A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS ÁRABES E O ISLAMISMO. ORIGENS DO ESTADO ÁRABE Foi na Península Arábica, em território de áreas desérticas. O clima é extremamente quente e seco. Foi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS ÁRABES E O ISLAMISMO. ORIGENS DO ESTADO ÁRABE Foi na Península Arábica, em território de áreas desérticas. O clima é extremamente quente e seco. Foi."— Transcrição da apresentação:

1 OS ÁRABES E O ISLAMISMO

2 ORIGENS DO ESTADO ÁRABE Foi na Península Arábica, em território de áreas desérticas. O clima é extremamente quente e seco. Foi na Península Arábica, em território de áreas desérticas. O clima é extremamente quente e seco. Seus habitantes viviam em tribos, mas estas não eram unidas politicamente. Eram aproximadamente 300 tribos divididas entre beduínos e tribos urbanas. Seus habitantes viviam em tribos, mas estas não eram unidas politicamente. Eram aproximadamente 300 tribos divididas entre beduínos e tribos urbanas.

3 Tribo beduínos: eram seminômades que vagavam pelo deserto em busca de um oásis para seus animais e para a prática da agricultura.  Tribo urbana: habitavam o litoral da Península, onde o clima era mais fácil sobreviver. Dedicavam-se ao comércio entre o Oriente e regiões do Mar Mediterrâneo.

4  Unificação dos povos árabes - século VII – teve por base a religião fundada pelo profeta Maomé, o Islamismo, e foi usado as guerras santas (Jihads) para expandir as fronteiras do império.  Dividi-se a história árabe em 2 etapas:  Arábia pré- islâmica: época antes do islamismo.  Arábia islâmica: época durante o islamismo. ORIGENS DO ESTADO ÁRABE

5 PERÍODO PRÉ-ISLÂMICO Nessa época habitavam na Península Arábica os tribos beduínos e os tribos urbanos. Nessa época habitavam na Península Arábica os tribos beduínos e os tribos urbanos. Nessa época surgiram as cidades de MECA e MEDINA, que eram grandes centros comerciais. Nessa época surgiram as cidades de MECA e MEDINA, que eram grandes centros comerciais.  Até o século VII, os árabes não era um povo unido politicamente, mas tinham várias coisas em comum: o idioma árabe, as crenças religiosas e eram politeístas.  Para unir as tribos, em Meca foi construído um templo religioso, a Caaba, aonde encontrava-se a Pedra Negra, com as principais divindades árabes.

6 CAABA

7 PERÍODO ISLÂMICO Corresponde entre os anos de , quando Maomé funda o Islamismo. Corresponde entre os anos de , quando Maomé funda o Islamismo. Maomé era membro da tribo coraixita,de família pobre, nasceu em Meca e desde jovem participava nas caravanas comerciais pelo deserto. Teve contato com as várias religiões como o judaísmo e do cristianismo, ambas monoteístas. Maomé era membro da tribo coraixita,de família pobre, nasceu em Meca e desde jovem participava nas caravanas comerciais pelo deserto. Teve contato com as várias religiões como o judaísmo e do cristianismo, ambas monoteístas. Interessou-se pela vida religiosa, logo, recebeu do arcanjo Gabriel uma revelação e passou a pregar em nome de Alá (único e verdadeiro Deus). Maomé condenou os deuses da Caaba, pois havia somente um único Deus. Isso não agradou os sacerdotes da Caaba, que passaram a persegui-lo, obrigando a fugir para Medina, em Essa fuga ficou conhecida como Hégira, e marca o início do calendário mulçumano. Em Medina, organizou um exército e conquistou Meca. Destruiu os ídolos da Caaba, em 630. Em Medina, organizou um exército e conquistou Meca. Destruiu os ídolos da Caaba, em 630. Converteu a Caaba em centro de orações Islâmica e proibiu politeísmo. Converteu a Caaba em centro de orações Islâmica e proibiu politeísmo. Maomé espalhou o Islamismo por toda a Arábia e unificou as tribos árabes pela religião. Maomé espalhou o Islamismo por toda a Arábia e unificou as tribos árabes pela religião.

8  632 d.C, morte de Maomé, com 62 anos.  Inicia-se a expansão do império, que se espalhou por todo Oriente Médio, norte da África e Península Ibérica, sob o comando de Ali, genro do profeta e o primeiro Califa (Chefe supremo do Islã).  Dominaram vários povos.  Em 732 tentam conquistar a Europa, mas são detidos por Carlos Martel em Poitiers. O MUNDO ÁRABE APÓS MAOMÉ

9 RELIGIÃO  Monoteísta  Semelhanças com o judaísmo e com o cristianismo.  AlCorão; livro sagrado para os muçulmanos.  Obrigações de todo o Muçulmano:  1.Crer que só Alá é Deus e Maomé é o seu profeta;  2. Orar cinco vezes ao dia voltado para Meca;  3. Dar esmolas conforme as posses;  4. Jejuar no mês de Ramadã;  5. Fazer a Jihad - esforço, difusão da religião islâmica.

10 INFLUÊNCIA CULTURAL  A Matemática e os números como os conhecemos hoje (Algarismos Arábicos).  Arquitetura – Decoração de Mesquitas (Mosaicos).  Medicina – Causas de várias doenças.  Química – Alquimia.  Literatura – As Mil e Uma Noites.  Rei Périsa, da Pérsia e as histórias de Sherazade.


Carregar ppt "OS ÁRABES E O ISLAMISMO. ORIGENS DO ESTADO ÁRABE Foi na Península Arábica, em território de áreas desérticas. O clima é extremamente quente e seco. Foi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google