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CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA

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Apresentação em tema: "CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA
Prof. Junior

2 Introdução a Logística

3 OBJETIVO DO CURSO Oferecer aos profissionais que atuam ou pretendam atuar na área de Logística, uma visão da importância e da operacionalização da atividade de Logística como fator de diferenciação competitiva na gestão da empresa, seja em mercados nacionais ou internacionais.

4 lntrodução

5 Histórico da Logística
EGITO ANTIGO: Previsão de sete anos de seca, fez com que o povo construísse armazéns para guardar su-primentos. Surgiram os pri-meiros conceitos de tipos de materiais (perecíveis ou não) de forma a melhorar as condições de armazenagem.

6 Histórico da Logística
GUERRA ENTRE EUA E INGLATERRA: homens do exército Inglês em um local e os suprimentos e armas foram mandados para outro.

7 Logística Fazer chegar o produto certo, na quantidade certa, no lugar certo, na hora certa, com a qualidade assegurada e ao menor custo, disponibilizando os bens nos mercados e pontos de destino com a máxima eficiência, rapidez e qualidade e com custos conhecidos e controlados.

8 LOGÍSTICA Logística é “o ramo da ciência militar que lida com a obtenção, a manutenção e o transporte de materiais, pessoal e instalações”. (Webster’s New Encyclopedic Dictionary)

9 A MISSÃO DA LOGÍSTICA “A missão da logística é dispor a mercadoria ou o serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa”. (Ballou, 2001)

10 Logística Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenamento de materiais, peças e produtos semi-acabados e acabados, bem como o fluxo de informações correlatas através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo.

11 A Importância da Logística
Adição de valor ao produto ou serviço – Não adianta oferecer um serviço adicional se o consumidor não estiver disponível no momento e no local onde deveria usufruir deste benefício. Redução de custos para a empresa, repassando o benefício para o consumidor. Importância estratégica para a empresa – decisões sobre a cadeia de suprimentos podem elevar os níveis de satisfação dos clientes.

12 Logística em Serviços Cadeias de fast-food
Fornecedores de energia elétrica Hospitais Hotéis Instituições de ensino Bancos, etc

13 Porque estudar a Logística
Competir é preciso e é uma realidade que não se pode mais ignorar. Assim, todas as organizações buscam diferenciar-se de seus concorrentes para conquistar e manter clientes. Só que isto está se tornando cada vez mais difícil. O aumento da arena competitiva, representado pelas possibilidades de consumo e produção globalizadas, a necessidade de que se façam lançamentos mais freqüentes de novos produtos, os quais, em geral, terão ciclos de vida curtos, e a mudança no perfil dos clientes, cada vez mais bem informados e exigentes, forçam as empresas e serem criativas, ágeis e flexíveis, mas também a aumentar a sua qualidade e confiabilidade. Sem dúvida, tarefas que estão desafiando os executivos em todo o mundo e exigindo maiores esforços.

14 Processos da Logística
Fluxo Físico Fluxo de Informação Fluxo Financeiro

15 PROCESSOS DA LOGÍSTICA
INFRAESTRUTURA DO FLUXO DE INFORMAÇÃO Sistemas Eletrônicos de Informações e de Telecomunicações -Equipamentos Eletrônicos de Processamento de Dados Para que ocorra o processo da LOGÍSTICA é necessária a infraestrutra destes 3 FLUXOS INFRAESTRUTURA DO FLUXO FÍSICO Rodovias, Ferrovias, Hidrovias, Portos e Equipamentos de Transportes e de Movimentação e Armazenagem de Carga Negociação e suas condições Entrega do PRODUTO Produtor Consumidor PAGAMENTO e suas informações INFRAESTRUTURA DO FLUXO FINANCEIRO Sistema de Faturamento , Cobrança, Pagamento e Recebimento REGRAS DE RATEIO

16 “O PRAZER NO TRABALHO APERFEIÇOA A OBRA”
PENSAMENTO “O PRAZER NO TRABALHO APERFEIÇOA A OBRA” ARISTÓTELES – “O PENSADOR”

17 PENSAMENTO “A alegria do coração transparece no rosto,
mas o coração angustiado oprime o espírito!” Provérbios de Salomão

18 O que é Logística Empresarial
Trata-se de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável. (definição de Ronald H. Ballou no seu livro "Logística Empresarial").

