A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão 2.Proclamação 5.Aconselhamento Intercessão 3.Adoração 1.Serviço Social 4. Ensino Mordomia Liderança Nono.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão 2.Proclamação 5.Aconselhamento Intercessão 3.Adoração 1.Serviço Social 4. Ensino Mordomia Liderança Nono."— Transcrição da apresentação:

1 Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão 2.Proclamação 5.Aconselhamento Intercessão 3.Adoração 1.Serviço Social 4. Ensino Mordomia Liderança Nono domingo 28.Ago Oração

2 Estudo 09 O dever de orar sempre O ministério do intercessão Textos bíblicos: Gênesis Êxodo Samuel 7.5 2Crônicas 7.14 João Atos ; Atos Tiago Texto áureo: João 17.20: E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim

3 Introdução (I) Nosso comentarista da lição escreve: Orar é falar com o Deus Trino, apresentando-lhe nosso louvor, confissão de pecados, petições e ações de graças, ao que não poderíamos deixar de acrescentar, e também a nossa intercessão em favor dos outros. Wesley Duewell, autor do livro Toque o mundo através da oração, afirma o seguinte: A oração é o maior recurso da igreja. Ela é o meio mais eficaz de preparar o caminho do Senhor… Para a vitória do seu povo, para o triunfo de sua igreja e para a volta de Cristo

4 O mesmo escritor nos aponta: Orar, não é a única coisa que você deve fazer em prol da causa de Cristo e da igreja, mas, sem dúvida, é a maior coisa que pode fazer. Introdução (II) Uma outra frase bem significativa é quando o autor indica a cada um de nós: Você mesmo pode influenciar mais pessoas para Deus, e ter um desempenho maior no avanço da causa de Cristo pelo poder da oração, do que por qualquer outro meio.

5 Introdução (III) O ato de orar é mais do que um privilégio para o crente… Mais do que um dever para o salvo… É um meio, um instrumento para nos aproximar de Deus! A oração, no entanto, não pode ser vista apenas como algo de proveito próprio, pessoal e egoísta… Existem muitos tipos de oração: de ação de graças… de dedicação… de louvor… de consagração… de confissão… Porém, sem dúvida, a oração intercessória, dentre todas as demais, é aquela mais necessária nos tempos de hoje.

6 Num mundo em derrocada moral, social e espiritual como este em que vivemos, o crente deve estar sempre em espírito de oração por aquilo que está acontecendo ao seu redor: 1.Por seus familiares, amigos, irmãos… 2.Pelos enfermos e em dificuldades pessoais… 3.Por seu pastor, pela liderança na igreja que frequenta; 3. Por sua vida profissional, chefes, colegas, clientes; 4. Por seus governantes, pelas autoridades constituídas; 5. Pela paz na cidade em que reside e vive; 6. Pela situação no mundo: guerras, situações climáticas; 7. Por aqueles que nos pedem que oremos por eles. Assim, o Ministério da Intercessão se efetiva na igreja Introdução (IV)

7 Os textos que estaremos lendo nos vão mostrar como a oração intercessória já se dava nos tempos bíblicos, começando mesmo no AT, e se estendendo por todo o NT. 1. Em Gênesis , Abraão ora pelos justos; 2. Em Êxodo , Moisés ora pelo povo hebreu; 3. Em 1Samuel 7.5, o profeta ora pela vitória na batalha; 4. Em 2Crônicas 7.14, o rei ouve este conselho do Senhor 5. Em João , Cristo ora por seus discípulos; 6. Em Atos , Pedro ora por uma irmã querida; 7. Em Atos , a igreja ora por seu líder; 8. Em Tiago , o apóstolo nos exorta a orar uns pelos outros. Introdução (V)

8 Vamos abrir as nossas Bíblias e acompanhar com a leitura atenta os ensinamentos nela contidos sobre o exercício do ministério da intercessão: Nos textos mais longos, vamos fazer o destaque de alguns versículos mais diretamente voltados para o tema da lição.

