A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Gilton Luiz Almada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Gilton Luiz Almada"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Gilton Luiz Almada
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO COLETIVA Controle de cupim Prof. Gilton Luiz Almada

2 Cupins são insetos sociais
Cupins são insetos sociais. Assim, há completa interdependência entre os indivíduos. As comunidades possuem indivíduos de diferentes morfologias (castas), adaptadas ao trabalho que desempenham. As colônias de  cupins apresentam, basicamente, três castas de indivíduos: alados, soldados e operários. Em uma colônia saudável também encontram-se ovos e jovens.

3

4

5

6

7 Soldados e operários são designadas castas neutras, por serem estéreis.
Porém, diferentemente das abelhas e formigas (cujas castas não reprodutoras são compostas exclusivamente por fêmeas), soldados e operários de cupins preservam o sexo genético, bem como resquícios do aparelho genital e das gônadas, correspondentes ao respectivo sexo.

8 Ninhos As comunidades de cupins vivem em ninhos. O conjunto comunidade e ninho constitui a colônia. O ninho varia enormemente em complexidade arquitetural, dependendo da espécie considerada. Pode ser representado por simples conjunto de túneis difusos pelo solo e sem padrão arquitetônico bem definido, até uma construção muito elaborada, de padrão bem definido e de grande beleza plástica.

9 Alimentação A alimentação dos cupins é constituída basicamente de materiais de origem vegetal. Cupins urbanos podem atacar materiais de natureza bastante diversa como: gesso, plástico, couros, tijolos, argamassa, mantas impermeabilizantes etc.

10 Controle Os problemas com cupins vêm crescendo e causando prejuízos cada vez maiores em diversas áreas urbanas no Brasil e no mundo. Provavelmente o impacto ambiental provocado pelo processo de urbanização e a alta plasticidade biológica dos cupins tem contribuído para este aumento. Controlar cupins é, certamente, um dos mais difíceis desafios técnicos enfrentados pelos profissionais de controle de pragas do mundo inteiro. O sucesso no controle de qualquer praga (e, em especial, dos cupins) depende diretamente do nível de conhecimento sobre a biologia e comportamento das espécies alvo e da correta interpretação das diversas variáveis que intervém em cada situação.

11 O primeiro passo para controlar uma infestação é a execução de uma boa inspeção visando:
encontrar indícios de atividades de cupins e brocas coletar exemplares que permitam identificar os insetos ou detectar sinais que permitam identificar o grupo de insetos responsável pelo problema, reconhecer as estruturas atacadas, determinar a extensão da infestação e obter outras informações acerca da edificação.

12 Alados A função básica desta casta é a reprodução. Possuem dois pares de delicadas asas membranosas, úteis apenas ao vôo de dispersão (no fenômeno denominado revoada ou enxameamento) e eliminadas após o pouso do inseto. Alados aparecem sazonalmente, nas colônias maduras e cuja sanidade não estiver comprometida. Quando revoam são chamados popularmente de siriris ou aleluias. Após curto vôo (200 a 300 metros, ou menos), pousam, eliminam as asas, juntam-se em pares (macho e fêmea) e procuram local adequado à fundação de nova colônia. Uma vez instalados em local seguro, ocorrerá a cópula e, em poucos dias, a fêmea inicia a oviposição. O enxameamento serve para a dispersão e formação de casais, e não para a inseminação das fêmeas. Portanto, é diferente do vôo nupcial ou de acasalamento das formigas e abelhas.

13 Soldados Os soldados são responsáveis pela guarda do ninho e proteção aos operários durante a coleta de alimentos. As armas defensivas do soldado são de natureza física ou química. A arma física compõe-se de mandíbulas poderosas, que segundo a espécie de cupim podem esmagar, cortar ou golpear com notável força, e também da própria cabeça, que pode ser muito dura e volumosa, servindo para ocluir, como uma couraça, as passagens mais estreitas do ninho. Como arma química há secreções, principalmente as produzidas pela glândula frontal da cabeça, com princípios ativos de natureza tóxica, ou viscosa e muito grudenta. A diversidade de formas de defesa é grande; muitos cupins desenvolveram simultaneamente os dois modos de defesa.

14 Operários Os operários formam a casta mais numerosa da colônia.
São incumbidos de todas as funções rotineiras da comunidade: obtenção de alimento; construção, reparação, expansão e limpeza do ninho e túneis a ele associados; eliminação de indivíduos adoecidos ou mortos; cuidados à prole, soldados e reprodutores, incluindo fornecimento de alimento a esses indivíduos. Outra importante função dos operários é o saneamento da colônia, mediante eliminação de companheiros adoecidos, mortos ou que mostrem comportamento anômalo.

15 Jovens Na colônia há um número comparativamente grande de ovos e indivíduos imaturos. Estes são imaculadamente brancos, moles e totalmente dependentes dos operários, que cuidam de sua limpeza e alimentação. Distinguimos duas categorias de imaturos: ninfas (formas braquípteras, da mesma linhagem dos alados) e larvas (espécimes ápteros, das linhagens do operário e do soldado).


Carregar ppt "Prof. Gilton Luiz Almada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google