19 BIBLIOGRAFIA - Gestão de Custos Logísticos
Faria, Ana Cristina C; Atlas 2005 - Logística Empresarial, o Processo de Integração da Cadeia de Suprimento Bowersox & Closs – Atlas 2001 A História da Logística Rent a Wagon Locadora de Carretas (Site)

20 O que é Logística Integrada ?
É um amplo sistema de visão gerencial da cadeia de abastecimento, desde o fornecimento de matérias-primas e insumos até a distribuição do produto acabado ao cliente final (consumidor). Pode ainda ser considerado o retorno dos resíduos oriundos do produto, tais como embalagens e o produto propriamente dito para reciclagem.

21 O que é Logística de Abastecimento ?
Atividade que administra o transporte de materiais dos fornecedores para a empresa, descarregamento no recebimento, e armazenagem das matérias-primas e componentes. Estruturação da modulação de abastecimento, embalamento de materiais, administração do retorno das embalagens, e decisões sobre acordos no sistema de abastecimento da empresa.

22 O que é Logística de Distribuição ?
Administração do centro de distribuição, localização de unidades de movimentação nos seus endereços, abastecimento da área de separação de pedidos, controle da expedição, transporte de cargas entre fábricas e centros de distribuição e coordenação dos roteiros de transporte.

23 O que é Logística de Produção / Manufatura ?
Atividade que administra a movimentação para abastecer os postos de conformação e montagem, segundo ordens e cronogramas estabelecidos pela programação da produção. Desova das peças conformadas como semi-acabados e componentes, e armazenagem nos almoxarifados de semi-acabados. Deslocamento dos produtos acabados no final das linhas de montagem, para os armazéns de produtos acabados.

24 O que é Logística de Suprimentos ?
Parte da logística empresarial que corresponde ao conjunto de operações associadas ao fluxo de materiais e informações, desde a fonte de matérias-primas até a entrada da fábrica.

25 A Logística e a Nova Visão Empresarial
A Logística é uma nova visão empresarial que direciona o desempenho das empresas, tendo como meta reduzir o lead time entre o pedido, a produção e a demanda, de modo que o cliente receba seus produtos ou serviços no momento que desejar. Sistema de informações – tem que atender as necessidades e tem que haver segurança nas informações tanto as informatizadas como nas demais. Hamilton Pozzo

26 A logística e suas atividades
Atividades Primárias As atividades primárias que são fundamentais para obtenção dos objetivos logísticos de custo e nível de serviço que o mercado deseja, e são: - Transportes; - Manutenção de estoques, e - Processamento de pedidos.

27 A logística e suas atividades
As atividades de apoio São aquelas que dão suporte ao desempenho das Atividades Primárias, e são: - Armazenagem; - Manuseio de Materiais; - Embalagem; - Suprimentos; - Planejamento e Sistema de Informação.

28 Evolução da Logística Estágios Organizacionais de Crescimento
Alto 5 LOGÍSTICA DE COOPERAÇÃO E INTEGRADA ATRAVÉS DA CADEIA DE VALOR Integração plena como se fosse uma empresa única Ambiente INTERNO 4 LOGÍSTICA EXTERNA INTEGRADA Integração externa de processos de negócios chave 3 LOGÍSTICA INTERNA INTEGRADA Comprador – Fornecedor – Objetivos Individuais Grau de integração 2 LOGÍSTICA INCIPIENTE Integração das funções da Logística Ambiente EXERNO 1 LOGÍSTICA SUBDESENVOLVIDA Segmentado com foco na função distribuição Baixo Baixo tempo 1970 1980 1990 2000 2005 FONTE: Adaptado de Boyson et. al, 1999

29 CUSTOS LOGÍSTICOS

30 INTRODUÇÃO Um dos principais desafios da logística moderna é conseguir gerenciar a relação entre custo e nível de serviço (trade-off). O maior obstáculo é que cada vez mais os clientes estão exigindo melhores níveis de serviço, mas ao mesmo tempo, não estão dispostos a pagar mais por isso. O preço está passando a ser um qualificador, e o nível de serviço um diferenciador perante o mercado.

