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Administração de TI Fernando Pedro Moraes, MSc.

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Apresentação em tema: "Administração de TI Fernando Pedro Moraes, MSc."— Transcrição da apresentação:

1 Administração de TI Fernando Pedro Moraes, MSc.
Revisão de Conceitos e definições de Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação - ENADE Fernando Pedro Moraes, MSc.

2 Roteiro Definições Gerais Sistemas e Sistemas de Informação Hardwares
Periféricos e Equipamentos Softwares Sistemas e Softwares Redes Internet Intranet Extranet Novos Mercados E-Commerce e E-Business

3 Definições

4 Componentes de um SI

5 Conceitos e Definições
Definição de SI – LAUDON e LAUDON(2004, p.7) “Definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização.” ...”além de dar suporte à tomada de decisões, à coordenação e ao controle, esses sistemas também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos”.

6 Conceitos e Definições
Definição de SI – (TURBAN, McLEAN E WETHERBE, p.39) “O SI coleta, processa, armazena e dissemina informações com determinado objetivo”. ...”como qualquer outro Sistema, o SI inclui INPUT´s (dados, instruções) e OUTPUT´s (relatórios e cálculos)...” “Os input´s são processados, produzindo output´s enviados para usuário ou outros sistemas...”

7 ? ? Esquema de um SI – MORAES, F Processamento OUTPUT INPUT
Resultado desejado NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO Manipular Explorar Processar ENTRADA DADOS ? ? Utilidade Aplicação ONDE PARA QUEM Dados/Informação $$$ Custo FONTE Disponibilidade Tecnologia da informação

8 INPUT´s OUPUT´s Controle
Visão Esquemática do SI – (TURBAN et all, 39) INPUT´s OUPUT´s Processamento Problemas de Negócios Dados Informação Instruções Oportunidades Soluções Relatórios Gráficos Cálculos Posicionamentos Táticas Programas Pessoas Equipamento Armazenamento Controle Tomadores de Decisão Autocontrole

9 Visão Esquemática do SI – (O´BRIEN)
Processos de Fabricação Entrada de Matérias-Primas Saída de Produtos Acabados Ambiente Outros Sistemas Controle pela Administração Sinais de Controle Feedback Fronteira do Sistema

10 Conceitos e Definições
Definição de Dados – LAUDON e LAUDON(2004, 7) “Os SI contêm informações sobre pessoas, locais e coisas significativas e útil para a organização ou o ambiente que a cerca.” “ Dados, ao contrário, são correntes de fatos burros que representam eventos que estão ocorrendo nas organizações...” “...antes de serem organizados de modo que as pessoas possam entender...”

11 Conceitos e Definições
Definição de Informação – LAUDON e LAUDON(2004, 7), O´BRIEN(2001) ”No caso, Informação quer dizer dados apresentados em uma forma significativa para os humanos”. “...é toda porção de dados previamente para servir determinados objetivos. A informação depois de produzida e disponibilizada vai permitir a tomada de decisão.”

12 Conceitos e Definições
Definição de Conhecimento – O´BRIEN(2001), DAVENPORT e PRUSAK (2000) “...é uma combinação de instintos, idéias, regras e procedimentos que guiam as ações e as decisões...” “Conhecimento é um fluido misto de experiência, valores, informação contextual e perspectivas especializadas que fornece um enquadramento para avaliar e incorporar novas experiências e informação. É originado e é aplicado na mente dos indivíduos . “...nas organizações torna-se frequentemente embebido nas rotinas organizacionais, procedimentos, práticas e normas”.

13 Dados e Informações – O´BRIEN(2006)
Relatório Mensal Vendas - Região Oeste Oeste Charles Mann 79154 Sapatos Vendedor: Charles Mann Emp No Item Quant. Preço Sapatos

14 Valor da Informação – O´BRIEN(2006)

15 Valor da Informação A Informação assume, hoje em dia, uma importância crescente. Ela torna-se fundamental, a nível da empresa, ....

16 Resumo de Idéias REFLEXÕES

17 A Produção de Informação
Produzimos mais dados e informações do que somos capazes de sintetizar... e assimilar. Um dos maiores problemas que enfrentamos hoje não é a falta, mas o excesso de informações e a sua organização...

