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Escola em Tempo Integral. Implantação da Oficina do Saber em Sorocaba 2005 – Sorocaba Cidade Educadora 2007 – implantação da educação em tempo integral.

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1 Escola em Tempo Integral

2 Implantação da Oficina do Saber em Sorocaba 2005 – Sorocaba Cidade Educadora 2007 – implantação da educação em tempo integral em 7 unidades de Ens. Fundamental Escolas em Tempo Integral Número de alunos atendidos

3 2008 – inauguração dos primeiros prédios próprios do Programa

4 Meta para o final de 2012 – 15 prédios de Oficina

5 Modelos de estrutura física da Oficina Com prédio próprio Com prédio interno (bloco) Em espaços comunitários (nesse caso, dependendo da distância, as crianças são deslocadas por ônibus da prefeitura ou fazem a travessia, que requer a sinalização das vias do itinerário e trabalho junto à comunidade, pais, profissionais da Oficina e crianças)

6 O uniforme da Oficina CRIANÇAS ADULTOS

7 Estrutura de pessoal DIRETOR VICE - DIRETOR ORIENTADOR PEDAGÓGICO PROFESSORES EDUCADOR COMUNITÁRIO AUXILIARESESTAGIÁRIOSPROFESSORESOFICINEIROS

8 NORTEADORES PEDAGÓGICOS Educação em Tempo Integral sob a perspectiva da Cidade Educadora Diretrizes estratégicas da Secretaria da Educação e da Escola Metas de Aprendizagem Pilares da educação UNESCO Resultados de monitoramento / desempenho

9 Visão A visão da Secretaria da Educação de Sorocaba é ser reconhecida nacional e internacionalmente como uma organização de excelência na área da educação municipal pública, no contexto de Cidade Educadora, com foco no desenvolvimento de competências, habilidades e valores, que possibilitem aos cidadãos o exercício da autonomia e democracia ativa. Missão A missão da Secretaria da Educação de Sorocaba é assessorar, coordenar e avaliar administrativa e pedagogicamente as Unidades Escolares, definindo diretrizes e estratégias que favoreçam o desenvolvimento dos alunos para se tornarem cidadãos plenos. Finalidade Educação de Qualidade para Todos com foco na aprendizagem Medidas IDEB/PROVA BRASIL/PROVINHA BRASIL/ENEM/IDESP/SARESP Metas & Medidas Nas escolas municipais de Sorocaba, os alunos demonstrarão níveis elevados de desempenho, ou tendências expressivas de avanço, na sua capacidade de: 4 Resolver situações – problema, utilizando conceito lógico matemático, por meio de análise, estratégias e criatividade, comparando e validando resultados. a) PROVA BRASIL b)ENEM c) SARESP d) FADA 3 Utilizar a linguagem verbal e não-verbal como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias de forma clara e objetiva em diferentes situações. a) PROVA BRASIL b)ENEM c) SARESP d) FADA 5 Calcular, medir e representar com habilidade utilizando corretamente os procedimentos por meio de diferentes estratégias. a) PROVA BRASIL b)ENEM c) SARESP d) FADA 7 Usar criticamente novas tecnologias da informação e da comunicação para adquirir e construir conhecimentos interativamente. a) Nº de alunos que utilizam o Sabe Tudo: -Na própria escola. -No bairro. b) Nº de alunos que utilizam a Sala de Informática. c) No de alunos que utilizam o Rádio/Vídeo Escola 1 – Ler com autonomia e compreensão diferentes tipos por gêneros textuais pelo prazer, busca de informação e necessidade de ampliar conhecimento. a) PROVA BRASIL b) PROVINHA BRASIL c)ENEM d) SARESP e) FADA 6 Interagir de forma solidária respeitando as diferenças e valorizando a interdependência das pessoas em ações e projetos comuns. a) Nº. de atividades realizadas pelos professores na escola que promovam a interação b)Nº de professores que proporcionam atividades em grupo. c)Nº de alunos que buscam/oferecem informações e apoio para sanar necessidades individuais e coletivas. a) PROVINHA BRASIL b)ENEM c) SARESP d) FADA 2 Escrever diferentes tipos de textos por gêneros textuais com coesão, coerência e ortograficamente corretos, considerando o leitor e o objeto da mensagem. 8 Aprender a empreender. a) Nº de alunos que identificam seu sonho. b) Nº de alunos que apresentam atitudes de iniciativa e liderança. c) Nº de alunos que percebem suas possibilidades e limitações. Mapa de Metas – 2012