31 Entre estas exigências por serviço, poderíamos destacar:
A de redução do prazo de entrega; A maior disponibilidade de produtos; A entrega com hora determinada; O maior cumprimento dos prazos de entrega; A maior facilidade de colocação do pedido

32 A importância de cada dimensão do serviço também varia de acordo com o perfil de cada cliente, uma vez que,as suas necessidade são diferenciadas .

33 Não há dúvidas que os problemas que afetam a rentabilidade se agravam quando demoramos a percebê-los e quando desconhecemos suas causas e potencialidades.

34 Será que todos os clientes são rentáveis para a organização?
A informação de Custos Será que todos os clientes são rentáveis para a organização? A informação individual dos clientes evita que um esteja subsidiando o outro e no longo prazo a rentabilidade da empresa pode está ameaçada.

35 CUSTO O custo é formado pela soma de insumos necessários para realizar um determinado serviço. A depender da maneira como foi calculado, e de outros fatores, podem ser definidos diversos tipos de custo, com conceitos importantes para solução de problemas logísticos.

36 Custos diretos e indiretos
TIPOS DE CUSTOS MAIS COMUNS : Custos diretos e indiretos Os custos diretos são diretamente destinados às atividades produtivas, como exemplo tem os motoristas de veículos de distribuição, o combustível, o custo de capital dos próprios caminhões, etc. São itens diretamente relacionados à produção do setor de logística. Os custos indiretos são os tidos com a contabilidade, as vendas e com os recursos humanos. A divisão percentual no setor industrial chega de 80% a 85% nos custos diretos e 20% a 25% nos custos indiretos.

37 Custos fixos : Custo que praticamente não sofre variação de acordo com a produção.
Temos como exemplo o seguro do caminhão. Custo Variável : Custo vai sofrer variação de acordo com a produção. Exemplo: Mão - de - obra

38 Custos de oportunidade: Custos com estoques são aqueles que são gerados a partir da necessidade de estocar os materiais.Nada mais é que o valor que a empresa perde imobilizando o capital em estoque em vez de aplicar este valor no mercado(custo de oportunidade de capital).

39 Custo com inventário Vivo Morto Adormecido

40 1.0 Novaes, Antonio G. e Alvarenga, Antonio C.
REFERÊNCIAS : 1.0 Novaes, Antonio G. e Alvarenga, Antonio C. Logística aplicada. 3ª edição. Artigo da CEL, por Mauricio Pimenta. Paulo Angelin Site da COPPEAD-UFRJ :Centro de estudos em logística

41 OBRIGADO !

42 SISTEMA DE INFORMAÇÃO

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44 ERP (Enterprise Resource Planning)
“Um ERP pode ser definido como uma ferramenta estratégica que equipa a empresa com as capacidades de integrar e sincronizar funções isoladas, em processos otimizados, para se obter vantagem competitiva em um turbulento ambiente de negócios.” Akhilesh Tuteja

45 ERP (Enterprise Resource Planning)
SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, no Brasil); são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema; Perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc); Perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).

46 ERP (Enterprise Resource Planning)
Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.

47 História do ERP No final da década de 50, rodavam os primeiros sistemas de controle de estoques - a automatização era cara, lenta e para poucos – o que antes era manual e barato; No início da década de 70, a expansão econômica e a evolução computacional geraram os MRPs (Material Requirement Planning ou planejamento das requisições de materiais); Eles surgiram já na forma de conjuntos de sistemas, também chamados de pacotes, que conversavam entre si e que possibilitavam o planejamento do uso dos insumos e a administração das mais diversas etapas dos processos produtivos.

48 História do ERP A década de 80 marcou o início das redes de computadores ligadas a servidores – mais baratos e fáceis de usar que os mainframes; Tempos depois o MRP  se transformou em MRP II (que significava Manufacturing Resource Planning ou planejamento dos recursos de manufatura) controlando outras atividades como mão-de-obra e maquinário.

49 História do ERP Na década de 90 a nomenclatura ERP ganharia muita força pela evolução das redes de comunicação entre computadores e a disseminação da arquitetura cliente/servidor – microcomputadores ligados a servidores, com preços mais competitivos; As promessas eram tantas e tão abrangentes que a segunda metade daquela década seria caracterizada pelo BOOM nas vendas dos pacotes de gestão junto com fabricantes internacionais e nacionais lucrando muito com as vendas.