18 A Sociedade do Conhecimento
Inversão no valor dos insumos da produção capital conhecimento energia matéria-prima

19 Hardwares

20 Categorias de Sistemas de Computadores
Mainframes Computadores de Médio Porte Microcomputadores

21 Tendências nas Capacidades dos Computadores
Primeira Geração Segunda Geração Terceira Geração Quarta Geração Quinta Geração Tendência: Rumo a menores, mais rápidos, baratos e confiáveis Tubos à vácuo (Válvulas) Transistores Circuitos Integrados Circuitos integrados semicondutores de escala grande (LSI) e muito grande (VLSI) Maior Poder Menor Espaço Tendência: Rumo a maior facilidade de aquisição e manutenção

22 Computadores portáteis
Microcomputadores Computadores portáteis PDA, Instrumentos de Informação Notebooks Desktops Estações de trabalho Servidor de Rede Poderoso microcomputador utilizado em pequenas LANs

23 Computador de Rede (Cliente Magro)
Computadores e Terminais de Redes Computador de Rede (Cliente Magro) NetPC Terminal de Rede Vantagens Menor custo de aquisição Manutenção mais fácil Distribuição e licenciamento do software mais fáceis Padronização da plataforma de computação Requer pouco suporte ao usuário final Grande maneabilidade

24 Dispositivos de Entrada
Componentes do Sistema de Computador Unidade Central de Processamento Unidade de Controle Unidade Lógico- aritmética Dispositivos de Saída Output Devices Processadores com Finalidades Especiais Armazenamento Principal Cache de Memória Dispositivos de Entrada Dispositivos de Armazenamento Secundário

25 Tendências na Tecnologia de Entrada
Cartões e Fitas de Papel Perfurados Cartões Tecla para Fita / Disco Entrada de Dados pelo Teclado, Dispositivos de Indicação Escaneamento Ótico Reconhecimento de Voz, Toque, de Caligrafia Tendência: Rumo a dispositivos de entrada diretos que sejam mais simples e fáceis de usar Primeira Geração Segunda Terceira Quarta Quinta

26 Dispositivos de Entradas mais Usuais
Teclado Dispositivos Indicadores Computação com o Uso de Caneta Reconhecimento de Voz Escaneamento Óptico Reconhecimento de Caracteres de Tinta Magnética Cartões Inteligentes Câmeras Digitais

27 Tendências da Tecnologia de Saída
Primeira Geração Segunda Terceira Quarta Quinta Cartões Perfurados, Relatórios e Documentos Impressos Impressos, Exibições em Vídeo Vídeo, Respostas em Áudio Vídeo, Reações à Voz, em Hyperlinks de Multimídia Tendência: Rumo a métodos de saída que se comuniquem de modo simples, rápido e claro

28 dotados de tubo de raios catódicos (CRT)
Dispositivos de Saída mais Usuais Saída em Monitores dotados de tubo de raios catódicos (CRT) dotados de tela de cristal líquido (LCD) Saída Impressa Jato de tinta Laser

29 Tendências no Armazenamento
Primário Primeira Geração Segunda Geração Terceira Geração Quarta Geração Quinta Geração Tambor Magnético Núcleo Magnético Núcleo Magnético Chips de Memória LSI Chips de Memória VLSI Tendência: Rumo a grandes capacidades, usando circuitos microeletrônicos menores Armazenamento Secundário Fita Magnética Tambor Magnético Fita Magnética Disco Magnético Disco Magnético Fita Magnética Disco Magnético Disco Óptico Fita Magnética Disco Óptico Disco Magnético

30 Exemplo: Característica de Discos Magnéticos
Pistas: Círculos concêntricos para armazenagem de dados na forma de bits magnéticos. Cilindros Mecanismos de acesso Discos Pista Braços de Acesso Cabeças de gravação e leitura Setores: Partes de uma pista

31 Softwares

32 Categorias de Softwares
Aplicativo Software de Sistemas Programas Aplicativos para Finalidades Gerais Programas Aplicativos Específicos Programas de Gerenciamento de Sistemas Programas de Desenvolvimento de Sistemas

33 Tendências em Software
Primeira Geração Segunda Geração Terceira Geração Quarta Geração Quinta Geração Tendência: Rumo a pacotes de aplicativos fáceis de utilizar, para múltiplas finalidades, com capacidade para uso em redes para produtividade e colaboração Programas escritos pelo usuário Linguagens de Máquina Programas em Pacotes Linguagens Simbólicas Sistemas Operacionais Linguagens de Alto Nível Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Linguagens de Quarta Geração Pacotes para Microcomputador Linguagem Natural e Linguagem Orientada a Objetos Pacotes Multiuso Interface Gráfica Capacidade para Uso em Redes e Ajuda Especializada Tendência: Rumo a linguagens e ferramentas visuais e de conversação