10 I Implantação do Sistema de Gestão Integrado IV Funcionamento Eficiente e Eficaz das Unidades Escolares 9.Operacionalizar as metas do Plano de Melhoramento na Secretaria da Educação e nas escolas. 10 Manter, ampliar e aprimorar as parcerias com a comunidade escolar e seu entorno, empresas, órgãos públicos e outros segmentos da sociedade. 11 Proporcionar oportunidades de formação continuada. III Investimentos na Qualificação dos Profissionais da Educação II Fortalecimento de Parcerias Externas e Internas Metas Medidas a) Nº de desdobramentos de metas. b) Nº de profissionais participando de Formas de Trabalho Cooperativo (Times, Grupos). c) Nº de metas priorizadas. d) Nºo de profissionais envolvidos na Disseminação do SGI nas unidades escolares/SEDU 13Cumprir aulas e atividades planejadas. a) Nº de parcerias em andamento alinhadas com as metas de aprendizagem. a) Nº de professores que participam ou participaram de capacitação, curso ou formação por iniciativa própria c) Nº de professores que participam das atividades de formação ofe-recidas pela Secretaria da Educa-ção: 1) no horário de trabalho 2) no contra turno a) Nº de dias letivos cumpridos no semestre b) Nº de professores que elaboram Semanários coerentes com as Diretrizes Curriculares nacionais e municipais Valores Educação Centrada na Aprendizagem / Melhoramento Contínuo / Agilidade / Foco no Futuro / Busca de Inovação Metas Medidas Estratégias O que faremos para atingir nossa finalidade: 12 Promover avaliação sistemática do desenvolvimento/ desempenho profissional a) Nº de profissionais avalia-dos. b) Nº de projetos (planos de ação) que surgiram a partir da avaliação. 14 Garantir o comprometi-mento do professor com o processo de ensino e aprendizagem. a) Nº de faltas de professores ocorridas no semestre. b) Nºo de planos de ação para atingir resultados previstos de acordo com os indicadores nacionais e estaduais (IDEB e IDESP) 15 Garantir o comprometi- mento do aluno com sua própria aprendizagem. a)Nº de alunos que realizam regularmente as atividades em classe. b)Nº de alunos que realizam regularmente as atividades em casa. c)Nº de alunos que apresentam rendimento insatisfatório / dificuldade de aprendizagem no final do 1º. Semestre d)Nº de alunos reprovados no final do ano e)Nº de alunos aprovados no final do ano 17 Otimizar o uso dos recursos a) Nº de professores que utilizam Audiovisual. b) Nº de professores que utilizam Sala de Leitura ou outro espaço para leitura. c) Nº de professores que utilizam Sala de Informática. d) Nº de professores que utilizam recursos diversos(mapas/revistas/jogos). e) Nº de professores que utilizam o Sabe Tudo. 16 – Garantir permanência do aluno na escola. a)Nº de alunos evadidos b)Nº de alunos com 100% de frequência c)Nº de alunos com frequência superior a 75% e inferior a 100%. d) Nº de alunos com frequência inferior a 75 %.

11 EixosAtividadesCarga horária semanal 1- ATIVIDADES DE LINGUAGEM, LÓGICA E LEITURA Jogos de Raciocínio Leitura Viva 04 horas / aula 05 horas / aula 2- ATIVIDADES DE PERCEPÇÕES ARTÍSTICAS E ESTÉTICAS Arte Arte Circense Dança Teatro Manifestação Cultural 02 horas / aula 3- CORPOREIDADE / MOVIMENTO Capoeira Educação do Movimento Escotismo Judô Karatê Xadrez Arte circense 03 horas / aula 4- ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Alimentação Saudável / Noções de higiene / Educação para o Trânsito Educação Ambiental 10 horas / aula 01 hora / aula ATIVIDADES COMPLEMENTARES Cordas e Coral Espanhol 04 horas / aula 01 hora / aula

12 Rotina do contraturno - exemplo

13 Monitoramento da aprendizagem

14 Monitoramento de aprendizagem

15

16 Resultados – IDEB em Sorocaba

17 Resultados – SARESP Sorocaba

18 Resultados da unidade escolar índice de aprovação


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