50 A importância do ERP nas corporações
Maior confiabilidade dos dados, agora monitorados em tempo real, e a diminuição do retrabalho fazendo com que a empresa possa interagir; uma ordem de vendas dispara o processo de fabricação com o envio da informação para múltiplas bases, do estoque de insumos à logística do produto.

51 A importância do ERP nas corporações
a empresa tem mais subsídios para se planejar, diminuir gastos e repensar a cadeia de produção; a companhia pode chegar ao ponto de produzir de forma mais inteligente, rápida e melhor, o que, em outras palavras, reduz o tempo que o produto fica parado no estoque; A tomada de decisões também ganha uma outra dinâmica.

52 A importância do ERP nas corporações
é possível direcionar ou adaptar o ERP para outros objetivos tanto na produção quanto no apoio ao departamento de vendas como na distribuição, entre outras. Com a capacidade de integração dos módulos, é possível diagnosticar as áreas mais e menos eficientes e focar em processos que possam ter o desempenho melhorado com a ajuda do conjunto de sistemas.

53 Características de um sistema ERP:
• Flexibilidade – Este sistema deve ser flexível o suficiente para responder a qualquer mudança nas necessidades de um empreendimento; • Modular e Aberto – Sistema ERP deve ter um sistema de arquitetura aberta,o que significa que qualquer módulo pode ser utilizado ou descartado sem qualquer efeito nos outros módulos. • Compreensivo – Este deve ser capaz de fornecer suporte a uma grande variedade de funções organizacionais, servindo adequadamente a uma vasta gama de empresas; • Além da organização – Não deve se limitar às fronteiras da organização, mas fornecer conexão on-line com outras instituições que realizam negócios com a e empresa; • Melhores práticas de negócios – Deve conter as melhores práticas de negócios utilizadas por todo o mundo; • Simulação da realidade – Precisa simular a realidade de processos de negócios nos computadores.

54 Os principais fatores críticos de implantação de um ERP são:
Envolvimento do Usuário Apoio da direção Definição clara de necessidades Planejamento adequado Expectativas realistas Marcos intermediários Equipe competente Comprometimento Visão e objetivos claros Equipe dedicada Infraestrutura adequada

55 Os principais fatores críticos de implantação de um ERP são:
Demora no atendimento e perda de pedidos, gerando desgaste na relação com os clientes; Atraso em pagamentos, causando desgaste na relação com os fornecedores Redução de volumes, inadimplência e faturamento a menor, com perdas de faturamento Retrabalho e lentidão nos processos, desencadeando perda de produtividade Falta de relatórios gerenciais, ocasionando descontrole de gestão

56 Vantagens da implementação de um ERP numa empresa são:
Eliminar o uso de interfaces manuais Reduzir custos Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência) Otimizar o processo de tomada de decisão Eliminar a redundância de atividades Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado Reduzir as incertezas do Lead time Incorporação de melhores práticas (codificadas no ERP) aos processos internos da empresa;

57 Vantagens da implementação de um ERP numa empresa são:
Manutenção: Reduzir as perdas de produção, minimizando os tempos de intervenção e o prazo das paradas; Reduzir o custo de manutenção, racionalizando o uso dos recursos e padronizando materiais e equipamentos. Suprimento e comercialização Gerenciar de forma integrada as operações e os recursos da importação, transporte, refino, movimentação interna e distribuição.

58 Vantagens da implementação de um ERP numa empresa são:
Materiais, Equipamentos e Serviços Reduzir os estoques de material (estratégico, disponível e programado; Reduzir o custo do processo de contratação de materiais, equipamentos e serviços; Reduzir o custo dos serviços contratados com maior visibilidade dos preços em toda a Companhia e contratação conjunta;

59 Vantagens da implementação de um ERP numa empresa são:
Empreendimentos Maximizar o resultado dos empreendimentos, reduzindo o tempo de sua implantação através da realização do planejamento, controle e avaliação de resultados de forma integrada; Melhorar o processo decisório, disponibilizando informações mais confiáveis e de forma integrada.