9 Sodoma e Gomorra não eram cidades que merecessem a intercessão de Abraão. Especialmente pela ingratidão de Ló, seu sobrinho. Mas ainda assim: E chegando-se Abraão, disse: Destruirás também o justo com o ímpio? Se porventura houver 50 justos na cidade?... Se eu achar 50 justos, pouparei o lugar. E 45?... E 40?... E 30?... E 20?... E 10?...Ainda assentiu o Senhor: Por causa de 10 não a destruirei! E foi-se o Senhor, logo que acabou de falar com Abraão; e Abraão voltou para o seu lugar! Ministério Cristão 1)Abraão ora por Sodoma e Gomorra Gênesis

10 Ministério Cristão 2) Moisés ora pelo povo infiel Êxodo O povo trai a confiança de Moisés. Mal ele se afasta, o povo se volta para os ídosos. Mas, ainda assim: Vós tendes cometido grande pecado... Subirei ao Senhor e farei expiação por vosso pecado. Assim tornou Moisés ao Senhor e disse: Ó, este povo cometeu um grande pecado... Agora, pois, perdoa o seu pecado; ou senão, risca-me do teu livro, que tens escrito... Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que tiver pecado contra mim, a este riscarei do meu livro.

11 Ministério Cristão 3) Samuel ora pelo povo na batalha 1Samuel 7.5 O povo de Deus vinha sofrendo humilhação nas mãos dos inimigos filisteus. Samuel pede um voto de fidelidade e com base nesta disposição do povo ele se dispõe a ajudar: Disse mais Samuel: Congregai a todo o Israel em Mizpá, e orarei por vós ao Senhor.

12 Ministério Cristão 4) Salomão ouve de Deus o conselho sobre a oração 2Crônicas 7.14 Salomão ora a Deus e o Senhor vem-lhe ao encontro, com um sublime conselho sobre a oração intercessória: E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

13 Ministério Cristão 5) Jesus ora por seus discípulos João Cristo sabia o quanto seus discípulos iriam precisar deste apoio por meio da oração. É quando pronuncia a chamada oração sacerdotal: Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me tens dado, porque são teus Guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um assim como nós... Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno...Santifica-os na verdade. A tua palavra é a verdade... E rogo não somente por estes, mas também por aqueles Que pela sua palavra hãi de crer em mim.

14 Ministério Cristão 6) Pedro exerceu este ministério: At Achou ali certo homem chamado Enéias, que havia oito anos jazia numa cama, porque era paralítico. Disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te cura; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou... Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e voltando-se para o corpo disse: Tabita, levanta- te... Ele, dando-lhe a mão, levantou-a!

15 A libertação milagrosa de Pedro Pedro, pois, estava guardado na prisão, mas a igreja orava com insistência a Deus por ele. Depois de assim refletir foi à casa de Maria, mãe de João, que tem por sobrenome Marcos, onde muitas pessoas estavam reunidas e oravam Ministério Cristão 7) A igreja primitiva exercia este ministério At

16 Ministério Cristão 8) O apóstolo orava pelos enfermos Tiago Tiago em sua carta nos ensina sobre o valor da oração intercessória: Está aflito alguém entre vós? Ore! Está doente algum de vós? Chame os anciãos da igreja, estes orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, eo Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser- lhe-ão perdoados

17 Conclusão 1.Você ora pelos outros? 2. Você exerce o ministério da intercessão? 3. Você tem algum resultado em que a sua oração ajudou a alguém a vencer um problema? 4. Você não gostaria de exercer este ministério? 5. Não estamos falando de orar eventual ou esporadiamente pelos outros, mas fazê-lo de forma regular?


Carregar ppt "Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão 2.Proclamação 5.Aconselhamento Intercessão 3.Adoração 1.Serviço Social 4. Ensino Mordomia Liderança Nono."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google