A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação."— Transcrição da apresentação:

1 Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação combinada dos seguintes elementos da comunicação: - emissor: comunica algo a alguém - receptor: com quem o emissor se comunica - mensagem: tudo o que foi transmitido do emissor ao receptor - código: a convenção social que permite ao receptor entender a mensagem - canal: o meio físico que conduz a mensagem - contexto: o assunto da mensagem

2 A linguagem vai desempenhar funções diferentes, de acordo com a ênfase dada a cada um dos componentes do ato da fala. Sendo assim, serão seis as funções da linguagem, já que são seis os elementos que compõem o ato da fala. - Função emotiva: o destaque é dado ao emissor Verbos e pronomes em 1ª pessoa, pontos de exclamação e interjeições, subjetividade, textos líricos. - Função apelativa: o destaque é dado ao receptor Verbos no imperativo, verbos e pronomes na segunda e terceira pessoas, textos de publicidade. Função referencial: o destaque é dado ao contexto, ao referente (informação), ao assunto Suas principais características: objetividade, clareza, tradução da realidade tal como ela é, textos jornalísticos.

3 - Função fática: o destaque é dado ao canal
Exemplos típicos: Oi! Tudo Bem? etc. – as primeiras palavras de quem atende ao telefone, conversas de elevador... Manter contato com o receptor, testar o canal. - Função metalinguística: o destaque é dado ao código A língua se explica. Ex. aula de gramática. - Função poética: o destaque é dado à própria mensagem A preocupação do emissor é com a forma, o estilo, a beleza do texto. Obs.: as funções não se excluem, ou seja, dificilmente teremos num texto apenas uma das funções.

4 Aula 12 Enunciação – ato individual de utilização da língua pelo falante. Enunciado – frase, parte do discurso (apresenta marcas linguísticas ou entonações) Enunciador – quem produz o enunciado (fala, escreve) Enunciatário – a quem se destina o enunciado (texto) Para quem escrevo?? A língua é o meio de interação entre as pessoas. A noção de interlocução pressupõe a existência de uma situação de comunicação – importante para qualquer trabalho com a língua.

5 Quem escreve – autor Quem fala – locutor (agente da comunicação) A quem se fala – ouvinte Para quem se escreve – leitor Leitor – ouvinte (enunciatários) figuras ativas, para as quais nos dirigimos após atenta análise do ‘perfil’, uma vez que é preciso atingir um determinado objetivo (e de acordo com esse objetivo, adota-se o estilo de linguagem) Interlocução: diálogo Interlocução demarcada: os envolvidos no processo comunicativo são expostos (entrevista) Interlocução não demarcada: os envolvidos ficam subentendidos (editorial)

6 Aula 13 Utilidades da linguagem:
Maneiras de perceber o mundo (estabelecer relação de interação), interpretar a realidade ( dar sentido), agir (promover mudanças), criar (o sonho moldando a realidade), atuar sobre o sentimento e a razão das pessoas ( convencer) A língua promove o indivíduo.


Carregar ppt "Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google