60 Vantagens da implementação de um ERP numa empresa são:
Atendimento a Clientes Reduzir o tempo do processo de comercialização; Agilizar o acompanhamento da cobrança e a liberação de crédito; Assegurar que todas as entregas tenham o respectivo documento fiscal; Melhorar a formulação dos preços pela melhor apuração de custos;

61 Vantagens da implementação de um ERP numa empresa são:
Planejamento, Finanças, Controle Facilitar a disponibilização de informações para a Petrobras e entidades externas; Agilizar os processos de planejamento e acompanhamento tático, plurianual e anual; Aprimorar a avaliação do desempenho empresarial; Facilitar a integração com as subsidiárias;

62 Vantagens da implementação de um ERP numa empresa são:
Recursos Humanos Otimização do planejamento da força de trabalho; Melhor acompanhamento de custos de pessoal; Melhor integração das atividades de Recursos Humanos com as demais atividades e processos; Maior agilidade na tomada de decisões relacionadas com a gestão de pessoas;

63 Uso do software Pontos fortes do sistema é a integração entre os módulos. Os monitores, as operações e a navegação dentro do sistema são tão padronizadas que o utilizador aprende de forma rápida e fácil; Acesso ao programa: às informações são realizados através de menus com utilização de senhas, os menus são customizados de forma que cada utilizador visualize e tenha acesso somente às operações que atendam aos objetivos específicos de seu interesse.

64 Uso do software

65 HISTÓRIA DO AUTOMÓVEL Carl Benz conhecido como pai do automóvel,criou em 1885 o primeiro veículo triciclo com velocidade máxima de 13Km/h.

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68 ARMAZENAGEM

69 DESENVOLVIMENTO ARMAZENAGEM: É atividade que compreende o planejamento,coordenação,controle e desenvolvimento das operações destinadas a abrigar,manter adequadamente estocado e em condições de uso ,bem como expandir no momento oportuno os materiais necessários a empresa.

70 OBJETIVOS DA ARMAZENAGEM
Maximizar o uso dos espaços. Facilitar o acesso ao itens do depósito. Proteger e abrigar os materiais. Facilitar a movimentação interna do depósito. Maximizar a utilização de mão-de-obra e equipamentos.

71 A IMPORTÂNCIA DA ARMAZENAGEM NA LOGÍSTICA
Antigamente as empresas se preocupava mais na área do que na altura.Em que o espaço destinado a armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado.Com o mau aproveitamento do espaço se tornou antieconômico.Com isso tiveram uma solução:Racionalizando a altura ocupada,ele reduzia os espaço e guardava maior quantidade de material.Gerando assim mais lucros para as empresa .

72 OBSERVAÇÃO: O Termo Armazenagem – é chamado como guarda de produtos acabados. O Termo Estocagem – é chamado de guarda de matéria –prima.

73 SISTEMA DE ARMAZENAGEM
É a perfeita disposição das partes de um todo,coordenadas entre si e devem funcionar como estrutura organizada. Para se caracterizar um sistema de armazenagem é necessário uma perfeita integração entre estrutura metálica,equipamentos de movimentação,prédio/armazém,produtos a serem acabados etc.Isso tudo é para que satisfaça as necessidades de cada organização.

74 A área de “Armazenagem” possibilita uma grande integração com as seguintes área:
Suprimento Produção Distribuição

75 Armazenagem e Distribuição são imperativos em qualquer empresa.

76 VANTAGENS Redução de riscos de acidentes e conseqüente aumento de seguranças. Satisfação e aumento da motivação dos trabalhadores. Melhor aproveitamento do espaço. Facilidades na fiscalização do processo e conseqüente diminuição de erros.

77 DESVANTAGENS Os materiais armazenados estão sujeitos a capitais,os que traduzem em juros a pagar. A mercadoria armazenada tem prazos de validade que tem que ser respeitado. Um armazém de grandes dimensões implica elevados custos de movimentação. A armazenagem requer a ocupação de recintos próprios ou o aluguel que se traduz em rendas.

78 FATORES QUE AFETAM A ARMAZENAGEM
O material A espera A existência O trafego

79 Armazenagem em função das prioridades:
Armazenagem para agrupamento – facilita a arrumação e busca de materiais,podendo prejudicar o aproveitamento do espaço. Armazenagem por tamanho,peso,característica do material – este critério permite um melhor aproveitamento do espaço,mais exige um controle rigoroso de todas as movimentações. Armazenagem por freqüência - permite determinar o local onde o material devera ser colocado e verificando a freqüência com este é movimentado.

