homem vos dará. A Ele é que o Pai, o próprio Deus, marcou com o seu selo. As pessoas continuam a procurar Jesus. Surge uma primeira reflexão e um compromisso para nós: que faço eu para me encontrar com Jesus? Procuro-O? Porque O procuro? Onde O procuro? Para O encontrar há que ir “ao outro lado”. Quando Jesus adverte que O procuram por interesse, diz-lhes que há um alimento superior, que mais lhes convém, o que dá “vida eterna”. Não se refere à “outra vida”. É um convite a uma mudança de vida, a uma forma de viver diferente da existência anterior.

4 Disseram-Lhe então: – Que devemos nós fazer para praticar as obras de Deus? Respondeu-lhes Jesus: – A obra de Deus consiste em acreditar n’Aquele que Ele enviou. Jesus diz que não se trata de confiar só nas próprias forças e nas próprias obras, porque o fundamental e o que se espera de nós é: Ser cristão é crer em Jesus, abandonar falsas seguranças, deixar-se transformar por Ele. A fé em Jesus não tem nada a ver com catecismos, fórmulas, credos, ritos, leis morais... A fé em Jesus é não parar; é avançar, renovar-se, crescer, construir, partilhar, viver abertos ao futuro. “A fé é um movimento que se apodera da vida do ser humano e a converte numa marcha permanente” (Blank). crer n’Ele. Ser cristão é crer em Jesus, abandonar falsas seguranças, deixar-se transformar por Ele. A fé em Jesus não tem nada a ver com catecismos, fórmulas, credos, ritos, leis morais... A fé é a adesão pessoal a Jesus, à sua mensagem, ao seu projecto, à sua forma e estilo de vida. A fé em Jesus é não parar; é avançar, renovar-se, crescer, construir, partilhar, viver abertos ao futuro. “A fé é um movimento que se apodera da vida do ser humano e a converte numa marcha permanente” (Blank). A fé em Jesus dá sentido a tudo o que faço, a tudo o que me aontece na vida ou só me “serve” em momentos de apuro ou dificuldade?

5 Disseram-Lhe eles: – Que fazes Tu, para que nós vejamos e acareditemos em Ti? Que obra realizas? O sinal que Jesus oferece é que o fundamental é uma vida na qual predomine, antes de mais nada, a bondade, o carinho, o respeito, a solidariedade, a justiça, a compaixão, o amor. Porque assim a vida enche-se de alegria e sentido e se luta por resolver não só a injustiça da fome material, mas muitos dos problemas que fazem sofrer as pessoas. Que sinal ofereço para que, ao vê-la, as pessoas acreditem, tenham vida e se sintam mais felizes? Qual é a minha obra?

6 No deserto os nossos pais comeram o maná, conforme está escrito: ‘Deu-lhes a comer um pão que veio do céu’. Jesus respondeu-lhes: – Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão do Céu; meu Pai é que voa dá o verdadeiro pão do Céu. O pão de Deus é o que desce do Céu para dar a vida ao mundo. Como está a falar com pessoas judias há alusões ao Antigo Testamento. O evangelista estabelece um contraste entre o ontem e o hoje. O que aconteceu no deserto é superado com Jesus. A palavra de Jesus é sempre novidade, coerência e valentia. Provocativamente afirma que foi Deus e não Moisés quem lhes deu o pão verdadeiro, corrigindo preceitos e doutrinas da Lei e dos Profetas.

7 Disseram-Lhe eles: – Senhor, dá-nos sempre desse pão. Jesus respondeu-lhes: – Eu sou o pão da vida: quem vem a Mim nunca mais terá fome; quem acredita em Mim nunca mais terá sede. Com frequência não vemos nem entendemos nem suspeitamos do que temos frente ao que realmente necessitamos e buscamos. As palavras e as acções de Jesus são esperança e luz para todas as pessoas que se sintam famintas e sedentas nos desertos da vida. Diz-nos, para nos enchermos de alegria e de confiança, que Ele é a Força e a Fonte no nosso caminho.

8 É verdadeiramente justo dar-Te graças, é belo cantar para Ti, manancial de todo o bem. Tu és o que dás vida e futuro a tudo o que existe. O pão que comemos é dom do cosmos inteiro, é o pão da nossa peregrinação, pão incompleto que tu encherás de esperança. Jesus ensinou-nos a dar o pão ao faminto e a suscitar fome de outra coisa naquele que está farto de pão. Ensinou-nos a transformar o “meu” em “nosso”, a não acumular tesouros ilusórios, que o caruncho devora, tesouros sempre roubados à fome dos outros. Dia a dia, doce e tenazmente, chama à porta das nossas ânsias de viver, libra-nos das fomes falsas, torna-nos pessoas essenciais como tuas criaturas mais pequenas e felizes, como as flores, os pássaros, o pão. Dá-nos, Senhor, o pão, a vida e a alegria, porque para o pão, a alegria e a vida tu nos criaste. E, então, com todas as criaturas que te procuram, que te amam e esperam sobre esta terra, te rogaremos com as palavras e com a fé que Jesus nos ensinou. Abbá, Pai. Ermes Ronchi Ermes Ronchi


Carregar ppt "As obras e atitudes de Jesus fazem-nos conhecer que Deus é vida. Que as nossas obras e atitudes façam saber às pessoas que, crer em Jesus é não ter medo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google