A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Convido-te a dizer: Creio no Espírito de Deus que habita em todos os seres. Sim, crê no Espírito Santo de Deus que moveu Jesus. Ele mora no mais íntimo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Convido-te a dizer: Creio no Espírito de Deus que habita em todos os seres. Sim, crê no Espírito Santo de Deus que moveu Jesus. Ele mora no mais íntimo."— Transcrição da apresentação:

1

2 Convido-te a dizer: Creio no Espírito de Deus que habita em todos os seres. Sim, crê no Espírito Santo de Deus que moveu Jesus. Ele mora no mais íntimo de ti, e tu moras n’Ele. Ainda que tu não acertes em O acolher, Ele te acolhe sempre, te compreende, e te abriga docemente, como uma mãe. Crê no Espírito de Deus que é a alma de Jesus, a alma de cada comunidade cristã, a alma do mundo, a alma da nossa alma, a alma de cada criatura. Crê no Espírito de Deus que continua a criar o mundo até o tornar templo de Deus. Sente-te acompanhado/a pelo Espírito consolador de Deus! José Arregi. Texto: João 14, Páscoa 6 A. Comentários e apresentação: M.Asun Gutiérrez. Música: Madurga. Envia, Senhor, teu Espírito.

3 Se Me amardes, guardareis os meus mandamentos; O único mandamento de Jesus consiste em amar. A palavra e o amor estão muito relacionados. Quem ama, escuta. Ninguém escuta se não ama. Quem ama acolhe as palavras e os desejos da pessoa amada. Jesus mostra-nos que o amor a Deus e ao próximo não é uma questão de obediência ou dever nem uma carga ou uma lei; é a resposta agradecida e feliz ao amor incondicional e amoroso do Pai. Vivo amando ou “cumprindo”?

4 E Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Defensor, para estar sempre convosco: o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece, mas que vós conheceis, porque habita convosco e está em vós. O quarto Evangelho é o único que dá ao Espírito o nome de “paráclito”: consolador, advogado, hóspede, defensor, animador, protector, solidário, iluminador... no processo da fé. O Espírito é quem torna possível a memória de Jesus, das suas palavras e das suas obras. Faz-nos viver a partir da alegria e da esperança e nos capacita para actualizar a palavra e a obra de Jesus ao longo da história. Ser cristão é deixar-se guiar pelo Espírito de Jesus, descobrir e viver cada dia a novidade e a surpresa de Jesus, a novidade da sua Boa Notícia. Estou aberto ao Espírito? Creio n’Ele? Deixo-me guiar por Ele? Ou busco falsas seguranças como a lei, a norma, o que todos fazem, a rotina..? O Espírito de Jesus torna-nos livres, ajuda-mos a eliminar todos os medos e nos converte em defensores, companheiros, advogados... de quem o necessite. “Se vos deixais guiar pelo Espírito não estais sob o domínio da lei ”. Gálatas, 5-18

5 Não vos deixarei órfãos: voltarei para junto de vós. O Espírito de Jesus continua connosco, com toda a humanidade. Está presente onde as pessoas contagiam e dão amor, amabilidade, carinho, bondade, coerência, luz, solidariedade, serviço, fé, confiança, alegria, esperança, paz... Se nos sabemos e sentimos incondicionalmente queridos e acompanhados, caminharemos pela vida acompanhando e amando os outros. Isso é dar verdadeiro “culto ao Senhor ” (1 Pedro 3, 15).

6 Daqui a pouco o mundo já não Me verá, mas vós ver-Me-eis, porque Eu vivo e vós vivereis. Me vereis, no vosso coração, na comunhão com os irmãos, na palavra acolhida, na oração contemplativa. Me vereis, na pessoa empobrecida, encarcerada e necessitada, em todas as alegrias, tristezas, anseios... Vivereis, quem me vê se enche de luz, de verdade, do meu espírito de vida e de bondade, renova seu agradecimento, suas expectativas e sua esperança, encontra mais força para viver, para servir, para semear. Vivereis, quem me vê não morre, fica contagiado de eternidade.

7 Nesse dia reconhecereis que Eu estou no Pai e que vós estais em Mim e Eu em vós. Se alguém aceita os meus mandamentos e os cumpre, esse realmente Me ama. E quem Me ama será amado por meu Pai e Eu amá-lo-ei e manifestar-Me-ei a ele. O núcleo do quarto evangelho é que Deus, mediante Jesus, entrou definitivamente na história, aproximando-Se do ser humano para partilhar com ele amorosamente a sua vida. Jesus revela a admirável e estreita união que existe entre Ele, o Pai, próximo, cheio de ternura e toda a humanidade. O Espírito de Jesus leva-nos a viver uma relação com Deus, com os seres humanos, com a natureza, baseada no amor. Sentir-se incondicionalmente amado e amar incondicionalmente é a maior fonte de paz e de alegria. A bondade e o amor desconcertante do Pai tem de traduzir-se em actos, numa atitude semelhante em seus filhos. Neste caso, as filhas e os filhos devem parecer- se a seu Pai. Como Jesus.

8 O Espírito nos dará loucura. E a loucura suscitará cantores. E encherão o mundo. E gritarão contra a ordem estabelecida, e contra os cálculos, e contra as medidas, e contra os que fazem as contas ao cêntimo. Os cantores darão outro ar ao mundo, outra cor, outra vida. Matarão a morte da gravidade puritana e a rigidez esclavagista do capital. Não lhes dará vergonha estar loucos. Nos trarão o ar fresco de Jesus. Onde há um louco? Patxi Loidi Patxi Loidi


Carregar ppt "Convido-te a dizer: Creio no Espírito de Deus que habita em todos os seres. Sim, crê no Espírito Santo de Deus que moveu Jesus. Ele mora no mais íntimo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google