80 Armazenagem com separação entre Lote de Reserva e Diário – este tipo de armazenagem é constituído por um segundo armazém de pequenos lotes a qual se destina a cobrir as necessidades do dia-a-dia. Armazenagem por setores de montagem – este critério conduz a organização das peças por prioridade dentro de cada grupo.

81 TIPOS DE ARMAZENAGEM Armazenagem Temporária – pode ser armações corridas de modo a conseguir uma arrumação fácil do material. Armazenagem Permanente – é um processo predefinido num local destinado ao depósito de materiais. Armazenagem Interior/Exterior – a armazenagem ao ar livre representa uma elevada vantagem a nível econômico,sendo este muito utilizado para materiais de ferragens e materiais pesados.

82 Identificação da localização
É o sistema que visa a correta e eficiente localização dos materiais dentro dos armazéns. Codificação de endereço Prédio Rua Fileira Posição Pilha Andar

83 TIPOS DE ARMAZÉNS AUTOPOTANTE Vantagens: Armazenagem a grande altura.
Máximo aproveitamento da superfície disponível. Não é necessário a construção de um edifício prévio. Possibilita a aplicação de sistemas convencionais.

84 Porta Paletes Vantagens:
Acesso direto e unitário a todas as referências. Facilita o controle dos estoques. Adapta-se a qualquer espaço,peso ou tamanho da mercadoria.

85 Dinâmica Vantagens: Perfeita rotação dos paletes.(Sistema FIFO)
Máxima capacidade,por ser um sistema de armazenamento compacto. Economia de espaço e tempo na manipulação dos paletes.

86 Compacta (Drive - in) Vantagens: Máxima utilização do espaço.
Eliminação dos corredores entre as estantes. Rigoroso controle de entrada e saída.

87 Push-Back Vantagens: Economia de espaço.
Alta densidade de armazenagem. A carga e descarga realizam-se num corredor central.

88 Movirack Vantagens: Acesso direto a qualquer palete armazenado.
Aproveitamento do espaço.

89 Definição de Lay-Out do depósito
Um bom Lay-Out,aumenta o grau de acessibilidade ao material,facilita o fluxo de materiais,diminuem os locais de áreas obstruídas,aumenta a eficiência da mão-de-obra,a segurança do pessoal e do armazém.

90 Equipamento e Técnicas de segurança
Os equipamentos de movimentação são muito importantes para um bom desempenho das práticas de armazenagem.Existe vários tipos de equipamentos com tecnologia avançada que proporcionam rapidez e segurança,pois é na escolha dos equipamentos que determina a melhor maneira,formas,técnicas e condições de armazenamento dentro de qualquer empresa,independente do ramo de atividade.

91 Alguns procedimentos para otimizar o processo de armazenagem:
WMS - Sistema de Gerenciamento de Armazéns. Etiqueta de identificação dos paletes. Equipamentos de movimentação. Estrutura de verticalização nas atividades destinadas dos processos de armazenamento de produtos.

92 EQUIPAMENTOS Empilhadeira com garfo Empilhadeira trilateral

93 Paleteiro Rebocador elétrico

94 Transportadores: Pista transportadora com rolete
Pista transportadora com esteira

95 Elevadores de caneca Pórticos móveis e Guincho de coluna

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97 WMS O WMS é um sistema de gestão de armazéns, que otimiza todas as atividades operacionais, fluxo de materiais, e administrativas, fluxo de informações, dentro do processo de armazenagem. Incluindo atividades como: recebimento, inspeção, endereçamento, armazenagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos e controle de inventário. Fonte: Banzato, 1998

98 CARACTERÍSTICAS DE UM WMS
Atualização da informação de estoque on line; Administração por número do item / tamanho / cor ; Configuração do local de armazenagem (bloco, nível, rua e coluna); Reconhecimento das limitações físicas dos endereços; Controle de lotes e rastreabilidade, do recebimento à entrega;

99 Operação com rádio freqüência e etiquetas de código de barras;
Programação da manutenção dos equipamentos de movimentação; Auxilia no projeto de layout do armazém; Planejamento e controle das capacidades (docas de carga e descarga, empilhadeiras, mão-de-obra, espaço para armazenagem, etc.)

