A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÍNDICES DE PREÇOS OS DIVERSOS ÍNDICES DE PREÇO NO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÍNDICES DE PREÇOS OS DIVERSOS ÍNDICES DE PREÇO NO"— Transcrição da apresentação:

1 ÍNDICES DE PREÇOS OS DIVERSOS ÍNDICES DE PREÇO NO
MERCADO DIFEREM ENTRE SI PELA PERIODICIDADE DE APURAÇÃO, PRAÇAS PESQUISADAS E SEGMENTOS ECONÔMICOS ACOMPANHADOS

2 IPC – Fipe Nome: Índice de Preços ao Consumidor - apurado pela Fundação de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (Fipe). Finalidade: medir a inflação das famílias paulistanas que possuam renda mensal entre 2 e 20 salários mínimos. Apuração: pesquisa os preços de 260 produtos, comparado a média dos trinta dias anteriores.

3 IPA - FGV Nome: Índice de Preços no Atacado. Finalidade: medir as variações de preço na produção dos diversos setores da economia. Apuração: abrange 15 unidades da federação e sua coleta é realizada no primeiro ao último dia do mês de referência.

4 ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA - IPA
Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.  

5 IPC - FGV Nome: Índice de Preços ao Consumidor Finalidade: acompanhar as oscilações de preços para os consumidores finais com renda mensal na faixa de 1 a 33 salários mínimos. Apuração: abrange apenas os estados de São Paulo (62,5%) e Rio de Janeiro (37,5%) e é coletado entre os dias 1° e 30 do mês de referência.

6 INCC - FGV Nome: Índice Nacional da Construção Civil. Finalidade: medir a variação dos preços da construção habitacional. Apuração: abrange 18 capitais, abordando 72 itens, sendo 56 relativos a materiais e serviços e 16 relativos a mão-de-obra; sua coleta é realizada entre os dias 1° e 30 do mês de referência.

7 CAPITAIS Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

8 IGP-DI - FGV Nome: Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna. Finalidade: calculado desde 1947 pela Fundação Getúlio Vargas, visa a medir a variação dos preços da economia, ponderando produção e consumo. Apuração: mês cheio (1° a 30). Composição: 60% IPA; 30% IPC; 10% INCC. Divulgação: aproximadamente no dia 10 do mês subsequente ao da referencia.

9 IGPM - FGV Nome: Índice Geral de Preços – Mercado Finalidade: calculado desde 1989 pela Fundação Getúlio Vargas, visa a medir a variação dos preços da economia, ponderando produção e consumo. Apuração: difere do IGP-DI apenas no período de coleta dos preços, que considera 0 21° dia do mês anterior e o 20° dia do mês de referência. Divulgação: aproximadamente no dia 29 do mês de referência.

10 IGP-10 - FGV Nome: Índice Geral de Preços Finalidade: calculado desde 1993 pela Fundação Getúlio Vargas, visa medir a variação dos preços da economia, ponderando produção e consumo. Apuração: difere do IGP-DI e do IGP-M apenas no período de coleta dos preços, que considera o 11° dia do mês anterior e o 10° dia do mês de referência. Divulgação: aproximadamente no dia 20 do mês de referência.

11 INPC - IBGE Nome: Índice Nacional de Preços ao Consumidor
Finalidade: acompanhar oscilação dos preços de uma cesta teórica de produtos que seria comprada mensalmente por famílias com renda entre 1 e 8 salários mínimos. Apuração: o levantamento dos preços ocorre em 11 capitais e leva em consideração o primeiro e o último dia do mês de referência. Divulgação: até o dia 15 do mês seguinte ao de referência.

12 ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA
Regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, Brasília e município de Goiânia.

13 IPCA - IBGE Nome: Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Finalidade: IBGE desde dezembro de Divulgado a partir de janeiro de 1980, utilizado como medida de inflação. Famílias: rendimento mensal - 1 a 40 salários mínimos. Após acordo do Brasil com o FMI (1999) e desvalorização do real, passou a referenciar a política de metas inflacionárias do Banco Central. Apuração: 11 capitais (período: 1º dia e o último dia do mês de referência. Divulgação: até dia 15 do mês seguinte ao de referência.

14 ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA
Regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, Brasília e município de Goiânia.  

15 ORGANISMOS FINANCEIROS INTERNACIONAIS
Acordo de Bretton Woods Estabeleceu o padrão dólar-ouro, consagrando o dólar como moeda internacional, baseando sua conversibilidade nas reservas de ouro; 1971 – rompimento do acordo pelos EUA e adoção de taxas de câmbio flutuantes. Fundo Monetário Internacional Tem como objetivo promover a cooperação monetária entre as nações; Ajuda a problemas conjunturais no BP e estimula o comércio internacional. Banco Mundial (Banco Mundial de Reconstrução e Desenvolvimento – Bird) Captador e fornecedor de crédito para investimentos produtivos em países subdesenvolvidos. Acordo Geral de Tarifas e Comércio (Gatt) Regras e instituições que regulem o comércio internacional.

16 GLOBALIZAÇÃO PRODUTIVA
O que é: Produção e distribuição de valores dentro de redes em escala mundial, com o acirramento da concorrência entre grandes grupos multinacionais. Contribui para a melhoria do padrão de vida em escala mundial. Consequencias perversas: Aumento do desemprego estrutural em muitos países; A tendência de desnacionalização do setor produtivo; Concentração da produção e comércio em grandes empresas.

17 AGÊNCIAS DE RATING São empresas especializadas em analisar a capacidade de pagamento do emissor de um título, seja ele empresa ou governo.

18 MERCADO FINANCEIRO o mercado financeiro atua principalmente na intermediação entre agentes com excesso de recursos e agentes que necessitam de recursos. E ele deve ser eficiente para que as empresas tenham acesso a recursos mais baratos, de modo a tornar o processo produtivo mais eficaz e possibilitar maiores lucros, que serão reinvestidos, gerando um círculo virtuoso.

19 SPREAD corresponde à remuneração cobrada pelas instituições financeiras pela prestação de serviços de intermediação direta. É, de forma simplificada, a diferença entre as taxas de juros cobradas dos tomadores e aquelas pagas aos doadores de recursos.

20 SELIC/ CETIP SELIC: SISTEMA ESPECIAL DE LIQUIDAÇÃO E CUSTÓDIA. TÍTULOS PÚBLICOS; CETIP: CENTRAL DE CUSTÓDIA E DE LIQUIDAÇÃO FINANCEIRA DE TÍTULOS. PAPEIS PRIVADOS.


Carregar ppt "ÍNDICES DE PREÇOS OS DIVERSOS ÍNDICES DE PREÇO NO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google