A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIMBOLISMO. Reação ao espírito materialista e positivista. Sugestão de conteúdos emotivos, sentimentais. Mais que tocar o inconsciente, pretendiam examiná-lo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIMBOLISMO. Reação ao espírito materialista e positivista. Sugestão de conteúdos emotivos, sentimentais. Mais que tocar o inconsciente, pretendiam examiná-lo."— Transcrição da apresentação:

1 SIMBOLISMO

2 Reação ao espírito materialista e positivista. Sugestão de conteúdos emotivos, sentimentais. Mais que tocar o inconsciente, pretendiam examiná-lo. Linguagem indireta figurada. São frequentes metáforas e analogias sensoriais. Literatura mais próxima da música e da pintura.

3 Nomear um objeto é suprimir três quartos do prazer do poema, que é feito da felicidade de adivinhar pouco a pouco; sugeri-lo, eis o sonho, (...) pois deve haver sempre enigma em poesia, e é o objetivo da Literatura – e não há outro – evocar os objetos. Mallarmé

4 Impressão – Levantar do sol, de Claude Monet

5 Antes de qualquer coisa, música (...) É preciso também que não vás nunca Escolher tuas palavras sem ambiguidade: Nada mais caro que a canção cinzenta Onde o indeciso se junta ao impreciso. Paul Verlaine

6 Assim, o que Mallarmé apreciava em era a maravilhosa transposição sensível e intelectual que a pintura atingia. Essa é a grande diferença entre Zola e Mallarmé. O primeiro queria agarrar a verdade, enquanto que o segundo queria transpô-la, criá-la. Para Mallarmé, o real não é só o existente, mas também o possível e o maior acesso que se pode ter a verdade, a existência de fato é via ficção, via literatura, ou seja, através da linguagem. Há entre os pintores impressionistas e a poética de Mallarmé uma certa semelhança. MALLARMÉ E MANET, SIMBOLISMO E O IMPRESSIONISMO

7 Bases Filosóficas Henri Bergson: não é a inteligência que chega a compreender a vida. É a intuição, forma de conhecimento que dispensa a experiência sensível. Arthur Schopenhauer: O prazer é momento fugaz de ausência de dor. A vontade cega e inconsciente move o universo. Soren Kierkegaard: existência – a subjetividade encontrada como aventura pessoal em face de cada um e de Deus.

8 O Simbolismo é originário da França e se iniciou com a publicação de As Flores do Mal, de Baudelaire, em Nome inicial: Decadentismo.

9 Características Os autores voltam-se à realidade subjetiva, às manifestações metafísicas e espirituais, abandonadas desde o Romantismo. Buscavam a essência do ser humano, a alma; a oposição entre matéria e espírito, a purificação do espírito, a valorização do inconsciente e do subconsciente.

10 A natureza é um templo onde vivos pilares Deixam filtrar não raro insólitos enredos; O homem o cruza em meio a um bosque de segredos Que ali o espreitam com seus olhos familiares. Como ecos longos que à distância se matizam Numa vertiginosa e lúgubre unidade, Tão vasta quanto a noite e quanto a claridade, Os sons, as cores e os perfumes se harmonizam. Há aromas frescos como a carne dos infantes, Doces como o oboé, verdes como a campina, E outros, já dissolutos, ricos e triunfantes, Com a fluidez daquilo que jamais termina, Como o almíscar, o incenso e as resinas do Oriente, Que a glória exaltam dos sentidos e da mente. Charles Baudelaire

11 CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM SIMBOLISTA 1. Linguagem vaga, fluida, que prefere sugerir a nomear. 2. Utilização de substantivos abstratos, efêmeros, vagos e imprecisos; 3. Presença abundante de metáforas, comparações, aliterações (repetições de consoantes), assonâncias (repetições de vogais), sinestesias(mistura de sensações – sentidos); 4. Subjetivismo e teorias que voltam-se ao mundo interior; 5. Antimaterialismo, anti-racionalismo em oposição ao positivismo; 6. Misticismo, religiosidade, valorização do espiritual para se chegar à paz interior; 7. Pessimismo, dor de existir; 8. Desejo de transcendência, de integração cósmica, deixando a matéria e libertando o espírito; 9. Interesse pelo noturno, pelo mistério e pela morte, assim como momentos de transição como o amanhecer e o crepúsculo; Interesse pela exploração das zonas desconhecidas da mente humana (o inconsciente e o subconsciente) e pela loucura.


Carregar ppt "SIMBOLISMO. Reação ao espírito materialista e positivista. Sugestão de conteúdos emotivos, sentimentais. Mais que tocar o inconsciente, pretendiam examiná-lo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google