100 TÓPICOS Um sistema de gestão por software que melhora as operações do armazém através do eficiente gerenciamento de informações e conclusão de tarefas, com um alto nível de controle. Permite administrar e rastrear todos os processos de movimentação de mercadorias: Recebimento, Armazenagem, Separação e Expedição. Minimiza gargalos e gerencia a alocação de recursos humanos, equipamentos mecânicos e Endereços.

101 Encontra-se implantado em grandes empresas industriais, atacadistas, varejistas e operadores logísticos. Todos os produtos, funcionários, equipamentos e endereços do Centro de Distribuição são identificados através da utilização do Código de Barras e da transmissão de dados por sistema de Rádio Freqüência. Tais tecnologias permitem a atualização das informações de forma on line e em real time.

102 WMS Gestão de Armazém Armazenagem Locação de material
Movimentação física Recebimento ou expedição Locação de material Controle de Qualidade Embalagem Inventario Gestão de recursos Armazenagem Gestão de Armazém Produtos ou matéria prima Picking e packing Montagem de Cargas Embarque físico

103 WMS Otimização de Endereços P
Tratamento das locações próximas de picking diminuindo a movimentação de veículos industriais. P Manter a afinidade dos materiais. Definição do tipo de locação Controle de movimentação de veículos Definição de capacidade locação Controle de ocupação

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106 OBJETIVOS Redução de custos; Aumento no nível de serviço;
Melhoria na operação; 3.1 - Controle operacional ( o WMS oferece as tarefas a serem feitas); 3.2 - Redução do tempo perdido em esperas; 3.3 - Otimização do percurso de separação de pedidos.

107 BENEFÍCIOS Erros reduzidos; Melhor acuracidade do inventário;
Maior produtividade; Papelada de trabalho reduzida; Melhor utilização do espaço; Eliminação de inventários físicos; Melhor gerenciamento da mão de obra.

108 ETAPAS DO PROCESSO O sistema WMS é utilizado no: Recebimento
Armazenamento Linha de Produção Expedição

109 TAREFAS DO WMS Define os endereços dos produtos a serem armazenados, utilizando parâmetros, tais como: zona, rotatividade ou família de produtos; A definição de endereços é feita utilizando regras alternativas, tais como: peso, pallets aéreos incompletos, etc.; Controla diferentes estruturas de armazenagem como: porta pallets, prateleiras, blocos, etc.

110 TAREFAS DO WMS Define linhas e postos de trabalho na linha de produção; Realiza interface com sistemas corporativos de controle de produção, rastreando os produtos utilizados no processo; Coleta automaticamente dados; Controla a impressão e a aplicação de etiquetas de códigos de barras na linha de produção.

111 TAREFAS DO WMS Controla a expedição de pallets, volumes ou caixas;
Emite uma lista de conteúdo de pallets, volumes ou caixas; Gera interfaces com os sistemas corporativas; Emite Notas Fiscais (opcional); Gerencia o cancelamento de pedidos e o retorno de mercadorias para o estoque.

112 EXEMPLO DE ENDEREÇAMENTO

113 ARMAZENAMENTO E LOGÍSTICA
Ao analisar a embalagem do ponto de vista industrial com ênfase em logística, a embalagem tem como principal objetivo minimizar o custo de entrega e manuseio. A ocupação volumétrica do CD torna- se mais eficiente quando as embalagens são densas e maximizam o uso do volume.

114 FERRAMENTAS DO PROCESSO
O sistema WMS utiliza ferramentas que vão auxiliar em todo o processo de gerenciamento: Código de Barras Coletores Esteiras Rolantes Empilhadeiras

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116 OUTROS BENEFÍCIOS DO WMS
Picking Automação da Administração Controle de Estoques / Inventários

117 EMPRESAS QUE USAM O WMS

118 FORNECEDORES WMS Store Automação – www.storeautomacao.com.br
Inovatech – Open WMS – Uniconsult Sistemas – Sislog – Datasul – GKO – Logocenter –

119 CONCLUSÕES Investimentos na Automatização da Armazenagem devem ser associados a real necessidade da empresa; Existe diferentes tipos de softwares de gerenciamento, busque o mais adequado a sua empresa; É fundamental o apoio da alta direção durante um projeto de implementação; Aproveite a oportunidade ao instalar um novo sistema para reavaliar os procedimentos operacionais.

120 Vídeo


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