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O que é cultura? Web Aula 3 Fundamentos das Ciências Sociais professor; Luciano Stodulny Email; stodulny@hotmail.com.

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1 O que é cultura? Web Aula 3 Fundamentos das Ciências Sociais professor; Luciano Stodulny ;

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3 O que é cultura? Sociologia - o conceito de cultura tem um sentido diferente do senso comum. Simboliza tudo o que é apreendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo e que confere uma identidade dentro do seu grupo de pertença.

4 Antropologia - esta ciência encara a cultura como o totalidade de padrões apreendidos e desenvolvidos pelo ser humano. Segundo a definição pioneira de Edward Burnett Tylor, sob a etnologia (ciência relativa especificamente do estudo da cultura) a cultura seria “o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.” Portanto corresponde, neste último sentido, às formas de organização de um povo, seus costumes e tradições transmitidas de geração para geração que, a partir de uma vivência e tradição comum, se apresentam como a identidade desse povo.

5 Principais características
Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor

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9 RELATIVISMO CULTURAL É a postura, privilegiada pela Antropologia contemporânea, de buscar compreender a lógica da vida do outro. Antes de cogitar se “aceitamos” ou não esta outra forma de ver o mundo, a antropologia nos convida a compreendê-la, e verificar que ao seu jeito outra vida é vivida, segundo outros modelos de pensamento e de costumes. Por isso, faz-se necessário o exercício da alteridade, ou seja, a postura de apreender a visão do outro na plenitude de seu significado. Alteridade pressupõe a valorização da diversidade cultural, da diferença.

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13 Reflexo e prefiguração, em cada momento histórico, das possibilidades de organização da vida cotidiana; composto pela estética, sentimentos e costumes mediante os quais uma coletividade reage diante da vida que lhe é oferecida objetivamente pela economia... conjunto dos elementos materiais e espirituais que as gerações recebem e incorporam das anteriores e transmitem às gerações subsequentes

14 “Os seres humanos são desiguais ou diferentes em muitas coisas que os hierarquizam entre si. Isso é indiferente em certos casos, positivo em alguns e inaceitável sob o ponto de vista ético, em outros.” GIMENO SACRISTÁN, 2002 “Aprender a conviver significa conciliar a relação igualdade e diferença.” XESUS JAREZ. 2007

15 Cultura: Diversidade cultural e Multiculturalismo
O que é natural e o que é cultural no homem? Para o antropólogo Levi-Strauss, a natureza e a cultura estão ligadas no homem. O autor utilizou um critério para identificar o natural e o cultural. O que é UNIVERSAL? É um critério da natureza O que é uma norma específica, uma REGRA LOCAL de um determinado povo ou grupo é critério da cultura. . "O Beijo" (1886), de Auguste Rodin, exposta no Museu Rodin, em Paris 

16 Cultura: Diversidade cultural e Multiculturalismo
A evolução da cultura no homem Fonte: MediaLibrary/Imagens/sedentário-evolução.jpg A imagem destaca a passagem do homem nômade para o grande sedentarismo que é a marca da cultura contemporânea.

17 Cultura: Diversidade cultural e Multiculturalismo
A cultural é uma marca, uma identidade “Cultura é a forma comum e aprendida da vida, que compartilham os membros de uma sociedade, e que consta da totalidade dos instrumentos, das técnicas, instituições, atitudes, crenças, motivações e dos sistemas de valores que o grupo conhece (FOSTER)

18 Cultura: Diversidade cultural e Multiculturalismo
CONCEITO DE CULTURA COMO CONSENSO “Sistema de atitudes, valores e significados compartilhados e as formas simbólicas em que se acham incorporados.” (Peter Burke e antropólogos) A principal marca das culturas são as normas e regras.