34 Gráficos de Apresentação Multimídia
Aplicativos Usuais com Múltiplas Finalidades Correio Eletrônico Processador de Textos Gráficos de Apresentação Multimídia Gerenciador de Informações Pessoais Groupware

35 Internet, de Intranets ou
Navegadores de Rede Navegar na Rede Grupos de Discussão Iniciar Busca de Informações Usos típicos de um navegador de rede nos ambientes da Internet, de Intranets ou de Extranets Transferência de Arquivos Multimídia Correio Eletrônico

36 Pacotes de Gerenciamento
Pacotes de Gerenciamento de Banco de Dados Desenvolvimento do Banco de Dados Consulta ao Banco de Dados Tarefas Básicas dos Pacotes de Gerenciamento de Bancos de Dados Manutenção do Banco de Dados Desenvolvimento de Aplicação

37 Tecnologias chaves em Multimídia
Tecnologias Multimídia Tecnologias chaves em Multimídia Placa de Captura de Vídeo Linguagem de Autoria Storyboard CD Interativo Placa de Som Áudio Comprimido Vídeo Digital MIDI Sistema de Edição por Computador Vídeo Áudio Digital

38 Planejamento de recursos
Softwares Aplicativos para E-Business Administração do relacionamento com o cliente Administração de recursos humanos financeira e contabilidade Administração da cadeia de suprimentos Planejamento de recursos empresariais Apoio à decisão empresarial

39 Funções de um Sistema Operacional
Interface com o Usuário Gerenciamento de Recursos Gerenciamento de Tarefas Gerenciamento de Arquivos Utilitários e Outras Funções

40 Tipos de Linguagem de Programação
Linguagens de Máquina Utilizam instruções em código binário Linguagens de Alto Nível breves Compute X = Y + Z Marcação Utilizam códigos de controle embutidos Linguagens Assembler Utilizam instruções em código simbólico LOD Y ADD Z Linguagens de Quarta Geração naturais orientadas a objetos Define objetos que contêm dados e ações Document.write (“Hi There”) <H1>First heading</H> <!ELEMENT Product (#Item | manuf)> SUM THE FOLLOWING NUMBERS

41 Tradução de Linguagem de Programação
Compiler Interpreter Assembler IF A := B THEN Programa Tradutor de Linguagem Programa fonte Processo de Tradução da Linguagem Linguagem de Máquina Programa Objeto Escrito em BASIC, COBOL, etc.

42 Redes

43 Adoção da Internet Rádio levou 30 anos para atingir 60 milhões de usuários TV levou 15 anos para atingir 60 milhões de usuários Web levou 3 anos para atingir 90 milhões de usuários

44 44

45 45

46 População x Internautas
Fonte: CIA’s World Factbook 2008

47 Fonte: CIA’s World Factbook 2008
Adoção da Internet Fonte: CIA’s World Factbook 2008

48 Internautas por País - 2008 (milhões)
Fonte: CIA’s World Factbook 2008 48

49 América Latina Adoção da Internet (%)
Fonte: CIA’s World Factbook 2007

50 Internet A Internet é uma rede global integrada de computadores que permite o acesso a informações e documentos espalhados pelo Globo. 50

51 Fonte: CIA’s World Factbook 2006
Conexão com mais de de Internautas (Junho 2006) Fonte: CIA’s World Factbook 2006 51

52

53

54

55 World Wide Web Visão geral Baseada em uma linguagem padrão de hipertexto chamada hypertext markup language (HTML) Combina texto, hipermídia, elementos gráficos e som Gerencia todos os tipos de comunicação digital Usa interfaces gráficas com o usuário para facilitar a visualização

56

57 Benefícios organizacionais
World Wide Web Benefícios organizacionais Conectividade e alcance global Custos de comunicação reduzidos Custos de transação mais baixos Interatividade, flexibilidade e customização Distribuição acelerada de conhecimento

58 Histórico da Internet FASE 3 FASE 2 (Privada) (Pública) Propósitos:
(Militar) Origem: Departamento de defesa norte-americano (DARPA) Propósito: Interligação entre redes dos órgão da defesa (pesquisa) Capacidade de manter o funcionamento no caso de falhas em pontos da rede (cenário de guerra nuclear) FASE 2 (Pública) Usuários: Órgãos Públicos Propósito Desenvolvimento de pesquisas através da colaboração entre profissionais e pesquisadores de entidades públicas, tais como universidades, institutos de pesquisas e órgãos governamentais FASE 3 (Privada) Usuários: Empresas públicas, privadas e pessoas físicas Propósitos: Disseminação de informações Acesso às informações disponíveis Exploração comercial Divulgação de imagem corporativa Divulgação de produtos

