A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Migrações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Migrações."— Transcrição da apresentação:

1 Migrações

2 Migração – É o movimento de uma população, temporário ou definitivo, de uma área para outra.

3 Tipos de Migrações Quanto ao espaço em que se realizam:
● INTERNAS: Migrações que são realizadas de uma área para outra, dentro do mesmo país; Ex: Êxodo rural ( campo para urbano) e Êxodo urbano (urbano para campo o periferia do urbano);

4 EXTERNAS: Quando as pessoas se deslocam de um país para outro;
Ex: Intercontinentais ( de um continente para outro) e Intracontinentais ( dentro do mesmo continente);

5 As Migrações Externas assumem duas formas:
Emigração - saída de população do seu país para outro, para aí residir. Imigração - entrada da população de um país estrangeiro para aí residir.

6 Quanto à duração podem ser:
Migrações definitivas: quando o migrante não retorna ao seu local anterior. Migrações temporárias: quando as pessoas se deslocam por um determinado ou indeterminado período de tempo, mas voltam para o seu local de origem.

7 Migração Sazonal: Modelo de migração que se caracteriza por estar ligada as estações do ano. É uma migração temporária na qual o migrante sai de um local em um determinado período do ano e, posteriormente, retorna, em outro período. Migração Diária ou Pendular: Tipo de migração característica de grandes cidades, na qual milhões de trabalhadores saem de suas casas em direção ao trabalho e voltam no final do dia. Isso ocorre devido a distância da casa dos trabalhadores ao seus locais de trabalho, uma vez que em alguns casos trabalham em uma cidade, e moram em outra. Nomadismo: Tipo de migração que se caracteriza pelo deslocamento constante de populações em busca de alimento ou moradia.

8 Quanto à forma as migrações podem ser: 
Migrações Voluntárias: quando a decisão da deslocação é feita por vontade própria. Migrações Forçadas: quando as pessoas são obrigadas a sair da sua área de residência, por razões que ultrapassam a vontade individual. Ex: Refugiados, deslocados…

9

10

11 Quanto ao controle, as migrações podem ser:
Migrações Legais: quando são realizadas com o conhecimento e autorização das entidades administrativas do país de destino. Migrações Clandestinas: quando as pessoas entram e ficam num determinado país sem efetuarem os registros legais.

12 MOTIVOS DAS MIGRAÇÕES

13 Migração econômica Dados da ONU de (Organização das Nações Unidas) apontam que a miséria aflige cerca de 46% das pessoas na África Subsaariana (Região do continente africano a sul do Deserto do Saara), 10% da população Latino-Americana mais Caribe e 14% das pessoas que vivem no sul da Ásia.

14 Migração ambiental

15 Migração turística

16 Migração por motivos político-sociais (étnicos)
Refugiados de Darfur (Sudão)

17 Refugiados da Guerra da Bósnia
( )

18

19 Peregrinação islâmica à cidade de Mecca (Arábia Saudita)
Migração religiosa Peregrinação islâmica à cidade de Mecca (Arábia Saudita)

20 Peregrinação judaica ao Muro das Lamentações (Jerusalém, Israel)

21 Peregrinação hinduísta para banhar-se no Rio Ganges (Índia)

22 QUESTÕES DE VESTIBULAR
1. (PUC-PR) Leia atentamente o texto abaixo: Todos os dias, milhares de jovens e adultos levantam-se antes do nascer do Sol, pegam o ônibus, mais outro ônibus e, cerca de uma hora depois, estão no município vizinho, uma metrópole. Lá está o seu lugar de trabalho ou de estudo, ou até de ambos, enfim, o lugar do seu longo dia. Pela noite, é hora de voltar. Um ônibus num terminal, outro ônibus e outro terminal e bem tarde, está em sua casa, em sua cidade, que é tipicamente uma cidade-dormitório. Noutro dia, o programa será o mesmo. Esse é o cotidiano de milhares de pessoas que vivem nas regiões metropolitanas do Brasil: cada dia um vai-e-vem. Essa forma de migração é denominada: a) Movimento pendular. b) Êxodo rural. c) Êxodo urbano. d) Migração sazonal. e) Transumância.

23 2. (MACK) O fenômeno urbano mais visível, em decorrência das migrações pendulares, é: a) o aumento da mão-de-obra informal. b) a formação exclusiva de cidades-satélites. c) a formação de cidades-dormitório. d) a diminuição dos cinturões verdes. e) o aumento do efeito estufa.


Carregar ppt "Migrações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google