19 Cultura: Diversidade cultural e Multiculturalismo
Onde há regras, há culturas...

20 Cultura: Diversidade cultural e Multiculturalismo
CONCEITO DE CULTURA COMO CONFLITO “Um conjunto de diferentes recursos, em que há sempre uma troca entre o escrito e o oral, o dominante e o subordinado, a aldeia e a metrópole.” (E.P.Thompson, historiador)

21 Cultura: Diversidade cultural e Multiculturalismo
“A diversidade é percebida, com frequência, como uma disparidade, uma variação, uma pluralidade, quer dizer, o contrário da uniformidade e da homogeneidade. Em seu sentido primeiro e literal, a diversidade cultural referia-se apenas e simplesmente, em consequência, à multiplicidade de culturas ou de identidades culturais.” Alain Kiyindou.

22 Cultura: Diversidade cultural e Multiculturalismo
“O Sentido da diversidade cultural é o da auto-preservação. É através das diversas culturas que estranhamos os nossos próprios hábitos e passamos a olhá-los de uma forma nova.

23 Cultura: Diversidade cultural e Multiculturalismo
“A diversidade é percebida, com frequência, como uma disparidade, uma variação, uma pluralidade, quer dizer, o contrário da uniformidade e da homogeneidade. Em seu sentido primeiro e literal, a diversidade cultural referia-se apenas e simplesmente, em consequência, à multiplicidade de culturas ou de identidades culturais.” Alain Kiyindou.

24 Cultura: Diversidade cultural e Multiculturalismo
LIMITES E FRONTEIRAS O limite é o território da cultura A fronteira é o espaço da cultura De acordo com a cultura, um muro pode separar ou aproximar pessoas. Como nas imagens ao lado. Muro de segurança de Israel Muro grafitado na periferia de São Paulo

25 Cultura: Diversidade cultural e Multiculturalismo
A sociedade brasileira possui uma grande diversidade. Observe no quadro abaixo, a composição étnica, segundo a classificação do IBGE. Fonte: IBGE

26 Cultura: Diversidade cultural e Multiculturalismo
QUADRO 2 Mas quando a própria pessoa declara a sua etnia ou identidade, veja o que acontece no quadro ao lado. Fonte: IBGE

27 Cultura: Diversidade cultural e Multiculturalismo
“Já não consumimos coisas, mas somente signos.” (Jean Baudrillard)

28 Cultura: Diversidade cultural e Multiculturalismo
“A sobrecarga sensorial gera uma cultura sem profundidade.” (Frederic Jameson)

29 Cultura: Diversidade cultural e Multiculturalismo
“O consumo é o novo fundamentalismo.” (Milton Santos)

30 Questão discursiva: Leia a letra da música “Comida”, de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Brito e responda as questões propostas: Bebida é água. Comida é pasto. Você tem sede de que? Você tem fome de que? A gente não quer só comida, A gente quer comida, diversão e arte. A gente não quer só comida, A gente quer bebida, diversão, balé. A gente não quer só comida, A gente quer a vida como a vida quer. Bebida é água. Comida é pasto. Você tem sede de que? Você tem fome de que? A gente não quer só comer, A gente quer comer e fazer amor. A gente não quer só comer, A gente quer prazer pra aliviar a dor. A gente não quer só dinheiro, A gente quer inteiro e não pela metade. Se em todas as sociedades encontramos homens desempenhando ações básicas como comer, dormir, reproduzir-se. Neste sentido, a partir do discutido nesta aula, dados sobre a diferença entre as ciências sociais e as naturais, explique e argumente sobre o que há para além destes fatos básicos da vida; A letra da música fala de comida como forma de alimento, mas também de outro tipo de comida que sacia a “fome da alma”.É o mesmo tipo de comida? A partir desta visão faça um quadro comparativo que mostre a diferença entre ciências sociais e ciências naturais.

31 Questão de múltipla escolha:
Considere as afirmativas a seguir: I. A matéria prima da “Ciência Natural” não pode ser isolada em laboratório; II. O cientista social desenvolve hipóteses e as testas em laboratório; III. Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos, que chegarão a resultados iguais; IV. As ciências sociais lidam com realidades e “verdades” dinâmicas em diferentes contextos temporais e regionais. São corretas as seguintes afirmativas: I e IV III e IV I e II I e III II e IV


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