59 Intranet A Intranet é uma rede corporativa de computadores que permite o acesso restrito de informações e documentos. Neste caso existe restrição a um certo público. Funcionários de uma empresa, por exemplo. 59

60 Extranet A Extranet é uma continuação da intranet. Por meio dela pode-se ter acesso a outras Intranets e Internets. 60

61 World Wide Web Firewall
Intranets e extranets Firewall Hardware ou software colocado entre as redes interna e externa de uma organização Evita que as redes privadas sejam invadidas por pessoas não autorizadas Extranets Intranets privadas extendidas a usuários autorizados fora da empresa

62 Modelo de Intranet

63 Aplicações Básicas da Intranet
Comunicações e Colaboração Editoração de Páginas na Rede Operações e Administração das Empresas Aplicações das Intranets: As empresas estão rapidamente instalando e estendendo intranets para a totalidade de suas organizações: 1. Para melhorar as comunicações e colaboração entre indivíduos e equipes dentro da empresa. 2. Para editar e compartilhar valiosas informações empresariais de maneira fácil, barata e efetiva via sites de rede e outros serviços intranet. 3. Para desenvolver e distribuir aplicações cruciais ao apoio das operações empresariais e da tomada de decisão gerencial. Gerenciamento da Intranet 4 4 4 4 4 4

64

65 Modelo de Intranet – Topologia de Rede

66 Modelo de Intranet – Topologia de Rede

67 Modelo de Intranet – Topologia de Rede

68 Intranet Intranet Supre as necessidades internas de informação de uma Empresa utilizando conceitos e ferramentas da Web. Vantagens: Navegação fácil e de baixo custo. Dispõe de recursos de comunicação e de colaboração.

69 Modelo de Extranet

70 Internet, Intranet e Extranet
Sites na Internet Conexões de Internet Servidor de Engenharia Servidor de Marketing INTRANET Conexões de Extranet Conexões de Extranet As empresas estão rapidamente instalando e estendendo intranets para a totalidade de suas organizações. Elas percebem que as intranets lhes permitem utilizar as tecnologias da Internet e da Rede Mundial de Computadores para apoiar processos de comunicação e colaboração e processos empresariais na empresa interconectada como um todo. Uma intranet é uma rede interna a uma organização que utiliza tecnologias da Internet (tais como navegadores e servidores de rede, protocolos de rede TCP/IP, editoração de documentos e bancos de dados em linguagem HTML e hipermídia e assim por diante) para fornecer um ambiente de tipo Internet dentro da empresa para compartilhamento de informações, comunicações, colaboração e suporte a processos empresariais. Uma intranet é protegida por medidas de segurança como senhas, criptografia e firewalls e, por isso, pode ser acessada pela Internet por usuários autorizados. A intranet de uma empresa pode também ser acessada por intranets de clientes, fornecedores e outros parceiros empresariais via conexões extranet. Clientes Servidor de Dados Legados Fornecedores Servidor de RH Conexões de Intranet Outros Estabelecimentos da Empresa 3 3 3 3 3 3 3

71 COMÉRCIO ELETRÔNICO

72 COMÉRCIO ELETRÔNICO Engloba a realização de negócios por meio da Internet, incluindo a venda não só de produtos físicos, entregues off-line, mas também produtos como softwares, que podem ser digitalizados e entregues on-line, por meio da Internet. Organization for Economic Co-operation and Development OECD. E-Commerce

73 COMÉRCIO ELETRÔNICO Fonte: Forrester Research

74 Participação das Vendas Online no Total de Vendas do Varejo
Previsão 2010 13% Fonte: Forrester Research

75 COMÉRCIO ELETRÔNICO G2G G2B G2C Coordenação Informação Informação B2G
GOVERNO EMPRESA CONSUMIDOR GOVERNO G2G G2B G2C Coordenação Informação Informação EMPRESA B2G B2B B2C Aquisição E-commerce Loja Virtual CONSUMIDOR C2G C2B C2C Imposto Leilão Comparação de preços Fonte:OECD. E-Commerce apud Limeira, T. (2007)

76 E-Commerce no BRASIL 76

77 Quantidade de e-consumidores (milhões)
24% dos Internautas Fonte e-bit 2007 77

78 Perfil do e-consumidor brasileiro Renda
Renda média do e-consumidor é de R$ 3.692, 8% tem renda familiar acima de R$ 8000 13% tem renda familiar entre R$ 3000 e R$ 8000 22% tem renda familiar entre R$ 3000 e R$ 5000 37% tem renda familiar entre R$ 1000 e R$ 3000 A parcela com renda menor que R$ representa 8% Fonte: e-bit 2007 78

79 Perfil do e-consumidor brasileiro Idade
Média de idade dos e-consumidores é de 38 anos 1% tem até 17 anos 13% tem entre 18 e 24 anos 32% tem entre 25 e 34 anos 32% tem entre 35 e 49 anos 15% tem entre 50 e 64 anos 2% tem mais de 64 anos Fonte: e-bit 2007 79

80 Perfil do e-consumidor brasileiro Formação
19% têm nível colegial 22% têm nível superior incompleto 30% têm nível superior completo 19% têm também pós-graduação Fonte: e-bit 2007 80

81 Perfil do e-consumidor brasileiro Gênero
2005 2006 2007 Fonte: e-bit 2007 81

82 Consumidores x e-Consumidores
Compras mais freqüentes CDs, DVDs Roupas Livros Produtos de Supermercados Eletrônicos Fonte: e-bit 2006 82

83 Consumidores x e-Consumidores
Dias de pico Segunda-feira, Terça-feira e Quarta-feira Finais de Semana Fonte: e-bit 2006 83

84 Benefícios da Compra Online
Conveniência Custo Escolha Controle Customização Comunicação 84 84

85 Brasil – B2B x B2C Fonte: e-bit 2006 85

86 Brasil – Compra no Varejo Online x Varejo Total
Fonte: e-bit 2006 86

87 Modelos de Negócios na Internet
87

88 Modelos de negócios na Internet
Lojas virtuais Empresas que vendem bens e serviços on-line Amazon Dell Saraiva Submarino 88

89 Modelos de negócios na Internet
Infomediários Agregadoras de conteúdo, Gateways ou Portais Empresas que atuam na distribuição e na venda de conteúdo (informações, jogos, músicas , vídeo, etc.) Yahoo! IG Uol Aol Terra MSN 89

90 Modelos de negócios na Internet
Brokers Intermediários de Negócios Empresas que facilitam as transações de negócios aproximando vendedores de compradores Tipos: Intermediários de Compra Intermediários de Venda Intermediários de Transação COINS ou Comunidade de Interesse 90

91 Modelos de negócios na Internet
Brokers Intermediários de Compra oferecem serviços para grupos de compradores Intermediários de Venda presta serviços para grupos de vendedores Intermediários de Transação presta serviços para compradores e vendedores simultaneamente 91

92 Modelos de negócios na Internet
Brokers 92

93 Modelos de negócios na Internet
Brokers COINS ou Comunidade de Interesse Presta serviços para compradores e vendedores de uma área particular de interesse e negócio. 93

94 Modelos de negócios na Internet
Brokers (Modelo Coins) 94

95 Modelos de negócios na Internet
Avalistas de confiança Empresas que viabilizam uma atitude de confiança entre vendedores de compradores, oferecendo um ambiente seguro e auditável, para a realização de trocas de valores com segurança e privacidade garantidas Visanet TRUSTe 95

96 Modelos de negócios na Internet
Capacitadoras de e-business Organizações que criam e mantêm uma infra-estrutura na qual provedores de produtos e serviços podem realizar negócios, de modo seguro e confiável, na Internet. 96

97 Modelos de negócios na Internet
Capacitadoras de e-business Oferecem tecnologia para e-commerce e serviços como suporte técnico, manutenção de software e hardware, gerenciamento de centros de processamento, redes corporativas e call centers e serviços de gerenciamento de logística. AuctionServices Federal Express DoubleClick 97

98 Modelos de negócios na Internet
Provedores de infra-estrutura e-marketplaces ou e-marketmakers Agregam comunidades de interesse em torno de uma infra-estrutura comum por meio da Internet, disponibilizando serviços que viabilizam as transações entre compradores e vendedores. Mercado Eletrônico Aerochain 98

99 Obrigado!!!! Profº Ms. Fernando Moraes Msn: Veris: Skype: Fernando.pedro.moraes 99 99


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